Bianca Lima, do Wills Bar, de Porto Alegre, venceu como a melhor bartender do Brasil no World Class Brasil 20/21 e representará o país na final mundial do campeonato
Em uma final histórica de uma competição que demandou muita criatividade, inovação e resiliência, Bianca Lima foi consagrada a grande vencedora da etapa brasileira do World Class Competition, considerado o maior campeonato de coquetelaria do mundo, organizado pela Diageo, líder mundial em destilados Premium. Bianca irá representar o Brasil na etapa final mundial que acontece em julho desse ano.
A competição não foi fácil. Os participantes passaram por dois desafios, sendo o primeiro a elaboração de um menu com no mínimo sete drinks, além da elaboração de um drink preparado com gin que oferecesse uma experiência botânica. Os desafios foram enviados pelos finalistas com antecedência para a avaliação do júri. A grande final, pela primeira vez, foi realizada à distância, em formato digital, respeitando os protocolos mundiais adotados contra a pandemia, atraindo grande público conectado simultaneamente dos mais diversos lugares do país.
A competição, que atraiu 147 participantes em sua 12º edição, contou com etapas e desafios divididos por rótulos e categorias de destilados pertencentes ao portfólio Diageo, como os whiskies Johnnie Walker Black Label e The Singleton, a vodka holandesa Ketel One e o gin super premium Tanqueray NºTEN.
Os competidores foram avaliados por um time de especialistas, como Spencer Amereno (Guilhotina), Janaína Rueda (Bar da Dona Onça) e Marcelo Sant’Iago (Difford’s Guide).
“Buscamos avaliar as principais habilidades que um bartender precisa ter, investindo em provas de criatividade, harmonização e velocidade no serviço. Neste ano, com todas as dificuldades que a indústria enfrenta, os bartenders precisaram desenvolver novas habilidades, como trabalhar com produtores locais, divulgar seu trabalho nas redes sociais, criar drinks engarrafados para delivery, desenvolver novos conceitos de cardápios e drinks que possam ser replicáveis. Foram exatamente esses os desafios enfrentados nesta edição. Fico muito feliz em garantir que, além de ser o maior e mais importante campeonato de coquetelaria do mundo, o World Class também seja uma ferramenta importante de formação e inspiração de bartenders, que estão cada dia mais elevando o nível e a cultura de coquetelaria no Brasil”
Kennedy Nascimento, Embaixador do World Class.
Legendary Journey Talita Simões Adriana Pino
Em uma disputa concorrida, Bianca completou todas as etapas com maestria e conquistou o título de campeã do World Class Brasil 20/21. O drink que a consagrou foi o “Legendary Journey”. Batido e com coagem dupla, ele é servido numa taça coupé previamente resfriada e decorado com uma flor amarela comestível. Os ingredientes são: 60 ml de Tanqueray N° TEN, 15 ml de mel diluído em água, 22,5 ml de suco de grapefruit e 30 ml de um blend feito de folhas de coentro, flor de macela e erva mate.
Agora, Bianca se junta à Talita Simões (2011) e Adriana Pino (2018) no Hall da Fama da coquetelaria brasileira, enaltecendo a representatividade feminina para um universo que sempre foi considerado majoritariamente masculino. O segundo lugar da competição foi conquistado por Marco ‘Padim’ Ruiz, do Amiiici Lounge, em Sorocaba, e a terceira posição ficou com Jairo Gama, bartender do restaurante Vista, em São Paulo.
“Coloquei minha energia, minha essência em cada detalhe. Eu me entreguei inteira para o World Class. Me preparei, claro, com muito estudo e com a ajuda de outros grandes profissionais da área, mas acho que o meu grande diferencial foi a energia e a entrega. Estou muito feliz por ter sido a campeã em meio a tantos profissionais incríveis. Espero encorajar mais mulheres a participar de competições do universo da coquetelaria”
Bianca Lima, bartender do Wills Bar de Porto Alegre e campeã do World Class Brasil 20/21
Bianca e Adriana no programa Learning for Life
Para chegar até aqui, a vencedora participou do programa Learning for Life, criado no Brasil em 2000 e comandado pelo Instituto Diageo, com o objetivo de impactar a vida dos participantes por meio de capacitação para exercer uma nova carreira. No programa, durante dois meses, os jovens têm aulas práticas e teóricas, além de experiências em bares e restaurantes para que possam atuar em estabelecimentos, eventos e até empreender.
Agora, Bianca representará o Brasil na etapa mundial do World Class Competition, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de julho, em formato virtual. De eventos a painéis de tendências, masterclasses e muito mais, todo o festival foi repensado para se adaptar à realidade do mundo de hoje.
“Após mais de uma década, vimos o World Class Competition evoluir e se tornar um programa inspiracional e que foca no desenvolvimento de todos os profissionais. Em um momento atípico como o que o mundo atravessa, a Diageo se orgulha de trazer soluções digitais e inovadoras para continuar provendo a competição que tanto contribui para o avanço da cultura de coquetelaria no Brasil e no mundo”
Guilherme Martins, Diretor de Negócios de Reserve – portfólio de luxo da Diageo
Por conta da crescente disseminação do coronavírus (COVID-19) no ano de 2020, o campeonato anual foi suspenso em todas as regiões do mundo, em cerca de mais de 60 países participantes. Em 2021, o campeonato retomou a 12ª edição de sua etapa nacional e abriu nova oportunidade em formato digital para competidores de todo o Brasil, que puderam se inscrever e se juntar ao time de selecionados pré-aprovados anteriormente no primeiro desafio de Ketel One.
O World Class Competition é realizado anualmente pela Diageo, maior empresa de destilados do mundo, com o objetivo de fomentar a coquetelaria a nível mundial. Assim como já acontece com a gastronomia, o campeonato busca elevar a profissão bartender a um novo patamar, encontrando os profissionais mais preparados do segmento.
Mais informações sobre o World Class acesse http://www.theworldclassclub.com/