Ecossistema cervejeiro se une no projeto Brewing Love para criar cervejas especiais em apoio à comunidade LGBTQIA+

O ecossistema cervejeiro se uniu para criar o projeto Brewing Love, que já soma mais de 20 cervejarias participantes. A iniciativa convida todos a abraçarem a luta LGBTQIA+ e conta com o lançamento de receitas exclusivas em celebração ao Mês do Orgulho.

Já são pelo menos 20 novas receitas exclusivas de cerveja, que contarão com o rótulo “Brewing Love”, fazendo referência às cores do arco-íris que personificam a causa. A iniciativa também deseja promover maior conscientização no mercado cervejeiro e ajudar financeiramente instituições que apoiam a comunidade LGBTQIA+.

Durante o mês de junho, marcado pela mobilização do movimento, e que termina em 28 de junho, Dia internacional do Orgulho LGBTQIA+, as cervejarias que já confirmaram participação no projeto começarão a produzir sua própria receita de estilos, famílias e ingredientes diferentes. É esperado que dezenas de receitas ganhem o rótulo especial do projeto e sejam vendidas em todo o Brasil. As cervejarias irão reverter parte do lucro obtido com a venda a instituições de acolhimento, proteção e inclusão da população LGBTQIA+, tirando apenas os custos operacionais.

“Entendemos que o mais importante do projeto é abrir e garantir espaço para debater questões que atravessam a experiência de ser LGBTQIA+ no Brasil. Nosso objetivo é unir o maior número de cervejarias ao Brewing Love Project, criando um movimento colorido, plural e agregador, que reforça a diversidade e abraça a singularidade”
Walter Costa, designer e analista de marketing da Cervejaria Octopus, que deu início ao movimento

“Para nós, a importância da representatividade no mundo cervejeiro com a comunidade LGBTQIA+ é que, neste mercado predominantemente heteronormativo, é preciso romper barreiras para que consigamos criar um ambiente e um futuro inclusivo, mostrar para todos a importância de enxergar consumidores e profissionais como semelhantes. Existe um valor significativo de se posicionar, cada vez mais. Esperamos que cada pessoa que virá na sequência do que estamos fazendo aqui neste projeto sinta que estamos num ambiente muito mais diverso”
Marjorie Inoue, coordenadora de produção da Cervejaria Unicorn

“Essa iniciativa mostra que o mercado cervejeiro, embora tenha um longo caminho a percorrer, está aberto para todas as pessoas que desejam fazer parte dele. O respeito deve sempre prevalecer”
Paula Guedes, Mestre-Cervejeira e Gerente de Consumer Science da Ambev, além de integrante do Lager, grupo de diversidade da companhia

A expectativa é que até o final de junho as primeiras cervejas envasadas já sejam disponibilizadas aos consumidores por canais de venda online de cada cervejaria e pontos de venda espalhados pelo país. O projeto é atemporal e estará disponível para participação de toda comunidade cervejeira ao decorrer do ano, para que mais interessados possam ingressar nessa iniciativa. Espera-se, assim, que o número de participantes só cresça nos próximos meses. Detalhes sobre onde encontrá-las e ONGs ou movimentos que serão beneficiados podem ser encontrados pelo site da Cervejaria Octopus (http://www.cervejariaoctopus.com.br) e redes sociais das marcas participantes.