Cervejaria Nacional lança cerveja ‘A Lenda Tainá-Kan’ como homenagem e apoio aos povos originários do Brasil

A Cervejaria Nacional acaba de lançar a cerveja A Lenda Tainá-Kan como homenagem e apoio aos povos originários do Brasil. A Session IPA foi produzida em parceria com a Cruls Cervejaria e a Cerrops Lúpulos do Cerrado, com apoio da Agrária, da Bio4 e do Instituto LeftBank. O objetivo é, com a venda e exposição da cerveja na mídia, arrecadar doações para a Associação da Aldeia Karajá de Aruanã (AAKA) no estado de Goiás.

A Lenda Tainá-Kan é uma cerveja de coloração dourada intensa e límpida. Possui uma presença aromática forte, onde se destacam as características do lúpulo Comet do cerrado brasileiro. Sua composição leva apenas insumos nacionais, incluindo mandioca, em referência à alimentação tradicional dos Karajás.

Apresenta aromas de frutas amarelas como pêssego e herbal. Na boca, possui baixo corpo e amargor médio. É leve, refrescante e aromática, e pode ser muito bem harmonizada com tapioca com queijo coalho ou filé de peixe branco e caprese.

“Tradição e inovação se encontram no copo de Tainá-Kan. Ficamos muito contentes com esse projeto proposto pela Cerrops. Faz parte da história da Nacional valorizar a pluralidade da cultura brasileira e trazer isso para o meio cervejeiro. Nesse projeto, conseguimos ao mesmo tempo contar uma lenda da cultura Karajá e trazer aos consumidores a experiência inovadora de experimentar um lúpulo fresco e nacional”
Marcos Braga, Mestre Cervejeiro da Cervejaria Nacional

Apoio ao povo Karajá

O Portal Mesa de Bar foi convidado para o evento de apresentação da cerveja. A Lenda Tainá-Kan é uma excelente Session IPA, com um forte amargor (salve o Comet nacional!), picância e uma incrível drinkability, com 5% de teor alcoólico e 25 IBU. Pudemos também conversar com os diversos parceiros do Projeto que se mostrou uma maneira diferente, criativa e eficiente de chamar a atenção para os povos originários, que tem sofrido tantas ameaças ultimamente e precisam de apoio e uma maior valorização por parte da sociedade.

A lenda que inspirou a cerveja é simplesmente linda. Segundo a tradição Karajá, Imaeró, uma bela indígena, desejava a estrela Tainá-Kan, conhecida como estrela d’alva. Certo dia, a estrela se materializou na sua frente na forma de um homem velho e enrugado. Imaeró, decepcionada por encontrar um ancião em vez de um jovem guerreiro, o rejeitou.

No entanto, sua irmã, Denakê, se compadeceu de Tainá-Kan e decidiu que se casaria com ele. O velho homem prometeu cuidar de Denakê e alimentá-la, partindo para a mata. Denakê ouviu que deveria esperá-lo em casa, mas, com o passar das horas, decidiu ir ao seu encontro.

Denakê, então, se deparou com uma surpresa ao encontrá-lo preparando um roçado na mata: Tainá-Kan havia assumido a forma de um guerreiro Karajá jovem e forte. Ele explica que não apareceu desta forma para Imaeró porque ela não foi capaz de enxergar além do que seus olhos podiam ver. “Seu amor não era por mim, mas sim por meu brilho”, disse.

Tainá-Kan foi muito feliz ao lado de Denakê e deu um grande presente ao povo Karajá: ensinou a eles o dom da agricultura.

“Homenagear, valorizar e ajudar a manter viva a cultura indígena” é o principal objetivo do projeto A Lenda Tainá-Kan. Quem quiser apoiar a Associação da Aldeia Karajá de Aruanã – AAKA pode fazer a sua doação online no site tainakan.institutoleftbank.org.br.

Já quem ficou sedento em provar A Lenda Tainá-Kan, ela está disponível nas torneiras da Cervejaria Nacional, mas também pode ser adquirida em growler de 1 litro ou em latas de 473 ml. Mais informações no site https://www.cervejarianacional.com.br/ ou no delivery pelo aplicativo próprio https://deliverydireto.com.br/cervejarianacional ou nas plataformas Rappi e iFood.