A Cervejaria Nacional e mais 32 cervejarias realizam produção simultânea de cerveja a base de mandioca para identificar o terroir brasileiro
A Cervejaria Nacional é uma das trinta e três cervejarias brasileiras que participaram nesta última quarta-feira (31/08) da produção simultânea das cervejas do Projeto Manipueira, uma iniciativa da Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, que busca identificar os diversos terroirs da bebida no país.
Fábricas de dez estados e do Distrito Federal produziram ao mesmo tempo receitas nas quais os micro-organismos de cada localidade foram protagonistas. A ideia é que as leveduras tipicamente brasileiras, extraídas da Manipueira, um subproduto da mandioca, se destaquem no resultado final que ficará pronto dentro de 12 meses, depois de um longo período de fermentação e maturação em barris de madeira na temperatura ambiente de cada local.
“O projeto Manipueira tem a cara da Cervejaria Nacional por ser pioneiro e por buscar trazer nacionalidade para a cerveja. Participar desse movimento inovador é ajudar a ‘fermentar’ o que no futuro entenderemos como cerveja brasileira, é explorar novos caminho do próprio fazer cervejeiro. Além disso, resgata os conhecimentos ancestrais dos povos tradicionais enriquecendo culturalmente todo o contexto. As ambições são grandes e os resultados ainda incertos, mas a própria construção disso tudo já aguça discursões e promove reflexões importantes. Tivemos a honra de sediar o evento de lançamento do projeto e contribuir também com a nossa produção”
Marcos Braga, gastrônomo e mestre cervejeiro da Cervejaria Nacional
Os ingredientes básicos de uma cerveja são água, malte, lúpulo e levedura. No Projeto Manipueira, além do uso de mandioca (em forma de tapioca) de cada local, as leveduras normalmente selecionadas em laboratório, serão substituídas por leveduras e micro-organismos selvagens, presentes na mandioca. Desta forma, a expectativa é obter uma cerveja única, que só pode ser produzida em cada uma das cidades do projeto, e com aromas e sabores próprios, já que o processo de fermentação também é responsável por conferir essas características.
“Neste primeiro ano, já conseguimos a adesão de mais de 30 fábricas. O Projeto Manipueira é um diamante bruto que está sendo lapidado. O projeto tende a crescer a cada ano, mas nosso objetivo é, mais do que isso, aprimorar a ideia de cerveja brasileira. Ou melhor, de cervejas brasileiras já que cada cidade terá a sua própria e única cerveja“
Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva
Manipueira
O nome do projeto significa “o que brota da mandioca”, na língua Tupi. O líquido é extraído na prensagem durante o processo de produção de farinhas e tapioca e é utilizado na culinária do Norte do Brasil. Para o Projeto Manipueira, cada cervejaria buscou em sua cidade ou região a manipueira e realizou uma primeira fermentação do líquido para gerar a quantidade necessária de micro-organismos que fermentarão a cerveja.
O Portal Mesa de Bar esteve presente no evento de lançamento na Cervejaria Nacional e apoia integralmente a iniciativa. Estamos curiosos para provar as cervejas de raiz brasileiras daqui a um ano. Aguardemos! Mais informações no site da Abracerva https://abracerva.com.br/