A cervejaria Hocus Pocus preparou três lançamentos de cervejas sazonais inéditas e outras surpresas para o mês de maio
A cervejaria carioca Hocus Pocus expande seu portfólio com três rótulos inéditos e sazonais e outras surpresas em maio, mantendo o compromisso com a inovação, a psicodelia sensorial e os sabores fora da curva característicos da marca. As novidades ficam por conta da Flute Loop, uma cerveja inspirada em uma tripel belga, a Moral Panic, uma porter raiz, e a Ultimate Donut, uma imperial pastry stout.
Como para quase toda cerveja belga, para produzir a Flute Loop foi utilizado açúcar na receita para aumentar o álcool e manter o corpo leve da cerveja. Além disso, ela leva uma inédita combinação de cereais maltados e não maltados: malte de cevada e cevada em flocos, malte de aveia e aveia em flocos e malte de trigo e trigo em flocos.



“Fazer uma cerveja belga mais leve que a Magic Trap foi um desafio… Optamos por um estilo característico das cervejas fabricadas nos mosteiros belgas, com um toque tropical da tangerina. A inspiração é a Tripel Karmeliet, mas com um teor alcoólico mais baixo, mas com o mesmo corpo seco, complexidade no aroma, mas sem uma esterificação (banana) muito exagerada”
Vinícius Kfuri, head brewer e CEO da marca
A Moral Panic resgata uma porter clássica, mas a versão dos Estados Unidos. Ela utiliza melado de cana, extrato de malte torrado para escurecer, mas não para trazer adstringência, e arroz negro como adjunto, contribuindo para o corpo leve e a coloração escura da receita. Originalmente, a porter feita antes da Lei Seca (1920-1933) nos Estados Unidos utilizava quase nenhum malte torrado, milho ou arroz, melaço e corante de caramelo.
“Aqui o objetivo foi voltar lá para os anos 20 e produzir uma cerveja histórica comum nos Estados Unidos antes da Lei Seca. Nesse período eles utilizavam os insumos que estavam disponíveis na época. Optamos por não utilizar malte torrado, utilizando Sinamar, que é um extrato de malte torrado que não confere a adstringência que os maltes costumam trazer, mas aumenta a cor da cerveja. Ao invés do milho como adjunto, usamos arroz negro. Substituímos o melaço por melado, por ter menos teor de ferro. Adaptamos os insumos característicos do estilo para trazer uma personalidade característica da Hocus Pocus”
Vinícius Kfuri, head brewer e CEO da marca
Por fim, a Ultimate Donut é uma imperial pastry stout fiel ao estilo, caraterizado por cervejas encorpadas e doces, com sabores intensos de chocolate, café e baunilha. No caso da a Ultimate Donut, ela traz um aroma e um sabor intenso de donut com chocolate e remete até mesmo a um pão doce.
“Sabe aquele cheirinho de padaria quando o pão doce acabou de sair do forno? Aqui ele virou aroma de cerveja. A proposta segue o espírito da Hocus Pocus: mais do que uma cerveja, uma viagem sensorial que começa no rótulo, passa pelo aroma e só termina na última gota”
Vinícius Kfuri, head brewer e CEO da marca



Retornos celebrados
O mês de maio na Hocus Pocus também é marcado por reedições de cervejas que foram sucesso no passado além da “A Redenção de Arjuna Mai“, que é um lançamento canábico do começo de 2025 que segue abrindo mentes e paladares nas torneiras e nas latinhas.
A Overdrive é uma New England Double IPA com single hop de citra. A primeira impressão é de um suco de frutas turvo e com alta retenção de espuma. Os 20g/L do lúpulo citra, junto com o fermento, geram um aroma de pêssego intenso, com abacaxi e maracujá em segundo plano. A textura macia na boca é uma característica clássica do estilo e contribui para deixar um amargor mais suave e o seu potencial alcoólico, de 8,2%, bem equilibrado.
A Supersymmetry é uma condição necessária a uma das principais candidatas à “Teoria do Tudo” na física. Ela faz parte de uma tentativa arriscada, quase que um passe de mágica, na direção de criar uma teoria que explique completamente o nosso mundo ao supor que cada partícula que compõe nosso universo é equilibrada por outra, simétrica e ainda não observada empiricamente. Esta cerveja foi criada fazendo com que cada uma de suas características extremas fosse equilibrada por outra, igualmente extrema e simétrica sensorialmente. Assim, a marca criou uma New England Triple IPA cuja leveza e sedosidade do centeio suavizam o calor e a força dos 10,2% de teor alcoólico; a criticidade, amargor e picância dos lúpulos galaxy e citra se opõem ao dulçor e à leveza dos maltes; e a mineralidade da água confronta o aroma frutado da levedura. A Supersymmetry é uma cerveja criada para possuir dimensões extremas que se equilibram harmoniosamente.
E para quem deseja experimentar uma cerveja com terpeno, que simula o aroma e o sabor da cannabis, A Redenção de Arjuna Mai é uma Skunk IPA muito fresca produzida com adição do terpeno Banana Kush. Refrescante, de cor dourada, amargor presente e final seco, ela tem aroma e sabor tropicais e cítricos que remetem a uma pina colada de banana com 7% de teor alcoólico.
As novidades estarão disponíveis nos bares próprios da marca e em pontos selecionados no Rio de Janeiro e em São Paulo, além do seu e-commerce. Mais informações no site: www.cervejariahocuspocus.com.br e nos Instagram: @hocuspocus @hocuspocussp @hocuspocusdna @hocuspocusplaza
![]() |