Brasil RTD Cup 2026 elegeu os melhores drinks prontos do Brasil em concurso no Mercado de Origem em Belo Horizonte

O setor de bebidas Ready to Drink (RTD), drinks prontos para beber, vive seu momento de maior efervescência no Brasil. E o termômetro dessa ascensão foi a nova edição do Brasil RTD Cup, que aconteceu no último 24 de janeiro no Mercado de Origem (Olhos D’Água) em Belo Horizonte (MG). O concurso avaliou 92 drinks participantes de 42 marcas diferentes vindas de diversos estados. O volume é superior a 50% em relação ao ano passado, quando 60 rótulos competiram. O evento consolida-se assim como a principal vitrine dos RTD em lata e garrafa do país.

Foram várias categorias avaliadas: cítrico, frutas vermelhas, herbal, tropical, álcool de cereais, cachaça, gin, rum, sem álcool, vinho, vodka, novidades, melhor design e geral. Os rótulos concorreram também segundo o destilado base do drink pronto, como gin, vodka, álcool de cereais, cachaça, rum, vinhos, sem álcool e outros. Também foi critério de avaliação o perfil aromático. Cada jurado poderia escolher apenas uma das amostras que também serviu como forma de desempate.

Houve muita variedade de aromas e sabores. Entre os cítricos, brilharam amostras com limão, lima, laranja, tangerina e grapefruit. Os tropicais apostaram em abacaxi, manga, maracujá, coco, caju ou banana. E ainda muitos de frutas vermelhas, como morango, framboesa, amora, mirtilo ou herbais, como hortelã, manjericão, gengibre, chá verde e mate. E outros optaram por usar fermentados alcóolicos, como vinho, espumante e sakê. Para fechar, a organização incluiu as categorias “Outros”, mais ampla, e a “Geral”, onde o melhor drink entre todos é premiado. Outra disputa foi a categoria “Novidade”, que reuniu competidores com lançamentos após o Carnaval de 2025. Por fim, a categoria “Design de latinha” premiou também o melhor visual entre todos os concorrentes.

A Manza Destilados ganhou como melhor drink geral. Já a Like Wine levou quatro prêmios, com o 2º lugar na categoria tropical, 1º lugar no álcool de cereais, 2º lugar na categoria novidades e 3º lugar na categoria fermentados. A The White-Rabbit levou quatro prêmios: na categoria Gin ganhou 1º e 3º lugares, foi 1º lugar na categoria Frutas Vermelhas e 3º lugar na categoria Tropical. Mas outras marcas conquistaram boas colocações, demonstrando a competitividade atual do setor.

Foi uma festa muito linda. Apesar de ser uma competição, a turma é muito unida e o ambiente é saudável. Óbvio que todos querem a vitória, mas há uma busca mútua pelo reconhecimento junto ao público. A maior vitória é conquistar o paladar do consumidor
André Leonel, da Boozen e um dos idealizadores da RTD Cup

O momento do mercado

A categoria de drinks prontos para beber, que há alguns anos era vista apenas como uma alternativa barata, passou por uma revolução gourmet. Hoje, o RTD é sinônimo de bebida de qualidade, com opções artesanais que conquistaram a confiança do consumidor pela segurança, padronização de sabor e excelente custo-benefício.

Atualmente, o mercado de drinks prontos está em franca ascensão e é inegável que o grande impulsionador da categoria é o Carnaval de Belo Horizonte, quando os RTDs dominam as celebrações principalmente dos blocos de rua. Belo Horizonte consolidou-se como a capital brasileira dos drinks prontos para beber transformando a sua histórica vocação boêmia em um polo de inovação que dita as regras deste mercado nacional.

A cidade, que já detém o título de capital mundial dos botecos, soube aproveitar a expertise técnica de suas destilarias de gin e cachaça para liderar a revolução dos RTD, unindo a praticidade exigida pelo consumidor moderno à qualidade artesanal mineira. Esse protagonismo é evidenciado pela trajetória de marcas como a Xeque Mate e a Lambe Lambe, que nasceram no coração de Minas e hoje servem de referência para o setor, atraindo investimentos vultuosos e expandindo sua distribuição para todo o território brasileiro.

Com a proximidade do Carnaval, o evento em Belo Horizonte ganha contornos estratégicos para a categoria. Este ano, com a ausência do patrocínio da Ambev no Carnaval da capital mineira abre-se uma oportunidade incrível para que conhecidos e novos drinks prontos para beber encantem os foliões, ocupando o espaço deixado pelas grandes marcas.

Além disso, espaços como o Mercado Novo e o Mercado de Origem na cidade funcionam como laboratórios de tendências, permitindo que novos sabores e misturas autorais sejam testados em tempo real com um público exigente. Em 2026, o setor projeta um crescimento vigoroso. Ao combinar criatividade, tecnologia de envase e uma rede de distribuição ágil, a capital mineira transformou o mercado de bebidas prontas em um pilar da sua economia criativa, exportando para o restante do Brasil não apenas latas, mas um novo estilo de vida e de consumo que prioriza a agilidade sem abrir mão do sabor autêntico.

RTDs para o Carnaval

Várias marcas de RTD mineiras estão oferecendo rótulos para o Carnaval 2026 em Belo Horizonte. A Verace apresenta o Gimbrado, novo drink pronto para beber que amplia o portfólio da marca que já conta com rótulos como Tropical, Melancita e Soul Mate. Elaborado com gin produzido na própria destilaria da Verace — que atualmente comercializa gin e vodka —, o Gimbrado carrega identidade, com um perfil menos doce, priorizando frescor e equilíbrio, tendo como sabor principal o limão siciliano, acompanhado por um toque sutil de laranja, resultando em um drink leve, aromático e fácil de beber.

O Spritz é a aposta da Like Wine para o carnaval 2026, Ele é leve, refrescante e com sabor marcante, feito com suco de uva integral de uvas brancas e com 6% de teor alcoólico. O Spritz passa a fazer parte da família de RTD da Like Wine, todos enlatados e com alto padrão de qualidade. Tanto o Spritz quanto o restante dos espumantes Like Wine também são vendidos em barris, voltados para bares, restaurantes e eventos, com instalação similar à de chopeiras tradicionais. A solução oferece agilidade na operação e mantém a excelência do produto na taça.

A Vanfall expande linha de RTD com o lançamento do Aura, que oferece uma “explosão” de sabor de maçã verde logo no primeiro gole, combinando o frescor cítrico e levemente ácido da fruta com a qualidade do gin produzido pela destilaria. O Aura é uma bebida equilibrada, leve e ideal para consumo imediato, ideal para o Carnaval e o verão. Ele chega para compor o portfólio de RTDs da marca que inclui o Fizz (mexerica, hortelã e gin), Ruby (Frutas vermelhas, vinho branco e gin rosé) e Vibra (maracujá com vodka), todos feitos a partir dos destilados fabricados pela marca.

Läut promete investir com força total no Carnaval 2026 com o VENM, o RTD que foi sucesso no ano passado tanto na folia dos blocos de rua de Belo Horizonte quanto na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Refrescante, leve e com uma proposta moderna, o drink à base de gin, tangerina, capim-limão e manjericão teve uma recepção calorosa do público e esgotando seu primeiro lote ainda antes do Carnaval passado. A expectativa da marca é ampliar a distribuição e fortalecer a presença nos principais blocos e eventos carnavalescos, tanto em Belo Horizonte quanto em outras capitais, levando a experiência da bebida para um público ainda maior. O VENM já está presente em mais de 100 pontos de venda só na região metropolitana de BH.

Mais informações nos sites: www.manzabebidas.com / https://vivaverace.com.br / www.likewinestore.com / www.vanfall.com / www.cervejarialaut.com.br e nos Instagram: @brasilrtdcup / @mercadodeorigem / @manzacider / @likewinebr / @thewhiterabbit_gin / @likespritz / @vivaverace / @vanfalldestilaria / @lautbeer / @venmoficial