O restaurante paulistano MÈA recebeu Marcelo Serrano e outros bartenders para uma prévia do campeonato de coquetéis com L’Absinthe
Recém-inaugurado no bairro paulistano de Pinheiros, o MÈA, restaurante contemporâneo de comida mediterrânea comandado pelo chef Rodrigo Kossatz, foi o palco de uma prévia do Primeiro Campeonato de Criação de Coquetéis com L’Absinthe. O destilado foi lançado no final de 2024, produzido pelo mestre-destilador João Fucci e que leva a assinatura de Lalo Zanini, empresário que trouxe de volta o absinto para o Brasil na década de 1990 e que é sócio do restaurante.
O mixologista, consultor e embaixador de L’Absinthe, Marcelo Serrano, comandou uma harmonização de três drinks criados por ele com petiscos elaborados pelo chef Rodrigo Kossatz e os apresentou a outros bartenders presentes e a convidados selecionados como o Portal Mesa de Bar. A intenção foi tirar dúvidas e trocar conhecimentos e experiencias de harmonização e utilização do L’Absinthe na coquetelaria autoral.






A competição está marcada para o dia 7 de abril, novamente no MÈA, quando será realizada uma masterclass sobre o L’Absinthe ministrada por Marcelo Serrano. Na sequência, os participantes deverão criar o seu drink autoral e apresentá-los aos jurados que escolherão os três melhores para a premiação final.
O vencedor do campeonato leva um valor em dinheiro e um troféu símbolo da competição, além de ter sua criação na carta oficial de drinks da L’Absinthe e também apresentar a sua bebida em diversos bares ao lado de Marcelo Serrano. Quem ficar na segunda e na terceira posição leva um prêmio em dinheiro e um troféu.
Confira as receitas de Marcelo Serrano:
Pontarlier Sour: (L’Absinthe, suco de abacaxi, licor baunny e suco de limão siciliano) um drink refrescante, bem leve e que é uma ótima escolha para começar a gostar de drinks com absinto.
Tiffany Martini: (L’Absinthe, gin Hendricks, Jerez, Monin de lichia e suco de limão siciliano) um drink refinado, com várias camadas elegantes e que desperta o absinto ao final.
Absinto Americano: (L’Absinthe, Campari, Vermute seco branco e água com gás) um drink surpreendentemente leve, que introduz o absinto em uma releitura de um clássico da coquetelaria precursor do Negroni.






O chef Rodrigo Kossatz preparou ótimos petiscos para harmonizar. Começamos com um Ceviche de pescada, passamos para um Arancini de brie, que estava estupendo, e na sequência um excelente Camarão com molho vermelho flambado no L’Absinthe. Terminamos com Bruschettas de tomate e cogumelos e de sobremesa um Doce de leite com L’Absinthe que surpreendeu a todos.
Sobre L’Absinthe
O L’Absinthe é um novo absinto que chegou ao mercado brasileiro em novembro de 2024. O destilado é considerado bebida-símbolo de uma cultura boêmia e excêntrica que sempre foi muito atrelada à classe artística e intelectual da Paris do século 19, período conhecido como Belle Époque.
O L’Absinthe leva a assinatura de Lalo Zanini, empresário que trouxe de volta o absinto para o Brasil na década de 1990, é produzido pelo mestre-destilador da destilaria Matrix, João Fucci, nome por trás da TIIV, primeira vodka orgânica brasileira, o gin Jungle e a cachaça Sagatiba, não mais produzida pela destilaria de Fucci, mas criada por ele no início dos anos 2000.
Com doçura em equilíbrio a um buquê herbáceo bem acentuado, remetendo a anis, erva-doce e hortelã, o L’Absinthe pode ser consumido puro, com gelo ou água gelada, e ainda em coquetéis, desde o mais simples L’Absinthe & Soda ao mais sofisticado e clássico Sazerac, nascido no sul dos EUA.
“O L’Absinthe está surpreendendo pela aceitação das pessoas que já conheciam bebida e daquelas que o experimentam pela primeira vez. Estamos com grande demanda em São Paulo e, principalmente, em outras capitais, como Curitiba, Goiânia, Fortaleza entre outras. As pessoas estão amando a bebida. O MÈA irá, inclusive, oferecer aos seus clientes um shot grátis na entrada ou na saída. Fizemos um investimento forte e queremos que o restaurante seja uma referência do L’Absinthe na coquetelaria e na comida mediterrânea contemporânea na cidade”
Lalo Zanini, consultor, empresário gastronômico e sócio do L’Abisinthe e do MÈA
“Estamos abertos a apenas dois meses e ainda sentindo a repercussão dos nossos pratos e drinks, mas nossas entradas e pratos com polvo estão agrando muito e, definitivamente, o L’Absinthe é um diferencial. O nosso head bartender Kelvin Santos é muito competente e estamos criando harmonizações surpreendentes. Vale a pena dar uma passada no MÈA e conferir as nossas criações”
Rodrigo Kossatz, chefe do restaurante MÈA
Confira as receitas dos dois drinks da casa:
MÈA: (Gin Yvy, suco de limão, açúcar, Angostura, clarificado com um toque de baunilha), um drink leve, suave, fácil de beber e que funciona muito bem para abrir uma experiência gastronômica.
MÈA Sour: (Whiskey Maker’s Mark, orgeat de pistache e nozes, limão, bitters e clara) um drink muito interessante, com várias camadas e que agrada em cheio.
Mais informações no site: https://www.labsinthe.com.br/ ou no Instagram: @labsintheoriginal
![]() | ![]() |