A Escola de Cervejaria de Vassouras, ícone do segmento, que fechou em 2016, reabre modernizada na unidade da Tijuca da Firjan SENAI SESI no Rio de Janeiro

Atenção cervejeiros que pretendem se tornar profissionais do segmento: a Escola de Cervejaria de Vassouras, ícone do segmento, que fechou em 2016, reabriu na unidade da Tijuca da Firjan SENAI no Rio de Janeiro, com equipamentos e professores de ponta.

Para quem não sabe, a Firjan SENAI-SESI-RJ tem uma longa história de atuação no mercado cervejeiro, sendo a instituição pioneira, não só no Brasil, mas na América do Sul, do ensino desta arte milenar. Esta história teve início em 1989, com a criação da Escola de Cervejaria, no munícipio de Vassouras, no Rio de Janeiro, numa época bastante diferente da atual, na qual o mercado era formado basicamente por somente três empresas: Antarctica, Brahma e Kaiser e, em nosso país, consumia-se, basicamente, somente um tipo de cerveja: as Pilseners.

Apesar de ser referência do segmento, a Escola de Cervejaria passou por dificuldades. O acesso dos alunos era difícil, tanto que, até hoje, o único acesso a cidade de Vassouras se dá por via rodoviária. Uma viagem que, em 1989, demorava cerca de duas horas partindo do Rio de Janeiro, e que passou, de forma frequente, a durar mais de quatro horas. Além disso, depois de mais de 20 anos de utilização, diversos equipamentos tornaram-se obsoletos e com custo de manutenção elevado.

Neste contexto, o sistema Firjan SENAI SESI se viu obrigado descontinuar as atividades da Escola de Cervejaria de Vassouras, em 2016, e iniciar o processo de transferência de sua estrutura para o novo Centro de Referência de Alimentos, Bebidas e Panificação, localizado no Bairro da Tijuca, na capital do Rio de Janeiro. Ele foi inaugurado em dezembro de 2020 e a boa notícia é que os primeiros cursos já estão sendo oferecidos.

Novos tempos

Ao longo destes últimos 30 anos e notadamente de 2016 para cá, o país e o mercado cervejeiro mudaram bastante. Vivemos a explosão das artesanais e atualmente temos mais de mil e trezentas cervejarias legalmente registradas em atividade espalhadas pelo Brasil. Elas produzem mais de 15 mil rótulos nos mais variados estilos, contribuindo também com a diversificação e acesso dos consumidores a estilos pouco usuais. Stout, IPA e Sour, por exemplo, já não soam mais estranhos a uma enorme parcela do público consumidor, principalmente aos mais ávidos por novidades.

Cada vez mais a cerveja se torna atraente como negócio e o segmento deve enfrentar um grande momento de expansão nesse período pós-pandemia. Portanto, o retorno às atividades dessa icônica Escola de Cervejaria é motivo de orgulho e de comemoração para todo o segmento cervejeiro.

“A transferência para o Rio de Janeiro foi proveitosa em vários sentidos, primeiro permitiu um acesso mais fácil dos clientes a nossa instituição, visto que a unidade se encontra próxima a dois aeroportos, duas estações de metrô, uma estão ferroviária, além de uma farta oferta de ônibus municipais e intermunicipais. Permitiu, também, a atualização do parque tecnológico, com a aquisição de uma estrutura, que hoje está apta a atender cervejarias de todos os tamanhos. Além disso, a nova estrutura foi planejada para facilitar nossa atuação em outros segmentos de bebidas, como as destiladas e não alcoólicas: tradicionais e emergentes, destacando-se neste último caso, produtos como os chás e Kombuchas”
José Gonçalves, especialista Técnico Cervejeiro

Outro ponto importante foi a renovação do portfólio com a inclusão de outros cursos ofertados na nova Unidade.

“O nosso portfólio se modernizou para atender um novo mercado cervejeiro. Lançamos, em 2021, o primeiro curso de cervejaria no modelo híbrido, com aulas em formato digital e 20% em formato presencial, com encontros a cada seis meses. Isto permite que o aluno faça seu curso, conciliando-o com sua rotina de trabalho, sendo vantajoso tanto para o profissional quanto para a empresa. Além disso, aumentamos a oferta de títulos de aperfeiçoamento voltados para todos os segmentos de bebidas, tanto no formato presencial quanto em EAD, além de também haver a possibilidade de oferta, também, in company, ou seja, não será por falta de opção que deixaremos de atender o cliente”
Sandro Marques, Coordenador de Educação da Firjan SENAI (RJ)

O portfólio de cursos da Firjan SENAI SESI na área de cervejaria engloba todos os aspectos relevantes da produção de cerveja, como o curso Técnico de Cervejaria, com duração de 1.200 horas, reconhecido pelo MEC e pelo CRQ, além de cursos em todas as áreas de processo, como Produção de Mosto, Fermentação e Maturação, Análise Sensorial e Controles de Qualidade.

Outra preocupação da Firjan SENAI SESI foi com a estrutura de equipamentos. O parque industrial na Escola de Cervejaria de Vassouras simulava, na verdade, uma pequena fábrica e, ao longo dos 30 anos de operação, sua estrutura tornou-se defasada e onerosa, passando a não mais representar a realidade do mercado.

O Novo Centro de Referência da Firjan SENAI SESI foi pensado para ser realmente uma escola, com equipamentos mais compactos, mas que representassem a realidade industrial brasileira, permitindo ao aluno uma maior imersão na experimentação de novas fórmulas e estilos. Desta forma, a instituição investiu em equipamentos predominantemente nacionais. Por exemplo: foram adquiridos 15 fermentadores de tamanhos variados para testes de novas formulações e mais de 20 barris de diferentes madeiras para envelhecimento da cerveja, de forma que o tradicional e o novo pudessem trabalhar lado a lado.

Além da estrutura de produção, dois laboratórios analíticos foram montados: um de análise físico-química e outro de microbiológicas, pois, tão importante quanto a produção, são os controles durante a produção e, também, do produto acabado.

Como em qualquer produção de alimento, ou bebida, não poderia faltar uma estrutura adequada para a realização de análises sensoriais. Um novo espaço foi montado, permitindo uma avaliação profissional da cerveja, em todos os seus aspectos organolépticos.

Com uma área total de cerca de 2 mil m2, o novo Centro de Referência de Alimentos, Bebidas e Panificação Firjan SENAI SESI Tijuca conta com sete plantas, três laboratórios e nove salas de aula. É capaz de atender simultaneamente, por turno, até nove turmas e 190 alunos, ou seja, quase 600 alunos por dia, e tem a expectativa de qualificar cerca de 800 pessoas por ano para o mercado de trabalho. No portfólio são 21 cursos, sendo 40% totalmente novos, como cursos técnicos em Cervejaria, Alimentos e em Confeitaria; curso de qualificação em Padeiro, Confeiteiro, Pizzaiolo e Operador de Processos na Indústria de Alimentos e Bebidas, além de cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Panificação, Confeitaria, Massas, Laticínios e Sorvetes, Cervejas, Destilados e Bebidas não Alcoólicas.

A unidade está pronta a oferecer experiências completas para os profissionais de cervejaria que desejem aprofundar seus conhecimentos na produção desta bebida milenar, um dos poucos ramos industriais que consegue conciliar tão bem tecnologia e arte.

O Portal Mesa de Bar comemora e parabeniza o sistema Firjan SENAI SESI pela reabertura desse curso tão importante e deseja que ele retome seu caráter de referência do segmento, formando profissionais cada vez mais capacitados para alavancarem o setor nacional de produção de bebidas.

Mais informações sobre o curso de Técnico em Cervejaria acesse: https://www.cursosenairio.com.br/cursorio/portal/detalhe-do-curso/cursos_02/tecnico-em-cervejaria