Brahma retoma parceria com Ronaldo Fenômeno e relembra conexão da marca com a comemoração com o Nº1
Uma das comemorações de gol mais famosas e polêmicas da história do futebol brasileiro foi protagonizada por Ronaldo Fenômeno, que ao marcar seus gols nas partidas da Copa do Mundo de 1998 fazia o gesto do Nº1 que, na época, virou o mote da campanha da cerveja Brahma, “A Nº1”.
O gesto do camisa 9 balançando o dedo indicador seria para mostrar que ele era realmente o número 1 ou seria uma deixa para comemorar o gol com “uma número 1”? O gesto gerou muita polêmica, pois não deixava de ser o que no meio de publicidade se chama de “Marketing de Emboscada”. Essa tática envolve aproveitar eventos para promover uma marca ao colocar um anúncio, mensagem ou gesto de maneira sutil durante o evento, chamando a atenção do público espectador.



Polêmicas à parte, a Brahma eternizou o slogan da Nº1 associado à sua cerveja e resolveu “entrar em campo novamente” para retomar a parceria de longa data com Ronaldo Fenômeno, uma sintonia que dura até os tempos de hoje, inclusive sendo relembrada pelo próprio ex-atacante em participação especial no podcast “Denílson Show”.
“Quando eu ganhei a primeira bola de ouro, a Brahma fez uma campanha para comemorar o fato de que eu era o Nº 1. E, a partir daí, pegou e eu só celebrava gol assim. Virou uma marca registrada durante toda a minha carreira, algo espontâneo para além da nossa parceria”
Ronaldo Fenômeno, ex-atleta de futebol
“Estamos resgatando a forma emblemática que o Fenômeno comemorava seus gols em 1998 para brindar a volta dele para a marca. Trata-se de um gesto que marcou a história dos brasileiros e tem tudo a ver com a gente: paixão nacional, celebração e autenticidade. Afinal, o N°1 voltou para a Nº1, e com isso, vem a nossa vontade de comemorar como nos velhos tempos. Esta ação é só o início de um projeto de peso que teremos com o Ronaldo ao longo do ano, que será um marco para o desenvolvimento da modalidade”
Felipe Cerchiari, diretor de marketing de Brahma








“A comemoração do Ronaldo continua atravessando gerações. No vídeo game, se apertar no controle ‘R2+R para a esquerda’, o jogador também faz o Nº1 quando marca gol. Eu lembro porque muitos começaram a fazer na época, assim como o corte de cabelo do Ronaldo”
Denílson, ex-atleta de futebol
Para celebrar a retomada da parceria, Ronaldo e Brahma convidam o público maior de 18 anos a comemorar como ele nos games. Quem fizer um gol no videogame e ativar a comemoração com “R2+R para a esquerda” e postar marcando @brahmacerveja com #comemoracaon1 vai ganhar um cupom de desconto de R$ 45 de Brahma (taxas e frete não incluídos) no Zé Delivery, e-commerce da Ambev, limitado a um resgate por CPF, para celebrar em casa a volta do Nº1. A ação “Desafio R2R leva Brahma até a sua casa” foi idealizada pela Agência Africa e vai até 04/07/25.
Mais informações no site: https://www.brahma.com.br/pt-br e no Instagram: @brahmacerveja
![]() |