O Pintxos é um bar que oferece vinhos exclusivos e culinária de inspiração basca na boêmia divisa entre os bairros de Pinheiros e Vila Madalena
A frase “Español pero no mucho, Basco pero no tanto, mas brasileiro com força!” criada pelo próprio Pintxos.bar é perfeita para definir este simpático barzinho do bairro paulistano de Pinheiros, bem perto dos principais points boêmios da Vila Madalena. Ele se inspira na gastronomia Basca e faz uma releitura dos famosos Pintxos (porções de petiscos servidos sob fatias de pão); e das Tapas espanholas, (pequenas porções como tortilhas e escabeche de frutos do mar); mas tudo incrementado com toques da culinária brasileira.
“É muito comum confundir tapas com pintxos, já que ambos são uma espécie de bruschetta, mas com pequenos petiscos da culinária espanhola por cima da fatia do pão. Enquanto as tapas são originárias do centro de Espanha, os pintxos são tradicionais do País Basco e para diferenciá-los basta dizer que os pintxos sempre tem os petiscos espetados com um palito”
Max Leonardo, sócio do Pintxos.bar
A ideia de abrir a casa surgiu quando os publicitários Max Leonardo, da agência Triarts New Media, especializada em produtos e soluções em 3D, e André Lucena, da Colecta Produções, de tanto frequentar Bordeaux na região de fronteira da França com a Espanha e o próprio País Basco, resolveram virar sócios e transformar a paixão por vinhos e pela cultura basca em um bar que combinasse essas influências com autenticidade.
O Portal Mesa de Bar foi convidado a conhecer a casa e se encantou com o lugar. O próprio Max nos recebeu e junto com o chef Deumas Oliveira, o bartender Armando Deodato e a sommelière Denise Chechelaki fizeram da nossa noite uma experiência e tanto.
Os vinhos
O Pintxos conta com uma carta de vinhos com rótulos exclusivos de vinícolas espanholas e bascas, importados especialmente para o bar e que não serão encontrados em nenhum outro lugar do Brasil. Só isso já vale a visita, pois os vinhos são de produção familiar, de aroma e sabor diferentes e bem interessantes.
Os vinhos da Txomin são produzidos pela família Txueka-Etxaniz, com uma longa tradição na produção de txakoli, um vinho branco levemente espumante, muito seco, com alta acidez e baixo teor alcoólico, que remonta a 1649. Eles são defensores da conservação da variedade nativa Ondarrabi, a criação da D.O. Getariako Txakolina (1989) e a modernização e inovação de seus txakolis. Eles também estão comprometidos com o meio ambiente e cultivam suas uvas em 60 hectares de vinhedos com inclinação para o mar. Para se ter uma referência, eles se parecem com vinhos verdes portugueses, porém um pouco mais frescos. Outra curiosidade é que a versão Txomin rosado é comercializada exclusivamente para o Brasil.
Outra linha é a Ostatu, produzida pela família Sáenz, de Samaniego, que cultivam vinhedos desde o século XVI. No início dos anos 1970, os pais dos atuais proprietários decidiram comercializar seus próprios vinhos, combinando tradição, visão de futuro e perseverança. Atualmente, a família possui 36 hectares de vinha própria, divididos em 50 microparcelas localizadas em Samaniego. O Pintxos oferece cinco rótulos. Três tintos – Beaujolais, Crianza (12 meses em barrica e 12 em garrafa), Reserva (16 meses em barrica e 12 em garrafa) –, um branco, Viura e Malvasia, e um rosé, Tempranillo, Garnacha e Viura.
E, finalmente, os vinhos da Berdié, uma vinícola localizada na região de El Penedès, na Espanha, em meio a um cenário incomparável, sobre um mar de vinhas. O Cava Berdié é feito com uvas da região e é influenciado pelo Mar Mediterrâneo. A vinícola é uma empresa familiar que tem orgulho de seu produto e de sua vocação.
Outras bebidas
Há boas outras surpresas no Pintxos. A Petritegi é uma das mais tradicionais e antigas sidrerias do País Basco, com cinco gerações na fabricação de sidra (1526). A região é referência na produção e consumo desta bebida feita através da fermentação natural de maçãs de origem basca. O Pintxos importa a sidra Petritegi Sagar Krash que pela sua leveza e um sabor cítrico, adocicado e fermentado, com 5,5% de teor alcóolico, surpreende a quem nunca experimentou a bebida.
Outra ótima sacada do bar foi oferecer chope da espanhola Estrella Galícia, que não é facilmente encontrado nos bares paulistanos. Quem gosta vai aprovar sua leveza e refrescância e ainda por cima vai ficar hipnotizado pela belíssima chopeira em torre de porcelana enquanto o bartender tira o chope.
Todas as segundas-feiras, o Pintxos Bar promove o “The Barquimisty”, uma experiência na qual o ótimo bartender Armando Deodato exibe sua arte em misturar aromas, cores e sabores para preparar quatro drinks surpresa incríveis. Ao longo de duas horas, é possível desfrutar calmamente de cada um harmonizados com deliciosos pintxos preparados especialmente para o evento.
O Portal Mesa de Bar participou dessa experiência e assina embaixo! Os drinks não tem nomes porque foram inventados para a ocasião. Confira os que foram servidos na nossa noite:
1º – vodka Ciroc, Licor 43, Lillet e suco de limão siciliano. Um drink com um equilíbrio interessante, pois tem um corpo de médio/alto, mas com uma alta refrescância.
2º – Cachaça Tipuana envelhecida 12 meses em barril de carvalho, vermute dry, purê de framboesa e suco de limão Tahiti. Um drink que puxou uma memória afetiva de Danoninho! Mas com um final bem alcóolico, que evidencia a framboesa, e com o charme da espuma na superfície.
3º- Brandy espanhol Carlos 1, gin Befeeater Strawberry, mel de laranjeira e vermute rosso. Um drink espetacular! O conhaque dá o calor, o sabor e um leve amadeirado, seguido da acidez do morango e da pujança do vermute.
4º – Licor 43 Horchata, Pisco chileno, vermute dry, xarope de açúcar e café expresso. Neste drink o grande protagonista é o café, que “batizado” pelo pisco finalizou a degustação com maestria.
PINTXOS.BAR Endereço: Rua Inácio Pereira da Rocha, 54 Pinheiros – São Paulo – SP Tel.: (11) 93909-9654 Horário: Quinta, das 17h às 23h; Sexta, das 17h à 00h; Sábado, das 10h à 01h; Domingo, das 10h às 20h e Segunda, das 17h às 23h. Site: https://www.pintxos.com.br/ e Instagram: @pintxos.bar |