Ambev ganha prêmio internacional por produzir cervejas com ingredientes cultivados por moradores de baixa renda de cinco estados brasileiros ajudando a reduzir a desigualdade social
A Ambev acaba de ser premiada no World Changing Ideas Awards, concedido pela Fast Company, publicação americana com foco em tecnologia, negócios e design, na categoria Pandemic Response 2021, por promover a produção de cervejas com ingredientes cultivados por cerca de 10 mil moradores de baixa renda de cinco estados brasileiros, ajudando a reduzir a desigualdade social.
Um dos ingredientes é muito popular na culinária brasileira por ser um alimento de fácil cultivo e baixo custo: o aipim ou a mandioca, dependendo da região do Brasil. Após inúmeros testes, a Ambev, em parceria com a Questtonó, consultoria de inovação e design, viabilizou a produção da bebida incluindo esse ingrediente em sua formulação. O aipim ganhou, portanto, uma nova dimensão alimentar ao ser introduzido na fabricação das cervejas.
A partir daí, foram criados quatro rótulos de bebidas regionais: Magnífica, no Maranhão, Nossa, em Pernambuco, Legítima, no Ceará e Esmera, em Goiás. Além do aipim, outro alimento típico do Brasil, o caju, entrou na mira da Ambev e, assim, nasceu o quinto rótulo regional: a Berrió, do Piauí.
Para manter o ritmo de produção adequado, a empresa criou uma rede com cerca de 10 mil moradores de baixa renda desses estados para assegurar o cultivo dos ingredientes e, de quebra, conseguiu movimentar a economia local, contribuindo com a redução da desigualdade social.
E foi justamente esse indicador social que premiou a companhia na categoria Pandemic Response 2021 do World Changing Ideas Awards. O projeto comprovou que as lavouras de cada região podem – e devem – ser valorizadas. Diferente dos modelos tradicionais das corporações, os agricultores têm a oportunidade de cultivar os ingredientes nativos de sua região, que vão dar origem a novos sabores de cervejas, verdadeiros símbolos culturais.
Importante ressaltar que todas as cervejas são produzidas e comercializadas apenas em seus respectivos estados, criando raízes e gerando identidade com o público.
O Portal Mesa de Bar parabeniza a companhia pela iniciativa e deseja que o projeto continue, frutifique e gere desdobramentos futuros pelo bem dessas comunidades e do mercado cervejeiro nacional.