A Cervejaria Campinas acaba de faturar três medalhas no World Beer Wards 2021 e comemora a boa fase com três lançamentos

A Cervejaria Campinas está em festa. Ela acaba de faturar três medalhas no World Beer Wards 2021, a competição que avalia as melhores cervejas por país. Duas foram “Country Winner”, ou seja, as melhores do Brasil: a Forasteira IPA e a recém-lançada IPA Zero. A sua Todo Dia Session IPA conquistou a prata.  

A cervejaria, que carrega o nome da cidade onde nasceu e se consolidou, surgiu graças à iniciativa de Carlão, o seu respeitado mestre-cervejeiro, seu irmão João Paulo Colombo e Ladir Almada. Carlão tem mais de 30 anos de atuação no segmento cervejeiro e sempre gostou de explorar as inúmeras possibilidades e oportunidades que a cerveja artesanal proporciona.  

Outra boa notícia é que, além dos prêmios no WBA, a Cervejaria Campinas está com lançamentos no mercado. Confira o resumo deles e das premiadas.

Azzapa – APA (American Pale Ale)
A primeira “single hop” da cervejaria, ou seja, foi produzida com apenas uma variedade de lúpulo, o Azzaca, tanto para o amargor como para o dryhopping, o que garante um aroma mais intenso e bem mais cítrico. O lúpulo inspirou o nome e a cara da cerveja. Foram utilizados também cinco maltes diferentes para conseguir a cor e o sabor esperado para uma American Pale Ale. Tem corpo leve, seca, de aroma cítrico leve remetendo mais a frutas tropicais, com notas de manga, pera e maçã. Apesar de não ser tão alcóolica (5,2%), nem muito amarga (38 IBU) ou tão aromática quanto uma American IPA, ela é uma boa cerveja de entrada no mundo das artesanais.

Nine Tan – (Triple IPA)
Esta Triple IPA também estreia no portfólio de estilos da cervejaria. Ela é tudo que se espera de uma IPA poderosa, com 9,1% de teor alcoólico e incríveis 100 IBU de amargor. Outra curiosidade é que ela levou mais de mais de 15 quilos de tangerina na maturação, para aumentar sua citricidade aliada ao dryhopping dos lúpulos Sabro, El Dorado e Equinox para realçar ainda mais o aroma e o sabor de tangerina.

IPA Zero
A IPA Zero além de ser um lançamento faturou a medalha de “Country Winner” no WBA. A cervejaria surfou na onda das cervejas sem álcool, mas inovou produzindo em vez de uma Lager ou uma Pilsen Zero, fez uma IPA Zero. Trata-se de uma cerveja de baixíssimas calorias (apenas 68 calorias por longneck) e prazerosa de se beber. Seu teor alcoólico é inferior à 0,4% devido a um processo fermentativo muito especial. O aroma cítrico e intenso característico das IPAs vem dos lúpulos americanos aplicados por três vezes na maturação pelo processo de dryhopping que lhe conferem incríveis 40 IBU. Uma cerveja ideal para quem deseja/precisa de teor alcoólico e calórico reduzidos sem abrir mão do sabor.

Barley Wine
A Campinas Barley Wine é uma cerveja comemorativa dos cinco anos da cervejaria. Cerveja da escola inglesa, ela é um verdadeiro “vinho de cevada”, no qual seus lúpulos lhe conferem aroma, amargor de IBU 60 e gosto amadeirado. E a enorme quantidade de malte de cevada elevou seu teor alcóolico a 10%. Uma cerveja fora da curva para expressar o amor da cervejaria pelas artesanais e uma forma de encorajar seus clientes a uma nova experiência.

Forasteira IPA
A Forasteira tem quatro estilos, todos inspirados na escola americana de cervejas: American Lager, a American Amber Ale, American Wheat e a campeã: American IPA. Ela é feita com malte base Pale Ale em equilíbrio com o aroma e o sabor cítrico característicos da IPAs americanas graças à combinação do Amarillo, Galaxy e outros tipos de lúpulos (50 IBU) na brassagem e no dryhopping que remetem bastante ao maracujá. Uma American IPA absoluta.

Todo Dia – (Session IPA)
Medalhista de prata, a Todo Dia é uma Session IPA, ou seja, uma IPA mais light, porém com elevadíssima drinkability. Tem teor alcoólico reduzido (4,4%) sem perder o amargor (40 IBU) e aroma cítrico que são característicos da escola americana. Como seu nome diz, uma cerveja para se beber todos os dias sem medo de ser feliz.

Mais informações no https://www.cervejariacampinas.com.br