Cachaças brasileiras são premiadas na Catad’Or World Wine Awards, que avalia bebidas destiladas de diferentes países
As cachaças brasileiras acabam de ser premiadas no Catad’Or World Wine Awards, concurso internacional que premia vinhos e destilados que aconteceu este ano no Chile. O júri, composto por 33 especialistas do Chile, Argentina, Brasil, Peru, Bélgica, Alemanha, França, Holanda e Espanha, avaliou bebidas destiladas de diferentes países.
Com ‘Medalla Gran Oro’, a principal do concurso, foram premiadas as cachaças Tellura Amburana (da Cachaça Artesanal Abadia) e Dom Tápparo Carvalho Americano (da Dom Tápparo Engenho). A cachaça Tellura, de Campos dos Goytacazes (RJ), também ganhou recentemente uma medalha de prata no “Spirits Selection 2021” de Bruxelas, competição anual que é referência das últimas tendências do mundo de bebidas destiladas.
Já as premiadas com ‘Medalla De Oro’ foram as cachaças Famigerada Bruta (da Famigerada Comércio e Exportação de Bebidas), Cachaça Wiba Blend de Carvalhos Premium (da Alambique Ouro Fino), Cachaça Cabaré Extra Premium (da Dom Tápparo Engenho). Além das Cachaça Fazenda Soledade Jequitibá (da Fazenda Soledade) e Cachaça De Arcanjo Extra Premium 10 anos (da Arcanjo Agroindústria).
A participação das marcas nacionais no concurso contou com o apoio do Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça – Cachaça: Taste The New, Taste Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade nacional representativa do setor, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Além de participarem do Concurso, as marcas enviadas para o Chile foram degustadas na “Noche de Brasil”, que aconteceu na noite do dia 04 de novembro e foi organizada pelo CatadOr em parceria com a Embaixada do Brasil no Chile, IBRAC e a União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA). Bartenders, importadores, influencers, sommeliers e jornalistas também puderam degustar, além da Cachaça, vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros.
Impulsionamento para o mercado externo
Para o IBRAC, o reconhecimento na competição potencializa a participação do segmento da cachaça no mercado mundial de destilados, além de valorizar as marcas vencedoras nos canais de distribuição e entre os consumidores, especialmente da China e do Brasil.
“Com o apoio do Projeto Setorial, estamos abrindo portas para muitas empresas brasileiras, principalmente pequenos produtores, se apresentarem e se promoverem no circuito internacional“
Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC
O resultado do concurso evidencia ainda o papel do Projeto Setorial do IBRAC, que propõe ações que visam aumentar a base exportadora de cachaça no mercado externo para consolidar o reconhecimento da bebida como um destilado genuinamente brasileiro e de qualidade internacionalmente competitiva.