O whiskey Woodford Reserve comemora o Mês do Bourbon no Brasil sugerindo drinks e combinações gastronômicas

Pelo terceiro ano consecutivo, o whiskey super premium Woodford Reserve promove as comemorações do Mês do Bourbon no Brasil. A data é celebrada em setembro nos Estados Unidos desde 2007, reforçando um ato do Congresso, em 1964, que declarou o bourbon whiskey “um destilado nacional norte-americano”. Para iniciar as celebrações por aqui, a Brown-Forman, proprietária da marca e de toda família Jack Daniel’s, sugere receitas de drinks e combinações gastronômicas incríveis que podem perfeitamente serem reproduzidas em casa.

“É uma alegria dar visibilidade a essa ocasião que acompanha o fortalecimento da categoria no Brasil. Afinal, Woodford Reserve é referência em produção do destilado no mundo, perfeito para o consumidor que busca um produto exuberante e também ideal para o apreciador que se arrisca a experimentar um sabor marcante e versátil em um produto sofisticado”
Fernanda Cordeiro, gerente da marca no Brasil.

Produzido na mais antiga destilaria norte-americana, com mais de 200 anos, o Bourbon Woodford Reserve é feito com um dos mais tradicionais processos de produção, sendo triplamente destilado e maturado em barris de carvalho americano novos e queimados confeccionados pela marca. Os que têm o seu interior queimado funcionam para aflorar as notas de caramelo da madeira.

Na garrafa, logo à primeira vista, Woodford Reserve chama a atenção pela estética imponente. Ao degustá-lo, a força da composição – com mais de 200 notas de sabor – aguça os sentidos e surpreende com diferentes fragrâncias e sensações que vão da doçura à picância. Esse resultado complexo e delicado é obtido por meio do processo de produção que conta com cinco fontes de sabor, principalmente seu blend diferenciado de grãos, uma composição que leva 72% de milho, 10% de cevada e uma camada extra de 18% de centeio. Uma bebida excepcionalmente única.

COQUETELARIA

Além de ser incrível se degustado puro, o Woodford Reserve está cada vez mais presente nos coquetéis. Um dos motivos está na sua versatilidade, que permite as mais variadas combinações. O embaixador de Woodford Reserve no Brasil, Junior Oliveira, separou duas receitas clássicas que levam o bourbon na sua base, uma bem simples e a outra um pouco mais sofisticada, para você fazê-las em casa. Confira:

Old Fashioned

Considerado um dos primeiros coquetéis da história, o Old Fashioned pode ser classificado como o clássico dos clássicos. De fácil modo de preparo e ingredientes, essa receita é indispensável para qualquer ocasião.

Ingredientes:
• 45 ml de Bourbon• 2 gotas de bitter Angostura• 1 cubo de açúcar (ou 10 ml de xarope simples)• Lances de água mineral• 1 fatia de laranja ou cereja fresca

Modo de preparo:
Coloque o cubo de açúcar em um copo baixo e hidrate com o bitter e a gotas de água. Macere. Em seguida, encha o copo com gelo, coloque o whiskey e misture levemente. Para finalizar, coloque uma fatia de laranja, um twist de casca de laranja ou com uma cereja e aprecie!

Woodford Mule

Este drink é uma releitura do Moscow Mule feita com bourbon. É um drink cítrico, levemente picante e refrescante que deve ser servido preferencialmente em uma caneca de cobre e finalizado com uma espuma de gengibre, que ensinamos a fazer primeiro.

Espuma de gengibre:

Ingredientes:
• 150 gr de gengibre descascado
• 300 ml de água
• 200 ml de suco de limão tahiti
• 200 ml de xarope de açúcar simples 1:1 – 5 gr goma xantana
• 200 ml de xarope de açúcar simples 1:1
• 5 gr goma xantana

Modo de preparo:
Você vai precisar de um liquidificador e de um sifão grande com duas cápsulas de gás. Primeiro, bata todos os ingredientes no liquidificador com exceção da xantana e faça uma dupla coagem; bata novamente com a goma xantana. Depois, despeje tudo em um sifão grande e carbonate com duas cápsulas. Agite bem e, se possível, armazene em uma geladeira por até três dias.

Drink:

Ingredientes:
• 50 ml Woodford Reserve
• 30 ml suco de limão – 25 ml xarope de açúcar 1:1 – espuma de gengibre
• 25 ml xarope de açúcar 1:1
• espuma de gengibre
• noz moscada
• hortelã
•  gelo

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira (com exceção da espuma); faça uma coagem simples – em uma caneca com gelo – cubra com espuma de gengibre (deixando a espuma bem “flat” na caneca). Em seguida, raspe um pouco de noz moscada sobre a espuma e, como guarnição, coloque três folhas de hortelã juntas e “em pé” próxima à borda.

EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS

Além de poder preparar incríveis coquetéis, Woodford Reserve permite experiências únicas ao ressaltar diferentes sabores se combinado com outros elementos gastronômicos. Júnior Oliveira, Embaixador da Marca, preparou uma degustação guiada de Woodford Reserve com  parmesão, avelãs, cranberries secas, uma laranja, chocolate amargo e um pouco de melaço para ativar todos os seus sentidos.

Queijo: vamos começar a degustação com um pedaço de queijo parmesão. O alto teor de gordura do queijo reveste a boca e destaca as características amadeiradas e de nozes apresentadas pelo processo único de maturação do Bourbon. Você pode sentir notas de nozes, amêndoas ou um toque de carvalho.

Avelã: o próximo é a avelã torrada. O ácido tânico das avelãs torradas destaca a contribuição do carvalho tostado, que é cuidadosamente selecionado para a produção dos barris exclusivos de Bourbon. Você pode sentir notas de madeira fresca, noz-pecã, castanha de caju ou castanha do Brasil.

Cranberry: nosso terceiro item para a nossa degustação é a cranberry seca. Ela aciona o sistema olfativo para detectar sabores e aromas de frutas e flores. Você poderá sentir notas de cereja, amora, pêssego entre outras frutas.

Laranja: os óleos essenciais da laranja destacam notas de frutas cítricas, pois a tripla destilação feita em barris de cobre contribui para o surgimento dessas incríveis notas frutadas. Você poderá sentir notas de tangerina, laranjas, limão, um pouco de pêssego.

Chocolate amargo: o chocolate amargo (recomendo sempre 70%), destaca as notas picantes provenientes de uma variedade de fontes, como o processo de fermentação e a maturação em barris artesanais. Você poderá sentir notas de cravo, café, folhas de tabaco, cacau, pimenta.

Melaço de cana: as notas de caramelo resultam da queima interna do barril, já as de ervas, originam-se da receita de grãos: milho, centeio e cevada maltada. Você poderá sentir notas de caramelo e mel com pequenos toques de ervas no final.

Mais informações no www.brown-forman.com ou https://www.jackdaniels.com/pt-br