Cervejaria Ashby conquista medalhas de ouro na Copa Sul Americana de Cervejas com a sua famosa British Strong Ale e outra com uma Porter
No fim de abril foi divulgado o resultado da segunda edição da Copa Sul Americana de Cervejas. O concurso é registrado pelo Beer Judge Certification Program (BJCP) e contou com a participação de mais de 950 cervejas diferentes avaliadas por um júri composto por sommeliers e cervejeiros renomados de países como Chile, Argentina e Uruguai. Entre as premiadas, a Cervejaria Ashby, de Amparo (SP), conquistou duas medalhas de ouro, uma com a sua famosa Ashby British Strong Ale, na categoria Extra Special Bitter (ESB), e outra com sua Ashby Porter na categoria Brown Porter.
O que chama atenção é que a Ashby British Strong Ale continua seu sucesso absoluto, confirmando ser há mais de cinco anos uma referência do estilo da produção nacional. Conhecida por ser uma cerveja tipicamente inglesa, ela é fiel às características da família Ale com as características das ESB, de um amargor médio/alto, mas também encorpada, aromática e de cor acobreada escura. Além disso, a versão da Ashby é feita com quatro tipos de maltes e lúpulos ingleses especialmente selecionados, atingindo 5,8% de teor alcoólico e 45 IBU.
Com esse prêmio, a Ashby British Strong Ale acumula 13 medalhas conquistadas em diversas premiações ao redor do mundo, sendo sete de ouro e o status de melhor cerveja do mundo na sua categoria no ano passado pelo renomado World Beer Awards, um dos maiores e principais concursos cervejeiros do mundo.
A outra boa performance da Ashby Porter na categoria Brown Porter também merece destaque. Esse outro clássico estilo inglês anda um pouco fora dos planos das cervejarias nacionais preocupadas em oferecer uma linha mais comercial, o que é lamentável, pois trata-se de uma cerveja escura e rica em sabores e aromas. Devido aos maltes tostados, é possível sentir notas de biscoito, caramelo e café. A versão da Ashby tem 4,8% alcoólico e 30 IBU.
Essa é a primeira medalha de ouro conquistada pela Ashby Porter, que já tinha sido premiada esse ano com medalha de prata no European Beer Challenge e com medalha de bronze em 2023 na Copa Guarani de Cervejas.
“Os concursos cervejeiros tem sido de extrema importância para divulgar e enaltecer as marcas, então ter um evento renomado como a Copa Sul Americana de Cervejas acontecendo no Brasil é algo bastante positivo para o setor. Esse ano conseguimos duas medalhas de ouro, uma grande conquista para a Ashby, que sempre acreditou no potencial do mercado brasileiro”
Scott Ashby, fundador da Ashby
As cervejas da Ashby podem ser adquiridas em diversos pontos de vendas e também na loja oficial da marca: https://loja.ashby.com.br/