Heineken facilita o acesso à energia renovável para bares e restaurantes com meta de alcançar 50% dos pontos de venda da marca no Brasil até 2030
A Heineken acaba de dar início a um projeto que visa levar energia renovável a 50% dos bares e restaurantes de 19 capitais brasileiras até 2030. O compromisso firmado pela marca faz parte da estratégia da cervejaria em alavancar o uso de fontes limpas de energia, iniciado a partir da produção de cerveja com energia 100% renovável conquistada em dezembro de 2020. Agora, o objetivo é ir além, facilitando o acesso de energia renovável a pontos de vendas, com benefícios aos negócios dos parceiros e gerando maior impacto ao meio ambiente.
Bares e pontos de vendas que aderirem à iniciativa poderão ter uma redução de até 40% em suas contas de energia. A participação é gratuita, sem taxas de adesão, sem instalação e sem fidelidade. Um processo simples para dar continuidade à jornada da marca na construção de um mundo mais verde, diminuindo o impacto ambiental e fomentando o mercado de geração de energia sustentável e distribuída.
O estabelecimento só precisará se cadastrar em uma plataforma digital que vai conectá-lo a uma fonte de geração de energia verde. A distribuição de energia será feita normalmente pela rede da concessionária de energia e o estabelecimento não terá nenhum tipo de custo ou necessidade de qualquer adaptação no seu sistema elétrico atual.
“O movimento reforça nosso compromisso com o planeta e um novo passo para um futuro mais verde para as próximas gerações. É uma parceria em que conseguimos levar uma alternativa inovadora, ecologicamente sustentável e que beneficia a cadeia de negócios”
Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da marca Heineken no Brasil
Fases do Projeto
Em dezembro de 2020, a Heineken conquistou produção e envasamento da cerveja com uso de energia 100% renovável nas Unidades de Araraquara (SP), Alagoinhas (BA) e Ponta Grossa (PR). Até 2023, a cervejaria de Jacareí (SP), que já opera com 100% de energia elétrica de fontes renováveis, ganhará novas caldeiras de biomassa, convertendo assim essa e todas as outras oito cervejarias no Brasil para operarem unicamente com energia verde na produção de todos os produtos do portfólio da companhia.
O próximo passo foi facilitar acesso à energia verde para bares e restaurantes. O projeto, operacionalizado em parceria com geradores regionais de energia renovável, teve uma fase inicial em Florianópolis, Curitiba e Cuiabá. Agora em outubro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Goiânia, Distrito Federal e Rio de Janeiro passaram a figurar na lista de capitais atendidas. Para facilitar a adesão dos pontos de venda, a Heineken disponibilizou o site https://www.heinekenenergiaverde.com.br para que os interessados possam fazer o breve cadastro.
A partir de 2022, o programa já atenderá definitivamente 19 capitais brasileiras, sendo elas: Maceió, Salvador, Fortaleza, Vitória, Goiânia, São Luis, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Palmas e Brasília.
Com isso, a Heineken almeja chegar no ano de 2030 com 50% de seus pontos de vendas beneficiados pelo programa. A disponibilidade do serviço será ampliada gradualmente, para além das capitais federais. A rede de atendimento estará disponível no portal.
“Definimos metas de sustentabilidade ambiciosas e sabemos que será uma longa jornada de múltiplos esforços, e nossas marcas têm papel fundamental em realizar ações concretas que cheguem até nossos clientes e consumidores. O compromisso da marca está alinhado com a estratégia de sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil de neutralizar as emissões de carbono em toda a cadeia de valor até 2040”
Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil
Casa de Francisc Audio Club Bona Casa de Música
Heineken GREEN YOUR CITY
O projeto de energia distribuída é parte da plataforma recém lançada Green Your City, um movimento da marca Heineken para ressignificar o espaço urbano e a vida noturna pós-pandemia, de forma colaborativa e responsável, tendo como um dos pilares parcerias com espaços que também pensam a cidade diferente.
O objetivo é ir além de aporte financeiro, propondo um elo entre o agora e o futuro, garantindo que estes espaços sociais estejam sempre presentes na rotina de quem estava acostumado a aproveitar a agenda de eventos culturais.
“A ideia é que possamos apoiar de ponta a ponta os nossos parceiros, na energia que eles utilizam, nas atrações que envolvem o público e oferecendo soluções de circularidade para os resíduos, criando assim um futuro cada dia mais verde”
Gabriel D’Angelo Braz, diretor de marketing da marca Heineken no Brasil
Neste primeiro momento, a Casa de Francisca, Bona Casa de Música, ambos lugares emblemáticos da capital paulista, e outros pontos culturais dos mais variados segmentos farão parte da iniciativa, entre eles Exit, Audio Club, Fatz + Praça, Heavy House, Estepe, Cavepool e o Studio SP, casa famosa em São Paulo que fechou suas portas em 2013, e que agora retomará suas atividades com apoio da marca. Novas parcerias e iniciativas da plataforma serão divulgadas em breve.
Saiba mais sobre as ações de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil no site https://www.heineken.com.br/energiaverde