Conheça as 17 cervejas que vão representar o Brasil no World Beer Cup 2026, a Copa do Mundo da cerveja, nos Estados Unidos

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – Abracerva divulgou a lista das 17 medalhistas de ouro da etapa nacional da 5ª Copa Cerveja Brasil, concurso promovido pela entidade, que irão representar o país na World Beer Cup 2026, em abril nos Estados Unidos (veja a lista abaixo). Outras cervejarias também podem participar de forma independente, mas este “time medalhista” tem tudo para fazer uma boa performance no concurso internacional.

A participação das cervejarias medalhistas foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Abracerva e sua congênere estadunidense, a Brewers Association, organizadora da competição internacional e que ofereceu inscrições gratuitamente para as brasileiras laureadas.

Essa proximidade com a Brewers Association ampliou o acesso das pequenas cervejarias brasileiras ao principal palco competitivo do mundo. É uma oportunidade real de mostrar nossa técnica, diversidade e criatividade, e reforçar internacionalmente o valor da cerveja artesanal do Brasil
Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva

Missão Internacional

A parceria entre as entidades inclui ainda uma missão dos brasileiros organizada pela Abracerva para a Craft Brewers Conference and BrewExpo America, maior encontro anual da indústria de cerveja artesanal das Américas, que este ano será realizada na cidade de Philadelphia, de 20 a 22 de abril de 2026.

A premiação da World Beer Cup é realizada paralelamente à conferência que recebe todos os anos milhares de profissionais do setor para trocar experiências, aprender sobre inovações, fazer networking e promover parcerias internacionais.

O Brasil no World Beer Cup

O desempenho brasileiro no World Beer Cup cresceu de forma expressiva nos últimos anos. Após um hiato sem medalhas em 2022 e 2023, o país voltou ao pódio em 2024 e 2025, acumulando sete conquistas. Foram dois ouros da 277 Craft Beer, do Paraná, e um da Sim! Cerveja, na categoria de cervejas sem álcool.

Dois rótulos medalhistas na Copa Cerveja Brasil já conquistaram medalhas no WBC. A paranaense 277 Craft ganhou um de seus ouros este ano com a Canoa Quebrada, receita inspirada no estilo gose alemão com o brasileiríssimo caju, considerada a melhor de sua categoria no ano passado. Já a Mandacaru Atômico, da cervejaria Caatinga Rocks, de Maceió (AL), que tem o mandacaru na receita, recebeu medalha de prata na categoria Specialty Berliner-Style Weisse no World Beer Cup 2024.

A edição 2025 da World Beer Cup recebeu inscrições de 8.375 rótulos de 1.761 cervejarias de 49 países que foram julgados por 265 especialistas ao longo de sete dias, reforçando seu status de maior e mais competitiva premiação do mundo.

Os resultados dos últimos dois anos mostram que o rigor técnico dos pequenos produtores brasileiros e as características sensoriais de nossos produtos são capazes de competir com os melhores rótulos do mundo
Juliana Behr, diretora de eventos da Abracerva

Para a edição de 2026 do concurso, o ponto de consolidação da logística para as candidatas brasileiras fica na cidade de São Paulo, onde as cervejas devem ser entregues até 27 de fevereiro. De lá a própria Brewers Association cuida do transporte de todas as amostras até os Estados Unidos.

Conheça as 17 medalhistas de ouro que irão representar o Brasil:

Belgian-Style Lambic: Goddess Calíope – Cervejaria Stannis (Jaraguá do Sul–SC)

American-Style Light Lager: Bionda Light Lager – Cervejaria Bionda (Sinop–MT)

Classic French & Belgian-Style Saison: Cambuí Saison – Cambuí Cervejaria e Bar de Estar (Brasília–DF)

Non-Alcohol Malt Beverage: Etapp Golden – ETAPP (São José dos Campos–SP)

New Zealand-Style Pale Ale: Kaingang NZ – Kaingang Cervejaria (Xaxim–SC)

Belgian-Style Strong Dark Ale: Colombina Romaria – Cerveja Colombina (Aparecida de Goiânia–GO)

Experimental Beer: Manipueira Blackberry Fields – Marek Cervejaria Artesanal (Charqueadas–RS)

British-Style India Pale Ale: Bragueto – Cervejaria Bracitorium (Brasília–DF)

Bamberg-Style Helles Rauchbier: Mundo em Confusão – NAVE (Pelotas–RS)

American-Style Fruited Sour Ale: Love Hurts – Sampler Brew House (Petrópolis–RJ)

American-Style Black Ale: Dark Moon – Hop Capital Beer (Brasília–DF)

German-Style Pilsener: Ade German Pils – Ade Bier Cervejaria (Castro–PR)

Brazilian Wood and Barrel Aged Sour Beer: Frutopia – Yellow Bird Brewery (Pinhais–PR), em colaboração com Hespanha Brewery (Paranaguá–PR)

South German-Style Kristal Weizen: Os Trigueiros – Cervejaria Quatro Poderes (Brasília–DF)

British-Style Barley Wine Ale: La Birra Barley Wine – La Birra Cervejaria (Caxias do Sul–RS)

West Coast-Style India Pale Ale: MinduIPA – Cervejaria MinduBier (Salvador–BA)

Adambier: Kaptain Lisa – Cervejaria Stannis (Jaraguá do Sul–SC)

Coffee Beer (International-Style Pilsener base): Louvada Pilsen com Café – Cervejaria Louvada (Cuiabá–MT)

Mais informações no site: www.abracerva.com.br e no Instagram: @abracervaoficial. Já os interessados em participar da missão da Abracerva para a Craft Brewers Conference and BrewExpo America podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].