Sake brasileiro desenvolvido pela Budweiser e o laboratório BHL da Ambev é premiado internacionalmente e acaba de ser lançado no mercado nacional

A Budweiser acaba de lançar no mercado um sake, bebida ícone do Japão, de alto padrão desenvolvido no Brasil em parceria com o laboratório de inovação BHL (Beverage Hack Lab), braço do CIT (Centro de Inovação Tecnológica da Ambev), responsável por pesquisas e desenvolvimento de produtos à margem do principal mercado consumidor de bebidas.

Apresentado inicialmente em concursos internacionais, o Sake Budweiser é brasileiro e ganhou a medalha de Platina no Milano Sake Challenge 2023, realizado em Milão (Itália), um dos mais importantes e respeitados concursos de Sake do mundo.

Do tipo Honjozo, ele tem como características a refrescância, o aroma discreto e 10% de adição de álcool destilado em sua composição, por meio de um processo inédito: os grãos receberam 30% de polimento, ganhando a mais alta qualidade e servindo de insumo principal para a fermentação da bebida pelo ortodoxo método japonês.

“Trata-se de um longo processo, demorado e meticuloso. A fermentação acontece com o tradicional fungo koji a uma temperatura próxima de zero grau, o que traz sabores delicadamente complexos”
José Virgílio Braghetto Neto, fundador e gestor do BHL

Produzido com água, arroz e leveduras específicas, o sake é uma bebida japonesa milenar que ainda hoje é ligada às tradições e arrasta em sua história muitos simbolismos. Mesmo ainda longe de ter a popularidade da cerveja ou do vinho, o sake vem encontrando um público fiel e sedento por qualidade no Brasil. 

De 2012 a 2022, houve um aumento de 296% no consumo do fermentado, segundo a Associação Japonesa de Fabricantes de Sake e Shochu. Dados do governo japonês indicam que, de 2020 para cá, a importação de sake no Brasil subiu cerca de 20% ao ano, podendo ultrapassar 250 mil litros até o fim de 2023.

O Sake Budweiser já está disponível para compra via aplicativo Zé Delivery (https://www.ze.delivery/) para São Paulo (capital), entretanto nem todas as lojas que trabalham com o aplicativo têm o produto, mas, segundo a empresa, o abastecimento nos demais locais aumentará de forma gradativa. Mais informações nos sites: https://www.ambev.com.br/marcas/cervejas/budweiser/budweiser e https://www.budweiser.com/pt-br