Vinhos da vinícola portuguesa Menin, comandada pelos brasileiros Rubens Menin e Cristiano Gomes, desejam conquistar o Brasil
Presente no mercado desde 2018, a Menin, vinícola portuguesa comandada pelos executivos brasileiros Rubens Menin e Cristiano Gomes, querem conquistar o mercado nacional e torna-lo prioritário para suas exportações.
Rubens Menin, um dos maiores empresários brasileiros, com vasto portfólio de negócios, e Cristiano Gomes, sócio e empresário com carreira na área financeira, juntaram-se para realizar uma paixão de ambos: levar os vinhos do Douro para o mundo. Com um investimento de 30 milhões de euros, eles adquiriram a Quinta da Costa de Cima e a Quinta do Sola da antiga vinícola Horta Osório, por conta do seu terroir especial, onde o rio Ceira se cruza com o rio Douro. São 42 hectares de vinha plantados em socalcos de beleza ímpar.
Após os primeiros resultados, descobriram que estão apenas no começo. Então a dupla resolveu priorizar, porque não, o Brasil. A Menin esteve presente pela primeira vez na última ProWine, feira do setor que aconteceu em setembro em São Paulo, apresentando rótulos inéditos e destaques dos portfólios das marcas Menin Douro Estates e H.O.
“Esta foi nossa primeira participação em um evento brasileiro de peso do setor. Ficamos contentes em apresentar o melhor dos vinhos do Douro para o mercado local e concretizar novos negócios. Foi uma oportunidade de alavancar o reconhecimento do Douro como uma das regiões de maior expressão na viticultura e enologia no mundo”
Cristiano Gomes, sócio-administrador da Menin
O Brasil tem se mostrado um mercado promissor e aquecido quando se trata de vinhos, principalmente para Portugal, que é o segundo maior exportador de vinhos para o país, concorrendo com Chile. Segundo o Instituto Nacional de Estatística de Portugal, as exportações portuguesas para o Brasil cresceram 26,5% em 2020, mesmo diante da pandemia. Dos 846 milhões de Euros exportados por Portugal, o país foi responsável por 67 milhões, ou pouco mais de 8% do total.
“Foi uma honra representar a Menin nesse encontro que move o mercado dos vinhos. Apresentamos nossos produtos ao público, que, ao mesmo tempo que refletem a tradição duriense, traduzem inovação, por serem produzidos por meio das mais avançadas técnicas de viticultura e enologia”
João Rosa Alves, enólogo da Menin
Entre os vinhos da Menin apresentados no evento, estavam os rótulos Menin Reserva 2019 (Tinto) e Douro´s New Legacy 2019 (Tinto), da Menin Douro Estates, e HO Grande Escolha 2015 (Tinto), HO Sousão 2016 (Tinto) e HO Reserva Branco 2019, da H.O.
Conheça os rótulos
Os vinhos Menin Douro Estates e H.O. nascem de uma rigorosa seleção de diferentes parcelas de vinhas com idades que variam de 15 a 100 anos e que se enquadram em mais de 60 castas, distribuídas em uma área total de 140 hectares localizada na região Demarcada do Douro, incluindo Cima Corgo e Baixo Corgo.
Menin Reserva 2019 (Tinto)
• Castas: 35% de touriga nacional, 35% de touriga franca, 10% de tinta barroca, 10% de tinta amarela e 10% de vinha velha (mistura de castas);
• Estágio: 85 % carvalho francês e 15 % carvalho americano durante 14 meses;
• Notas de prova: Apresenta cor rubi, aroma pleno de fruta fresca, notas de frutas vermelhas silvestres, como amoras e ameixa, e harmoniza com nuances conferidas pelo estágio em barrica. Na boca, apresenta uma estrutura sólida, com taninos vivos, mas polidos, e uma grande frescura e equilíbrio.
Douro’s New Legacy 2019 (Tinto)
• Castas: 60% de vinha velha, com 100 anos de idade, e 40% de touriga franca, com 45 anos de idade;
• Estágio: 90 % carvalho francês e 10 % carvalho americano durante 18 meses;
• Notas de prova: Apresenta cor rubi intensa, aromas muito finos de ginja, cassis e chocolate preto, que ao mesmo tempo manifesta nuances balsâmicas e de cerejeira, noz-moscada e hortelã-pimenta. Revela boca bem estruturada, mas plena de harmonia e frescura, com um final de boca longo e persistente.
Rótulos H.O.
HO Grande Escolha 2015 (Tinto)
• Castas: Castas tradicionais durienses de vinhas velhas;
• Estágio: 18 meses em barricas novas de carvalho francês;
• Notas de prova: Apresenta cor púrpura e bastante profunda. Contém aroma muito distinto e complexo com a madeira muito bem integrada e discreta no conjunto. Sente-se inicialmente um caráter frutado e floral evoluindo posteriormente para notas mais sérias e complexas de especiarias. Na boca, mostra-se intenso e profundo, muito equilibrado, fresco, vivo e muito complexo. Excelente estrutura e volume de boca devido à qualidade dos seus taninos, que lhe conferem um final muito longo. Este equilíbrio contribui para o seu enorme potencial envelhecimento em garrafa.
HO Sousão 2016 (Tinto)
• Castas: Sousão;
• Estágio: 15 meses em barricas novas de carvalho francês;
• Notas de prova: Apresenta cor púrpura e muito profunda. Contém aromas vivos e intensos, com bom caráter varietal da casta. Notas de fruta preta e especiarias. A madeira é muito discreta e bem integrada no vinho. Na boca, mostra-se inicialmente vivo e fresco, complexo com alguma rusticidade característico da casta. Muito harmonioso e equilibrado com um final fino e bastante longo.
HO Reserva Branco 2019
• Castas: Arinto, rabigato, viosinho;
• Estágio: 6 meses em barricas de carvalho francês com o intuito de enaltecer os aromas primários;
• Notas de prova: Apresenta aroma intenso, atraente e complexo, de caráter mineral em equilíbrio com notas florais, frutos exóticos e barrica. Na boca, revela-se um vinho muito fresco, complexo, equilibrado, gordo e com volume. Final de prova longo e demonstrando excelente capacidade para a mesa.
Mais informações no https://menindouroestates.wine