A cervejaria Servus de Bauru escolheu lançar uma Märzen comemorativa aos seus 10 anos na NB Steak para o deleite dos paulistanos
Não é todo dia que a gente conhece uma cervejaria que faz parte de um pedacinho da história da cerveja no mundo. Pois isso aconteceu em São Paulo no fim de maio em um almoço muito especial na NB Steak que apresentou à imprensa paulistana a cervejaria Servus, de Bauru (SP), que está comemorando 10 anos.
A história que levou à inauguração da cervejaria em 2013 começou, na verdade, em 1723 quando o primeiro antepassado da família Bauernebl resolveu fabricar cerveja na Bélgica. Ao longo de 300 anos, essa paixão foi passando de pai para filho. Em busca de novas oportunidades, os descendentes foram para o sul da Alemanha e após um século cruzaram o Reino da Boêmia, atravessando a Tchecoslováquia e chegando ao norte da Hungria, na cidade de Kosicê (atualmente Eslováquia), produzindo, desenvolvendo expertise e divulgando a arte cervejeira de diferentes escolas europeias importantes.
Foi quando Nikolaus Engelmayer Bauernebl resolveu continuar a tradição familiar em outro continente. Em 1953, ele chegou ao Brasil para trabalhar na Companhia Paulista de Cervejas Vienenses, em Agudos (SP), que depois seria comprada pela Brahma, para começar uma nova vida. Após anos fabricando cerveja para a Brahma, ao se aposentar ele resolveu adicionar mais um ingrediente a essa saga cervejeira criando a Cervejaria Servus junto com seus filhos e netas
De alma brasileira, ao sabor europeu, a Servus nasceu em Bauru para dar início a um novo capítulo da história cervejeira da família. Nikolaus continua como a grande referência da cervejaria e está passando o bastão para a neta Amanda, da nona geração da família, que se apaixonou por cerveja e agora pilota as panelas de brassagem.
O almoço
A apresentação da Servus para os especialistas paulistanos não poderia ter sido melhor. A NB Steak é uma steak house excepcional, com um serviço impecável que oferece cortes de primeira linha e acompanhamentos idem. Inclusive, a Servus é a cerveja oficial da casa.
Começamos nossa degustação dos rótulos da cervejaria harmonizados com as iguarias da NB com uma Blonde Ale, com lúpulos americanos, e uma Gold, uma típica Viena Lager, ambas com 5% de teor alcóolico e ótima drinkability, harmonizadas com pão de queijo, croquete de brisket e uma salada caprese.
No segundo round foi a vez da American IPA, também de clássica receita, feita com os lúpulos Citra e Amarillo, com 6,3% de teor alcóolico e amargor médio (58 IBU), e o lançamento da Märzen 1723, uma edição criada especialmente em comemoração aos 10 anos da cervejaria e aos 300 anos de tradição cervejeira da família Bauernebel. Duas excelentes cervejas que harmonizaram muito bem com a sequência de linguiças defumadas e apimentadas e os cortes de Ancho, Porchetta, Steak NB e Brisket. Para acompanhar, dadinhos de tapioca, polenta frita e farofa. Melhor impossível!
Para finalizar o banquete com chave de ouro, foi servido um pudim de leite e churros com doce de leite harmonizados perfeitamente com uma Munich Dunkel acobreada, com apenas 5% de teor alcóolico, muito fácil de beber. Ein Prosit, Ein Servus!
Como balanço final, Nikolaus e a neta Amanda mostraram que a Servus faz ótimas receitas, usando ingredientes importados de qualidade para garantir cervejas clássicas de alta drinkability. O lançamento da Märzen 1723, inclusive, prova que a cervejaria pode colocar em linha essa cerveja que é tradicionalmente feita para a Oktoberfest sem sustos. Parabéns à Servus e à NB Steak pela ótima apresentação que prova também o quanto o casamento de carnes com cerveja continua sendo definitivo.
Mais informações nos Instagram @cervejariaservus e @nbsteak