A Colorado lança a versão em lata de sua IPA Indica, que se junta à Appia e à Ribeirão Lager que já haviam aderido ao formato que cada vez mais cresce no Brasil

A Colorado está se rendendo às latas. Desde que lançou a versão em lata de 410ml da sua Appia, em janeiro de 2019, a marca, pertencente à Ambev, descobriu o poder de penetração do formato. Já no ano seguinte, a Appia ganhou versão de 350ml em lata e a Ribeirão Lager, que era uma cerveja produzida apenas para o mercado de Ribeirão Preto, ganhou as gôndolas nacionais com todas as versões, ou seja, garrafa de 600ml, longneck de 350ml e latas de 350ml e 410ml.

A Colorado chegou a lançar a Colorado Amazônica, uma witbier com Babaçu, Pacová e casca de limão, em setembro do ano passado, só no formato em lata de 310ml. A cerveja faz parte de um projeto especial da Ambev de incentivo a ações de proteção ao meio-ambiente e tem um preço que sobe quando aumenta o desmatamento da Amazônia. Mas também foi uma sinalização que o formato em lata deveria atingir novos e outros rótulos da marca.

E não tardou para que, a partir desse segundo semestre, se juntasse ao time das latas a Colorado Indica, sua famosa IPA de linha com rapadura, disponível em todas as versões nos pontos de venda da marca no Brasil, inclusive na Toca e nos Bares do Urso, além do site do Empório da Cerveja e no Zé Delivery.

Mercado de latas

A Colorado só comprova o que todo o setor cervejeiro já descobriu. Num ano de queda para a atividade industrial no Brasil de 4,5%, devido aos impactos provocados pela pandemia, a indústria de latas de alumínio para bebidas caminhou na direção contrária, registrando crescimento de 7,3% em 2020.

Mesmo ficando abaixo do crescimento de 13% de 2019, o resultado confirma a tendência de mudanças de hábitos do consumidor, no qual as latas se beneficiaram da maior conveniência para o consumo em casa em tempos de isolamento social e para aquisição em supermercados e em e-commerces, que também registraram um aumento nas suas vendas pelos mesmos motivos. Só o mercado de cerveja no Brasil passou a utilizar a embalagem de 55% de sua produção em 2019 para 70% em 2020.

A indústria de latas de alumínio também comemorou esse aumento expressivo. Segundo dados da Associação Brasileira de Produtores de Latas de Alumínio (Abralatas) que representa os grupos do setor de fabricação de latas no Brasil – Ardagh, Ball, CanPack Brasil e Crown Embalagens –, o Brasil atingiu um total de 32 bilhões de latas comercializadas em 2020, um recorde, com faturamento bruto de R$ 17,5 bilhões.

Em virtude também desse crescimento, duas novas fábricas foram inauguradas no ano passado e a ampliação de linhas de produção já existentes resultaram em investimentos de cerca de R$ 1 bilhão. Em 2021, três novas fábricas serão inauguradas e o investimento será de R$ 2 bilhões. Atualmente o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor mundial de latas de alumínio, atrás da China e dos EUA.