A cervejaria Trilha inaugura o bar Trilha Fermentaria na Barra Funda
A Trilha Cervejaria acaba de inaugurar o Trilha Fermentaria, um bar no bairro paulistano da Barra Funda, que oferece em 18 torneiras as cervejas de seu portfólio, com destaque para as envelhecidas em madeira, e agrega uma cozinha que explora as possibilidades em torno da fermentação, com um cardápio de pizzas e entradas para compartilhar.
O novo endereço funcionava anteriormente como um galpão onde eram armazenados os barris de madeira que envelheciam alguns dos rótulos mais especiais da cervejaria que foi transformado nesse espaço múltiplo. O bar ocupa a frente do imóvel, enquanto o fundo abre oportunidade para grupos, eventos temáticos, aulas e workshops.
O ambiente é despojado, com uma estética industrial que conta um pouco da história dos barris nos móveis e na decoração. Há uma curiosa parede de latas iluminada de vermelho, um banheiro com luz verde neon e ainda uma loja com todas as criações disponíveis da cervejaria para levar para casa.
“Sempre tivemos a intenção de usar esse nosso galpão e acho que a Fermentaria traduz a proposta de ousadia e originalidade da Trilha. Os barris estão fermentando cervejas e ao mesmo tempo funcionam como decoração. E aqui a gente oferece 18 cervejas nossas engatadas e muito do portfólio em lata ou garrafa. E a novidade da cozinha, com um cardápio que explora diferentes processos de fermentação. Criamos uma massa própria de longa fermentação, fazemos nossos vinagres, picles, refrescos, sidra… Nesta nova casa, a gente fermenta muito mais que cerveja”
Beto Tempel, sócio, chef e mestre-cervejeiro da Trilha
A degustação
O Portal Mesa de Bar foi convidado a conhecer a casa com exclusividade. Fomos gentilmente recebidos pelo próprio Beto Tempel que nos apresentou algumas de suas ótimas criações.
Começamos com a Olé, a primeira Session IPA da Trilha feita especialmente em celebração da Copa do Qatar, frutada, aromática, amarguinha, com uma leveza surpreendente e 5,8% de teor. Passamos para a Mataviva, uma West Coast IPA turbinada com os lúpulos Chinook, Centennial e Columbus, com ótimos 7% de teor. Demos uma guinada para uma English Porter, que traz os maltes torrados do estilo tradicional inglês com notas de chocolate, caramelo e nozes, com 5,4% de teor.
Para acompanhar, provamos uma sensacional Lula Picante com um pão divino feito na casa e uma Pizza de Calabresa Artesanal, com picles de erva-doce em base de tomate. Aliás, a massa de longa fermentação do pão e da pizza foram desenvolvidas usando malte e leveduras utilizadas na fabricação das cervejas.
Olé Mataviva English Porter Abacaxi Blend Barril de Jequitibá Wild Sour Putumuju Cuvée Trilha & Vivente Blend Romã Gorilla
Para harmonizar, passamos para uma cerveja de fermentação espontânea, a Abacaxi Blend Barril de Jequitibá, que faz parte do clube de assinaturas da cervejaria. Durante o ano, a Trilha lança 12 garrafas de lotes pequenos de receitas muito especiais e exclusivas que passam por envelhecimento em barris. Essa é excepcional, você sente a acidez e um intenso final de abacaxi, com 6,5% de teor.
Na sequência provamos a Wild Sour Putumuju envelhecida em barris e lançada especialmente em comemoração aos seis anos da Trilha. A microfauna selvagem original da madeira Putumuju, nativa da Mata Atlântica, traz uma complexidade profunda e delicada, com notas florais e de frutas, como morango, e um delicado toque da madeira levemente mentolada. Uma incrível leveza, com 6,2% de teor.
A degustação continuou com a Cuvée Trilha & Vivente Blend Romã, uma bebida híbrida que mescla 50% da Cerveja Sour com Romã da Trilha com 50% de Vinho Sauvignon Blanc da vinícola Vivente. Ela tem uma coloração rosada e perfume de romã e lichia. A acidez é equilibrada, com um leve dulçor no final e incríveis 9,4% de teor. Nem precisa dizer que é uma viagem sensorial que passeia pelas nuances do esplendor do vinho e da cerveja.
Terminamos o banquete com a Gorilla, uma Russian Imperial Stout envelhecida por nove meses em barris de amburana, licorosa, densa, forte, com café, crumble, figo fresco, manjericão e dill, com 12,2% de teor para acompanhar a Sobremesa da Gabi, feita pela competente e simpática chef Gabriela Guerriero com creme de queijo, compota de figo e finalizada também com a Gorilla, para harmonizar e fechar com chave de platina!
“Este intercâmbio entre cerveja e gastronomia, livre de amarras, que sempre esteve no DNA da cervejaria, tende a ser cada vez mais simbiótico. Na Fermentaria criamos um espaço para trazer novas possibilidades de experiências gastronômicas em torno das cervejas da Trilha, ou seja, os pratos podem ser inspirados pelas cervejas e vice-versa”
Daniel Bekeierman, sócio e fundador da Trilha
Lula Picante Pizza de Calabresa Artesanal Sobremesa da Gabi
Desde que surgiu, em 2016, a Trilha se caracteriza pelo desenvolvimento de cervejas diferentes, tanto que o portfólio da marca já soma mais de 300 criações. A Trilha Fermentaria é, portanto, um passo à frente para apresentá-las a cada vez mais pessoas.
“Além do Taproom em Perdizes, que disponibiliza chopes superfrescos, agora vamos oferecer aqui na Barra Funda um acesso privilegiado às cervejas de guarda, envelhecidas em barris. Queremos aproximar o público deste universo incrível ainda pouco conhecido por aqui”
Daniel Bekeierman, sócio e fundador da Trilha
A trilha conta com delivery para a Grande SP no site https://api.whatsapp.com/send?1=pt_br&phone=5511988155510, um e-commerce (entrega nacional) no site https://loja.trilhacervejaria.com.br/ e um Clubes de assinatura no site https://loja.trilhacervejaria.com.br/assinaturas. Mais informações no site https://www.trilhacervejaria.com.br/
TRILHA FERMENTARIA Endereço: Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 390, Barra Funda Tel.: (11) 4329-0193 Horário: Quartas e quintas, das 17h às 0h; sexta das 17h às 01h; sábados das 12h às 01h e domingos das 12h às 22h Face: @trilhacervejaria – Insta: @trilhacervejaria |