Chandon faz reposicionamento de marca com nova identidade visual para sua linha de espumantes e realiza evento comemorativo

Há sessenta anos, Robert-Jean de Vogüé e sua equipe tiveram a visão, a coragem e a determinação necessárias para redefinir os vinhos espumantes finos no mundo. Eles perceberam que havia uma maneira de torná-los mais modernos, exportando não simplesmente suas garrafas, mas seu conhecimento e expertise seculares. O que eles criaram foi um paradoxo emocionante: uma marca de tradição, mas global, com o dinamismo em seu DNA: a Chandon.

Essa nova história da marca começou na Argentina, em 1959. A partir de terroirs cuidadosamente escolhidos em quatro continentes (Brasil, Argentina, EUA, Austrália, Índia e China) a marca passou a elaborar espumantes e experiências excepcionais, de forma preciosa e colaborativa, em direção a um futuro sustentável e responsável. No Brasil sua chegada ocorreu em 1973.

“A partir daí, nos tornamos uma vinícola onde o sol nunca se põe. Desde o seu início, a Chandon tratou de correr riscos, pois sempre acreditamos que é mais arriscado não os correr. Seguimos nossas convicções e aprendemos com nossos próprios erros, pois sempre há mais para aprender. Tratamos de valorizar nossas raízes, mas permitimos que cada uma das propriedades da família Chandon no mundo seja ela mesma. Chandon é o sabor autêntico de um terroir em uma taça”
Paola Mastrocolla, Gerente de Marketing Chandon Brasil

Atualmente, a Chandon mantém uma rede colaborativa de 16 enólogos de sete nacionalidades que compartilham conhecimentos, percepções e expertise, enraizados na celebração das comunidades locais. Desta forma, ela visa ser a mais local das marcas globais. Assim, a Chandon considera que não está simplesmente no Brasil: ela é do Brasil.

“Mais do que uvas, cultivamos o orgulho da nossa brasilidade, que vem estampada em nosso rótulo. A missão da Chandon de trazer e celebrar alegria nunca foi tão relevante, nunca foi tão importante estarmos atentos aos prazeres momentâneos que enaltecem a experiência humana. Aqui, a comunidade é a nossa força, um dos princípios que nos movem. A nossa história é de um trabalho coletivo de sucesso”
Paola Mastrocolla, Gerente de Marketing Chandon Brasil

Para manter viva essa filosofia e renovar os lanços com a comunidade local, a Chandon promoveu recentemente uma modernização da identidade visual da sua linha de espumantes que faz parte de um reposicionamento da marca. Os espumantes ganharam novas embalagens, com um logo renovado e alinhado a um design mais limpo e arejado.

“Passamos os últimos tempos mergulhando profundamente naquilo que essencialmente somos, nos conectando com nossas raízes, alma e propósito. O resultado dessa imersão é o fortalecimento da nossa mensagem para o mundo”
Paola Mastrocolla, Gerente de Marketing Chandon Brasil

Confira as mudanças

SELO CHANDON
O selo expressa a crença fundamental da marca, de quão longe chegaram e da jornada na qual ainda caminham. É um carimbo de um passaporte, uma bússola, um sextante. Um sorriso.

ESTRELA CHANDON
A estrela Chandon tem sete pontas, representando as seis vinícolas da marca pelo mundo e o espírito fundador francês. É uma estrela brilhante, uma estrela guia, uma estrela sempre em ascensão.

MOLDURAS CHANDON
Cada um vê o mundo de sua maneira. As molduras abraçam visões diferentes e expressam a singularidade de cada perspectiva. Elas representam as janelas para o mundo, nosso planeta, os mapas e gráficos que nos guiam e os pontos de vista dinâmicos.

LOGOTIPO CHANDON
Um logotipo confiante e moderno. O novo logotipo da Chandon demonstra que, ao mesmo tempo em que a marca respeita as convenções e os códigos já estabelecidos, pensa e age além deles.

ESTAMPA CHANDON
A estampa é a identidade única da marca. Ela representa em grande escala as linhas de contorno de uma encosta, as fileiras de videiras vistas do ar, mas, ao mesmo tempo, a escala individual e a impressão digital.

Comércio eletrônico e evento

A Chandon desde o começo de 2021 vem implementando as mudanças em relação à nova identidade da marca. Embora o mercado global de espumantes tenha sofrido um golpe durante a COVID-19, perdendo 8% em valor durante 2020, conforme a IWSR, a maioria dos produtores de champanhe e vinho espumante viram as vendas se recuperarem em 2021.

A pandemia obviamente teve um impacto nas vendas da marca, mas também foi uma oportunidade para que ela se reinventasse. Os produtos de luxo em todo o mundo estão em alta com consumo doméstico, que impulsionou a expansão do varejo eletrônico. Os clubes Chandon Wine que já existiam nos Estados Unidos e na Austrália experimentaram um aumento substancial. A marca desenvolveu parcerias com os principais varejistas eletrônicos em todos os mercados e propondo experiências caseiras aos consumidores, assim a recuperação em 2020 foi muito satisfatória.

Como o Brasil é coordenado por um dos maiores enólogos, Philippe Mevel, que tem o foco na Viticultura Sustentável, este ano está sendo muito especial para marca em território brasileiro. E para comemorar este novo momento a marca criou a “Casa Chandon”, um espaço na Casa de Cultura do Parque, no bairro do Alto de Pinheiros, em São Paulo, totalmente customizado e dedicado à cultura e à experiência com a marca que está aberto ao público de 30/10 à 14/11 de 2021 com a presença de Sybelle Scherer, presidente mundial Chandon.

Os visitantes da Casa farão um tour guiado para uma experiência completa no mundo Chandon. Ao chegarem serão recebidos e guiados a uma imersão cultural nos terroirs Chandon nas Serras Gaúchas, na sala terroir. Por meio de uma videoinstalação e de um aroma sutil que enche a sala, serão transportados para as belas paisagens dos vinhedos, em seguida farão uma experiência de degustação sinestésica em um bar e no final degustarão um brunch temático no restaurante assinado pelo Botanikafé, harmonizado com os espumantes da marca.

Na sequência, um workshop com drinks a base de espumante preparados por jovens bartenders expoentes como Daiane Ferreira, Ricardo Takashi Paulon, Ana Paula Gumeri e Heitor Marin, mostrando a diversidade de perfis que faz parte do DNA da marca. Aos finais de semana, acontecem intervenções musicais artísticas no Bar Lounge.

A Casa Chandon conta ainda com solarium com espreguiçadeiras para relaxar após o tour. Em seguida o percurso conduz ao restaurante, no piso superior, onde um mirante com vista para a copa das árvores convida a celebrar a natureza e faz lembrar do horizonte verde como nos terroirs Chandon nas Serras Gaúchas.

A Casa Chandon conta ainda com uma loja temática para aquisição de itens especiais customizados ao vivo por artistas, como garrafas, taças, baldes e outros.

Para saber mais, acesse: https://www.chandon.com.br/casachandonbrasil

EXPOSIÇÃO CASA CHANDON BRASIL
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1.300 – Alto de Pinheiros, São Paulo.
Quando: De 30 de outubro a 14 de novembro.
Horário: Sextas, das 11h às 16h. Sábados, domingos e feriados: das 11 às 20h.
Experiências: Sexta-feira: 11h; 11h45; 12h30; 13h15.
Sábados e Domingos: 11h; 11h30; 12h; 12h30; 13h; 13h30; 14h; 14h30.
Feriados: 11h; 11h30; 12h; 12h30; 13h; 13h30; 14h; 14h30.
Ingresso: R$ 250. Vallet: R$ 35
Link para compra: https://www.chandon.com.br/casachandonbrasil
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Tolerância máxima de 15 minutos para início das experiências guiadas – Grupos de 14 pessoas por horário – Acesso para deficientes – Uso de máscara obrigatório – Será solicitada a comprovação da vacinação contra a Covid-19 no check-in do evento – Serão obedecidas todas as regras de distanciamento social, previstas no plano São Paulo – Recomendamos usar app de transporte ou táxi: se beber não dirija!