Segunda temporada de “Bar Aberto”, primeiro reality de coquetelaria do Brasil, estreia hoje, 14/10, com nova apresentadora e em novo canal
Estreia hoje, 14/10, às 21h30, no Canal Multishow, a segunda temporada “Bar Aberto”, o primeiro reality show de coquetelaria do Brasil, no qual dez competidores disputam o título de melhor bartender amador do Brasil.
Esta segunda temporada traz algumas novidades em relação à primeira. O bartender Marcio Silva, um dos principais nomes do cenário da coquetelaria nacional, agora divide o comando do programa com Laura Vicente, modelo, repórter e apresentadora de grandes festivais de música no lugar de Marina Person. Aliás, outra mudança é que o reality deixa a BAND e vai para a grade do canal fechado Multishow, com exibição todas as quintas-feiras às 21h30.
Ao longo de oito episódios, “Bar Aberto” trará dois convidados a cada edição: uma celebridade ou influenciador, que participa durante todo o programa, e um especialista para avaliar as provas. Logo na estreia, a cantora Pocah e Leandro Santos, vencedor da primeira temporada do reality, têm a missão de degustar e aprovar os drinks do desafio final, ao lado de Márcio e Laura.
Ademara, Esse Menino, Gloria Groove, Madama Brona, Negra Li, Preta Gil e Rafael Zulu já garantiram seus lugares no bar mais atraente do Brasil. Já Alex Mesquita, Alice Guedes, Fabio La Pietra, Gustavo Romulo, Marquinhos Felix, Leo Young e Stephanie Marinkovic compõem o quadro técnico do júri.
O reality conta com duas dinâmicas: um mini challenge e um drink final. No primeiro, serão trabalhadas algumas expertises essenciais à arte da coquetelaria, como o repertório e o raciocínio rápido. A partir daí, os participantes somam vantagens para o desafio final, em que o drink será executado em uma grande prova eliminatória.
Jogos para aguçar a troca entre os membros serão propostos em um espaço de convivência, que também terá uma tela para que os competidores possam acompanhar eventuais provas de seus concorrentes, fazendo comentários e aumentando assim a tensão.
“É um reality que pode ensinar muito a gente que ainda tá em casa nesse momento de pandemia, voltando aos poucos ou querendo descobrir uma nova coisa. É muito legal porque os participantes trazem essas histórias reais, de ser aquela pessoa que faz os drinks no rolê da galera, de ser aquela que faz um bar improvisado em casa… tanta história bacana, vai ser muito massa!”
Laura Vicente, apresentadora do “Bar Aberto”
Márcio revelou para o Portal Mesa de Bar que cada participante se dedicou demais para colocar suas identidades em cada coquetel preparado.
“O programa é muito inclusivo, completamente humano! Incríveis humanos com incríveis histórias de superação. O público com certeza vai se familiarizar com a fluidez do programa e com as histórias de cada participante. Cada um traz uma história linda, com sonhos incríveis e seus coquetéis representam isso. Antes de ser uma indústria de bebidas, é uma indústria de pessoas. Isso já faz toda diferença. O coquetel só é uma ferramenta de comunicação de várias que disponibilizamos para trabalhar em hospitalidade. E com a comunicação deles, as pessoas em casa podem se sentir familiarizadas para arriscarem a fazer mais coquetéis em casa”
Marcio Silva, bartender e apresentador do “Bar Aberto”
A cada semana, um participante será eliminado. O vencedor, além do título de Melhor Bartender Amador do Brasil, leva uma viagem para a Europa para conhecer a sede das quatro grandes marcas presentes no programa: Absolut, Beefeater, Chivas e Ballantine’s.
“A pandemia aumentou a frequência das atividades em casa, como a busca por entretenimento tanto na TV, nos serviços de streaming e busca pelos realities shows. Também percebemos que nesse período o interesse do brasileiro pela coquetelaria se intensificou. Com esse movimento, entendemos o quanto o Bar Aberto se mantém alinhado às tendências de consumo da audiência, tanto em termos de conteúdo, como em propósito, que é democratizar o universo de mixologia no Brasil”
Patricia Cardoso, Diretora de Marketing da Pernod-Ricard Brasil
O programa é uma parceria entre a produtora Barry Company, idealizadora do projeto, Globo e a Pernod Ricard, que irá contar com entregas multiplataforma, incluindo programetes na TV Globo, programa personalizado no Multishow, conteúdo inédito nas redes sociais do canal, dos apresentadores e também dos artistas convidados, além de iniciativas que envolvem também o Globoplay e o canal Humor Multishow no Youtube.
A temporada foi gravada seguindo todos os protocolos de biossegurança da OMS, devido à pandemia de Covid-19, com equipe reduzida e confinada no hotel Grand Hyatt em São Paulo.
Conheça os participantes da nova temporada
Cana Fístula Carmen Santos Marie Milani João Paulo Jacovas Thadeu Carneiro
Cana Fístula
Cana tem 25 anos. O interesse por drinks surgiu na adolescência devido a um laço afetivo (os familiares tinham um bar). Já na vida adulta, em São Paulo, deu vazão ao desejo de aprender mais sobre coquetelaria. Gosta de estudar a história do drink para que possa fazer alterações com fundamento. Tem fascínio pelo Moscow Mule devido a combinação e ao repertório por trás do drink.
Carmen Santos
Carmem tem 26 anos e se mudou para São Paulo para trabalhar com arte. Conheceu a coquetelaria quando teve que trabalhar como garçonete em alguns eventos. Carmen brinca que não faz drinks, faz poções mágicas! Por ser adepta da bruxaria natural, sempre traz uma história e um contexto na construção dos seus drinks.
Marie Milani
Marie tem 28 anos e mesmo sem entender o que era, surgiu na infância o interesse pela arte da coquetelaria porque via o pai preparando bebidas (ele é apaixonado por Cuba Libre). Ainda que não pudesse beber, aprendeu com ele como montar o drink. Como já foi atleta, se considera apaixonada pelas atividades em que põe foco, como o estudo da coquetelaria.
João Paulo Jacovas
João tem 30 anos e a paixão pelos drinks vem desde a infância. Seu pai foi um barman que trabalhou em diversos estabelecimentos e participou de várias competições. Ainda na infância, ganhou um campeonato mundial infantil, onde criou um drink em homenagem ao irmão mais novo chamado Big Brother.
Thadeu Carneiro
Thadeu tem 30 anos e a paixão pela coquetelaria começou ainda na universidade, quando descobriu que gostava mais de destilados do que de cerveja. Desta forma, se tornou o bartender da galera e foi aprimorando a técnica (e as misturas). Hoje, é apaixonado pela arte da coquetelaria e o seu destilado favorito é o Gin.
Antônio Liu Flávio Oliveira Rodrigo Lopes Andrea Dias Ana Carla Lopes Leitão
Antônio Liu
Antônio tem 28 anos, e sua família é de origem chinesa. Foi morar sozinho para ter independência e viver sua verdade e, assim, encontrou no preparo de drinks um meio para reunir e criar laços com outras pessoas.
Flávio Oliveira
Flávio tem 28 anos e entrou no mundo da coquetelaria em 2018 após experimentar um Negroni. De lá pra cá, aprendeu, estudou, experimentou e se aprofundou na área. Para valorizar ainda mais seus coquetéis, descobriu uma nova paixão: a fotografia e hoje faz fotos autorais de seus drinks.
Rodrigo Lopes
Rodrigo tem 31 anos e aprendeu a fazer drinks com Mário Ramalho, seu amigo e dono da Bartender Store. Há seis anos se dedica a estudar e se aprofundar cada vez mais no preparo de bebidas de qualidade.
Andrea Dias
Andrea tem 49 anos e começou a fazer drinks há três anos, com o sonho de se profissionalizar na área da coquetelaria. Com a pandemia, se aprofundou e aprendeu mais técnicas sobre o assunto.
Ana Carla Lopes Leitão
Ana Carla tem 34 anos e tem o sonho de abrir um empreendimento de drinks em Porto de Galinhas. Ela acredita que levar um serviço profissional e de qualidade é essencial, e busca servir de inspiração para outras mulheres negras no programa.