Coca-Cola imprime um QR Code 2D de rastreamento nas garrafas retornáveis para impulsionar sua logística reversa e ciar um novo canal de comunicação com o consumidor
A Coca-Cola passou a imprimir por laser um QR Code 2D, da GS1 Digital Link, nas suas embalagens retornáveis. O objetivo é poder rastrear cada garrafa e assim fazer uma maior gestão e controle logístico do parque de vasilhames retornáveis e a mensuração de possíveis impactos causados.
“Parte indispensável do trabalho realizado no planejamento sustentável, a logística reversa é uma das áreas potencializadas pela inserção da tecnologia. Esse é um dos projetos que visa o futuro do nosso planeta e toca em pontos extremamente importantes para nossa empresa e para a área de tecnologia”
Alfeu Júnior, especialista em Novas Tecnologias do escritório da Coca-Cola Brasil e Cone Sul
A adoção da nova tecnologia é um salto inovador em promover alternativas sustentáveis e em minimizar os impactos ao meio ambiente, diminuir as emissões de carbono, além de permitir um canal de comunicação direta com o consumidor. Isto porque ele poderá escanear o QR Code da garrafa pelo seu celular e ter acesso a informações sobre os produtos que adquire e quais os principais benefícios do uso de garrafas retornáveis.
“O GS1 Digital Link nos abre um leque de possibilidades para criarmos um canal de comunicação direta com os consumidores. Assim, ele pode entender qual é a jornada realizada por aquela determinada garrafa e qual é o impacto da decisão dele de comprar um produto retornável em relação ao meio ambiente”
Alfeu Júnior, especialista em Novas Tecnologias do escritório da Coca-Cola Brasil e Cone Sul
Identificação de produtos
Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A entidade conta com cerca de 58 mil associados que representam 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais.
Mais informações no site: https://www.gs1br.org/.