As cervejarias da Ambev terão beer tour temático de Páscoa nos dias 1 e 8 de abril com harmonização de cerveja com chocolate

Presentear ovos de chocolate é talvez o grande símbolo da Páscoa. Mas para deixar a comemoração ainda melhor a AMBEV resolveu promover beer tour temáticos, nos dias 1 e 8 de abril, nas fábricas do seu programa de visitação: Jaguariúna (SP), Agudos (SP), Rio de Janeiro, Itapissuma (PE) e Ponta Grossa (PR). Os participantes poderão conhecer como é o processo de produção das cervejas e ainda degustar a harmonização entre cervejas e chocolates.

As visitas são gratuitas, guiadas e contam com uma programação exclusiva em cada unidade. Em comum, é possível aprender de perto como a cerveja é feita, seus ingredientes e etapas do processo de produção, desde a brassagem, fermentação, maturação até a filtração – fase em que os visitantes podem provar a cerveja segundos depois de pronta, direto do tanque.

Dicas da sommelière

Apesar de pouco difundida, a harmonização entre cervejas e chocolates funciona muito bem e é perfeita para quem gosta de novas experiências e pretende ainda harmonizar a cerveja com outros pratos típicos da comemoração da Páscoa.

Vanessa Nadruz, beer sommelière e especialista em experiências cervejeiras da Academia da Cerveja, da Ambev, preparou algumas dicas para quem não puder ir no beer tour, mas gostaria de harmonizar chocolate com cerveja nessa Páscoa.

A especialista explica que no caso do chocolate branco, que costuma ser mais doce, cervejas com notas ácidas e frutadas são uma ótima pedida.

“Um bom exemplo é a Berliner, da Wals, que é do estilo Berliner Weisse e tem adição de frutas vermelhas e hibisco em sua receita. Sua acidez contrasta com o dulçor do chocolate e suas notas frutadas ajudam a complementar a composição, formando um terceiro e elegante sabor na boca
Vanessa Nadruz, beer sommelière e especialista da Academia da Cerveja da Ambev

Para o chocolate ao leite, a harmonização sugerida é com cervejas que possuam notas de caramelo e chocolate, e que possuem um amargor mais suave.

“A Bohemia Reserva, uma English Barley Wine, é uma cerveja encorpada e com sabor residual adocicado, com notas que remetem à caramelo e castanhas, que complementam com um ‘tchã’ a mais o sabor doce e suave do chocolate
Vanessa Nadruz, beer sommelière e especialista da Academia da Cerveja da Ambev

Já quando a harmonização é com chocolates com um maior percentual de cacau, as cervejas do estilo Imperial Stout ou Russian Imperial Stout, são uma ótima combinação. As notas advindas do malte torrado remetem à café e chocolate, semelhantes às do chocolate mais amargo, e sua textura mais licorosa resulta em uma combinação cremosa e intensa. Como exemplo, a beer sommelière cita a Wals Petroleum, uma Russian Imperial Stout com 12% de teor alcoólico.

Para participar do beer tour em uma das unidades fabris da AMBEV basta se inscrever no site https://www.visitaambev.com.br/