Confira dez sugestões de bares caseiros que, além de práticos, também são um belo item de decoração
Desde a pandemia, as pessoas reforçaram o hábito de preparar drinks em casa. Os bares mais interessantes do momento, inclusive, inspiram também o consumidor a criar um espaço para o bar em salas, varandas gourmet ou cozinhas para reproduzir em casa o ritual do bartender, tanto na experiência de preparar um drink como também na forma de se receber em casa.
Mais do que ter um móvel com uma bela coleção de bebidas em casa, o bar caseiro ganhou ultimamente status de importante item de decoração. Tanto que designers e lojas especializadas passaram a oferecer várias opções de mobiliários bem pensados, de design arrojado e soluções práticas para tornar o espaço do bar em casa também um convite aos olhos. São peças que organizam, iluminam e criam uma cena na qual estilo e uso caminham juntos.



Dez opções
Assinado pelo Estúdio Mula Preta, o Bar Álvaro transforma referência cultural em lifestyle, combinando design, humor e personalidade de forma natural. Inspirado na canção “Tiro ao Álvaro”, de Adoniran Barbosa, o projeto aposta em detalhes icônicos — como a porta em forma de alvo, com a “mosca” no centro — que traduzem ironia, identidade e precisão estética. Um bar esteticamente ousado e diferencial. Medidas: 120 cm (L) x 82 cm (A) x 125 cm (P). (www.mulapreta.com)
O bar Filet, do estudiobola, traduz leveza e praticidade em uma linguagem atemporal. A iluminação interna valoriza o conjunto, enquanto os diferentes espaços de armazenagem organizam as bebidas com naturalidade. Tudo está à mão: área de preparo e copos de fácil acesso, como pede um bar pensado para o uso real. As laterais abrem e fecham totalmente permitindo que ele preserve as bebidas da luz quando fechado e possa causar um maior efeito quando aberto. Por estar suspenso, ainda permite usar o espaço abaixo dele para outras intervenções decorativas. (www.estudiobola.com)
Lançada recentemente pela Indústria de Móveis América, o bar Rio é assinado pelo designer Ricardo Van Steen. A peça é composta por uma estrutura metálica de linhas finas, com pintura especial que reproduz o efeito do inox, além do uso de espelhos e prateleiras em vidro. Pode atuar tanto como divisória de ambiente quanto como elemento central em áreas sociais, combinando modularidade e presença visual. Seu estilo moderno combina com decorações mais ousadas e pode ser uma boa opção para ambientes menores. (www.americamoveis.com)



Ousadia é a senha da estante bar Pétala, assinada por Alfio Lisi também para a Indústria de Móveis América. O designer propõe um encontro entre forma e conteúdo, transitando entre mobiliário e escultura. De linhas retas precisas e proporções equilibradas, a peça acomoda garrafas deitadas, além de copos e objetos para drinks. Funciona bem para quem não deseja ter uma grande quantidade de bebidas e sim um pedestal para suas preferidas brilharem. (www.americamoveis.com)
No bar Wood, assinado pela designer Linda Martins, a madeira assume papel central tanto na concepção quanto na construção da peça. O bar é composto por um volume principal em formato de caixa, que explora linhas ortogonais e contrasta com a base em metal e portas em palinha decorada com motivos florais, que trazem leveza visual ao conjunto. Com mais de 90 kg, foi desenvolvida como um mobiliário durável, pensado para atravessar gerações. E seu visual com um toque retrô agrada os que gostam de peças nesse estilo. Medidas: 108 cm (L) x 130 cm (A) x 48 cm (P). (https://studiolindamartins.com.br/)
O bar Equilibrista, da designer Roberta Banqueri é um armário vertical que, fechado, se revela como uma escultura de formas suaves e proporções silenciosas. Quando aberto, surpreende com sua funcionalidade e atmosfera acolhedora. A iluminação embutida no fundo destaca o espelho circular, criando um efeito teatral e convidativo, quase como um palco íntimo para o preparo de drinks. A peça brinca com seus volumes uma vez que o bloco principal repousa sobre uma base cilíndrica oca, evocando leveza e sofisticação. Seu design mistura a marcenaria precisa com acabamentos possíveis em lâminas naturais ou pinturas coloridas, reforçando o caráter autoral e adaptável da peça. Medidas: 88 cm (L) x 160 cm (A) x 55 cm (P). (@robertabanqueri)


O bar Aura, assinado pelo designer Eduardo Trevisan, une mobilidade ao design funcional. Com sua estrutura leve e sofisticada, esta peça combina a madeira com a rigidez do metal, criando uma interação harmoniosa entre materiais e formas. O destaque da peça está em sua grande roda e no uso inteligente de superfícies circulares, que, além de agregar um visual inovador, proporcionam praticidade e movimento, seja funcionando como um bar móvel, uma mesa auxiliar ou como um aparador. O Aura abrilhanta ambientes com sua versatilidade e estilo contemporâneo e o seu design dificilmente passa despercebido, encantando os convidados. Sua estrutura é metálica com MDF laminado em madeira natural de carvalho. Medidas: 137 cm (L) x 72 cm (A) x 49 cm (P). (@trevisanedu)
Trevisan explorou a mesma proposta no bar Pivot, que tem também uma grande roda com trama em palhinha natural como ponto central de um design que conecta tradição e modernidade de forma elegante. Com uma estrutura em metal e MDF laminado em madeira natural de carvalho, a peça oferece não apenas durabilidade, mas também um toque de sofisticação atemporal. Sua organização em níveis e o compartimento para armazenagem foram projetados para equilibrar funcionalidade e estilo, atendendo às dinâmicas do morar contemporâneo. Medidas: 150 cm (L) x 90 cm (A) x 49 cm (P). (@trevisanedu)


Assinado pelo designer paulista Bruno Niz, o Bar Pilots integra o portfólio da Breton e se destaca pela proposta de aliar sofisticação e funcionalidade. Com acabamento em madeira e desenho de linhas retas e elegantes, a peça chama atenção pela presença marcante no ambiente. Pensado para facilitar o receber, o bar oferece soluções práticas de armazenamento, com espaço para garrafas e copos distribuídos tanto na parte interna quanto externa do móvel. Um bar que tem tudo para agradar quem gosta de simplicidade e praticidade reunidos em uma bela peça de design. Medidas: 120 cm (L) x 100 cm (A) x 50 cm (P). (www.breton.co)
E para quem é mais tradicional e tem uma quedinha pelos vinhos, o bar da Originatta é uma boa opção. Em estilo industrial, ele combina madeira natural de demolição e estrutura metálica, unindo funcionalidade e design. Possui nichos para até 12 garrafas, suporte para taças, prateleiras versáteis e armário inferior com portas em tela metálica, ideal para organizar e valorizar espaços de convivência com elegância e personalidade. Medidas: 193 cm (L) x 90 cm (A) x 43 cm (P). (https://originatta.com.br/).
Estas são apenas dez sugestões. Há muita variedade de mobiliário e propostas de bares caseiros no mercado, além de criações individuais ou adaptações de peças antigas. O que importa é que é possível ter um bar bacana em casa para exercitar o bartender que existe em cada um de nós. Tim tim…
|



