O Espaço Priceless abre nova temporada com gastronomia, cerveja e drinks inspirados na Amazônia
O Espaço Priceless, no rooftop do Shopping Light, no centro histórico de São Paulo, é patrocinado pela Mastercard e reúne o restaurante Notiê, o bar e restaurante Abaru, um ambiente de intervenções artísticas, um café e um terraço com vista deslumbrante para o skyline paulistano e para o Theatro Municipal.
A cada seis meses, os embaixadores do espaço, o chef Onildo Rocha, Junior Bottura, especialista em cervejas, Ale D’Agostino, mixologista, e o barista Boram Um, participam de uma expedição que roda as regiões escolhidas entre os biomas brasileiros para vivenciar experiências e transformá-las em inspirações para suas receitas. A intenção é proporcionar experiências gastronômicas, etílicas e promover eventos e exposições associadas à cultura desses biomas. O resultado migra para os cardápios dos restaurantes e do bar e influencia até na decoração de todos os ambientes do espaço Priceless. A nova inspiração é a Amazônia.
O Portal Mesa de Bar foi convidado para uma mesa exclusiva no restaurante Abaru, o bar e restaurante com uma proposta mais descontraída. Na companhia de Junior Bottura provamos delícias amazônicas criadas pelo chef Onildo Rocha, Bottura, D’Agostino e Boram em colaboração com as chefs Clarinda Ramos, indígena do povo Sateré Mawé, da Casa de Comida Indígena Biatüwi (Manaus) e Débora Shornik dos restaurantes Caxiri (Manaus) e Camu-Camu (Novo Airão). E nos intervalos ouvimos “causos” da viagem deles pelos estados do Amazonas, Pará e Rondônia.
Samaúma com Peixe na Tapioca
A Avós é a cerveja oficial do espaço que mantem alguns rótulos em linha e cria uma sazonal especial alinhada à inspiração do período. A da vez é a Samaúma, batizada em homenagem à árvore rainha da Amazônia, sagrada para os indígenas, que pode chegar até a 70 metros de altura e a 120 anos de vida. Ela é uma Brown Lager, um blend de Pilsen com Baltic Porter, que leva sete maltes em sua composição e o Puxuri, uma semente amazônica que se assemelha à noz-moscada. Ela conferiu uma picância e uma refrescância quase de menta à cerveja, aliado a um frutado, chocolate e café, com um leve amargor. Um resultado sensorial absolutamente exótico e instigante.
“Quando conheci o puxuri foi paixão repentina. Trata-se de uma semente muito herbal e amadeirada que traz toda a potência da floresta amazônica para a cerveja. O resultado é um convite à imaginação, algo como estar navegando pelo Rio Negro, entrar nos igarapés e descer no meio da floresta, sentindo todos os aromas e descobrindo os sabores da Amazônia”
Junior Bottura, cervejeiro da Avós e embaixador do Espaço Priceless
Samaúma Isca de Peixe na Tapioca Peixe do Dia
O Chef Onildo é um craque em usar ingredientes regionais e bolar combinações surpreendentes. Provamos um Peixe do Dia maravilhoso, com farinha uarini, banana da terra e cumaru acompanhado de curry amazônico e óleo de jambu. Destaque também para a ótima entrada, uma Isca de Peixe na Tapioca com molho de açaí amazônico que harmonizou perfeitamente com a Samaúma.
“Nas expedições aprofundamos nosso contato com o lugar, descobrimos novos ingredientes, a forma de usá-los e seu valor. Porém, o mais importante é estar com os pequenos produtores, chefs, cozinheiros e com a comunidade da região, para conhecer, respeitar e nos encantar ainda mais com as histórias e saberes de quem estaremos representando, o que traz uma verdade singular para essa nova fase do Priceless”
Onildo Rocha, Chef do Espaço priceless
Quem preferir uma experiência gastronômica mais intensa, pode reservar uma mesa no restaurante Notiê que oferece um menu em cinco etapas com a mandioca como principal ingrediente ou o menu autoral de 10 tempos, que traz pratos à la carte com referências da Amazônia boliviana, colombiana, equatoriana e peruana.
Destaque para o teto do restaurante, com um novo painel temático da temporada, intitulado “A Mitologia de Duhigó, a Mulher que Sonha”, representando a essência Amazônica. Duhigó é primeira artista visual indígena do Amazonas a fazer parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).
Drinks amazônicos
Além das novidades gastronômicas, o Espaço também apresenta nova carta de drinks que podem ser degustados no bar e restaurante Abaru e que foram elaborados por Ale D’Agostino. Eles têm como principais ingredientes a flor e a cachaça de jambu, muito presentes na culinária de Belém do Pará.
Ale D’Agostino Jambutini Janhambu Jambusta Notiê Duhigó
O Janhambu leva cachaça tradicional, calda de açúcar, suco de limão, vermute dry e clara de ovo. O Jambutini é composto por gin, vermute bianco, calda de açúcar, angostura e picles de jambu. Já o Jambusta é feito com rum, açúcar, folhas de hortelã, tônica, limão siciliano e spray de jambú. E o drink mais potente é o Jambuci, com tequila, vermute rosso e jerez. Para finalizar, a dica é um café escolhido por Boram tirado em coador de pano.
Depois da visita, a impressão que fica é a mesma da campanha do cartão: uma experiência excepcional, que não tem preço! A temporada Amazônia no Espaço Priceless vai até março. Mais informações e reservas no https://www.booking-priceless.com.br/