Cervejaria Burgman, pioneira na cidade de Sorocaba, celebra 12 anos com lançamento de três cervejas e novo mestre cervejeiro
A cervejaria Burgman, de Sorocaba (SP), uma das pioneiras no setor das artesanais, acaba de completar 12 anos e fez uma festa junina linda no dia 14 de junho na própria fábrica! A marca que agora tem à frente das panelas Patrick Bannwart, comemorou o aniversário com a estreia de três novas cervejas: uma Wee Heavy, com café, desenhada especialmente para celebrar o aniversário, além de duas novidades para o portfólio: uma Session IPA e a já querida IPA HOP, agora em versão repaginada, com nova lupulagem.
A Burgman Twelve é uma Wee Heavy, com adição de café, criada especialmente para a comemoração de 12 anos da cervejaria. Uma boa pedida para os dias mais frios, ela tem carga de malte generosa, 7 % de teor alcoólico e recebeu adição de um café arábica/catuaí 144, com perfil de torra exclusivo para lá de especial da 15 Coffee Company. O café veio da Fazenda Coqueiros, de Coqueiral (MG), e todo o processo foi supervisionado por Daniel Carvalho, mestre de torra certificado pela Specialty Coffee Association. No nariz, ela traz uma explosão de aromas provenientes do café que lembram frutas cítricas com toque de mel. Com visual âmbar escuro, ela traz um corpo médio/alto com malte bem presente e amargor médio baixo de 30 IBU, com um leve dulçor residual. Uma edição especial com poucas unidades (garanta a sua!)
A nova integrante da família, a Session IPA batizada de Haisa chega para ficar. Ela traz versatilidade, aroma e frescor, com apenas 3,8% de teor alcóolico, visual dourado e amargor sutil de 24 IBU. Tem notas que remetem a frutas tropicais amarelas conferidas pelos lúpulos Enigma, Mosaic e El Dorado. O nome do novo rótulo é uma reverência à elefanta que viveu até 2020 no zoológico de Sorocaba, junto com seu companheiro Sandro.
A já conhecida IPA HOP, a India Pale Ale da Burgman, chega repaginada, com uma lupulagem diferente, composta pelo blend de Citra, Enigma, Topaz e Amarillo. O resultado trouxe mais frescor e potência de aromas cítricos à receita, que lembra frutas tropicais como manga, abacaxi, laranja e maracujá. Ela tem corpo médio, um amargor marcante de 60 IBU perfeitamente equilibrado pelos maltes e um final levemente seco. O que era bom ficou ainda melhor.
Patrick Bannwart
Estas novidades são criações do mestre cervejeiro Patrick Bannwart, que há poucos meses se juntou ao time da Burgman. Patrick traz na bagagem mais de 10 anos de atuação no mercado cervejeiro, com passagens pela Karavelle, Cervejaria Nacional, além da sua marca própria, a BR BREW.
O Portal Mesa de Bar foi convidado para participar da festa Junina comemorativa dos 12 anos da cervejaria. Uma honra e um raro prazer em compartilhar esse marco. A Cervejaria Burgman é uma cervejaria fundada e administrada por mulheres. Amanda Bazzo e sua mãe, Edite Bazzo, batalharam para manter essa cervejaria que virou referência na região e se consolidou como um belo case de sucesso do setor.
A marca foi pioneira e teve importante papel quando o cenário das artesanais estava dando os primeiros passos no Brasil. Hoje segue com o compromisso de difundir a cultura cervejeira, produzindo cervejas de qualidade. Consciente de que é preciso investir constantemente em tecnologia e aprimoramento do processo de produção, a cervejaria sorocabana que hoje fabrica 150 mil litros/mês aposta no controle minucioso de qualidade exercido por meio de laboratórios dentro e fora da empresa.
“Estamos em uma nova fase, de expansão depois da pandemia, e com a vinda do Patrick vamos aumentar ainda mais nossa qualidade e lançar novos rótulos. Essa festa linda prova o quanto somos uma família unida e forte, afinal, somos a única cervejaria da região comandada por mulheres! Temos muito orgulho da nossa equipe, dos nossos clientes, do que conquistamos e do que ainda há por vir… “
Amanda Bazzo, sócia-fundadora da Burgman
Mais informações na https://cervejaria-burgman.negocio.site/