Evento em São Paulo promoveu o lançamento da Brasil Brau e divulgou os resultados da Copa Cerveja Brasil e do Prêmio Lata Mais Bonita

Um evento na última noite de quinta-feira, 23/10, na cervejaria Croma, em São Paulo, reuniu expoentes da cena cervejeira nacional – inclusive o Portal Mesa de Bar – para o lançamento da Brasil Brau 2026, organizada pela GL events Exhibitions, a divulgação dos ganhadores do 4º Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil, da Associação Brasileira da Lata de Alumínio (Abralatas), e o anúncio das medalhistas da Etapa Nacional da 5ª Copa Cerveja Brasil da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).

A 18ª edição da Brasil Brau, que acontecerá de 9 a 11 de junho de 2026, no São Paulo Expo, irá crescer 40% em área, reunindo mais de 15 mil profissionais qualificados, 160 marcas expositoras e representantes de 14 países, consolidando sua força como principal ponto de encontro de toda a cadeia produtiva do setor e como uma plataforma de negócios, conhecimento e inovação. É, sem dúvida, o maior evento profissional da indústria cervejeira na América Latina.

A feira bateu o recorde histórico de patrocinadores, que estarão distribuídos entre as arenas de conteúdo, ativações temáticas e experiências de marca. Entre os parceiros confirmados estão Ruvolo (Platinum), Fermentis, Abralatas, Pinnakle by AB Biotek, Novonesis (Gold) e NKA Schiavetto (Silver).

Para dar uma dimensão em números, na edição anterior da Brasil Brau em 2024 foram 8.500 profissionais qualificados, 120 marcas presentes e R$ 360 milhões em negócios gerados e um recorde de 85% de renovação em área durante os três dias de realização.

Nosso compromisso é criar ambientes que conectem pessoas, ideias e negócios. A Brasil Brau traduz exatamente esse propósito: unir o conhecimento técnico ao dinamismo de um mercado em plena evolução
Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions

O Congresso

Para quem não se lembra, a Brasil Brau surgiu de um congresso, em 1989. Tanto que o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira (CBCTEC), que acontece na feira, terá a 19ª edição em 2026 com uma curadoria inédita da Abracerva, que trará uma abordagem ainda mais técnica, inovadora e conectada aos desafios contemporâneos da indústria. A programação contará com palestrantes internacionais e cinco nomes de destaque no cenário global da cerveja artesanal e científica. São eles:

Bob Pease (EUA) – CEO da Brewers Association, reconhecido por sua atuação em políticas públicas e fortalecimento do mercado craft nos Estados Unidos.
Mikkel Bjergsø (Dinamarca) – fundador e CEO da Mikkeller, uma das marcas artesanais mais influentes do mundo.
Apiwe Nxusani-Mawela (África do Sul) – fundadora da Tolokazi, primeira mulher negra a possuir uma cervejaria em seu país e referência em diversidade e sustentabilidade no setor.
Laura Burns (EUA) – diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Omega Yeast e líder técnica global da AB Biotek, especialista em microbiologia aplicada à cerveja.
Tin Kocijan (Eslovênia/Bélgica) – pesquisador da KU Leuven, com estudos pioneiros sobre comunidades microbianas e envelhecimento em barris.
Kyle Roderick (EUA) – diretor de produto da Next Glass e Untappd

Além do CBCTEC, a Brasil Brau 2026 amplia sua proposta de conteúdo com dois novos espaços: o CBCTrends, palco dedicado à apresentação de tendências, cases estratégicos e lançamentos de produtos; e o CBCTalks, ambiente interativo e inspirador voltado para debates práticos, experiências de mercado e histórias reais de inovação e criatividade.

Os novos formatos reforçam o papel da feira como um hub de conhecimento, relacionamento e oportunidades de negócio, reunindo profissionais, pesquisadores, mestres-cervejeiros, empreendedores e investidores em um mesmo ecossistema.

Copa Cerveja Brasil

Durante o evento, a Abracerva apresentou as medalhistas da Etapa Nacional da 5ª Copa Cerveja Brasil. A disputa reuniu os rótulos premiados nas cinco etapas regionais do concurso que teve início em maio. Foram divulgados os três melhores rótulos dentro de cada categoria de estilos conforme avaliação técnica de um júri de especialistas, classificados em ouro, prata e bronze.

As medalhistas de ouro nesta etapa ganharam inscrições para representar o Brasil no World Beer Cup, nos Estados Unidos, concurso de maior prestígio do mundo. E dentre os 18 ouros de cada categoria, o júri escolheu os três rótulos Best of Show, considerados os melhores dentre todos os estilos.

A melhor cerveja do Brasil, medalha de ouro Best of Show, foi a Frutopia, uma Brazilian Wood and Barrel Aged Sour Beer, da Yellow Bird Brewery, de Pinhais (PR) em colaboração com a Hespanha Brewery, de Paranaguá (PR). A base da receita é uma Catharina Sour, com polpas de amora e morango e sucos de tangerina e limão. Na maturação recebeu chips de amburana, madeira típica do Brasil.

A medalha de prata foi para a Cervejaria Louvada, de Cuiabá (MT), com sua Pilsen com Café. O rótulo é uma International-Style Pilsner que recebeu café da variedade Catuaí Vermelho, beneficiado no método honey process. Já o bronze ficou com a cervejaria Stannis, de Jaraguá do Sul (SC), com sua Kaptain Lisa, uma cerveja forte e escura, com 9% de álcool, do estilo Adambier, originário da Alemanha.

O resultado da Copa Cerveja Brasil reforça o valor dos ingredientes brasileiros na cerveja. Em todas as regiões, ao menos um dos principais premiados utilizou fruta, madeira ou outro adjunto de nossa cultura gastronômica. E o mesmo acontece agora na Etapa Nacional, com a amburana e com o café
Gilberto Tarantino, presidente da Abracerva

A Copa Cerveja Brasil faz parte do projeto Conexão Cerveja Brasil, um road show promovido pela Abracerva que há três anos percorre as cinco regiões do país com ações de capacitação e integração do setor. Além do concurso, a iniciativa inclui festival cervejeiro e congresso técnico em todas as etapas regionais. O projeto tem patrocínio de Globalfood, Hop France, Sebrae e Lallemand, com apoio da Academia da Cerveja e da Abralatas.

Lata Mais Bonita do Brasil

O Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil, promovido pela Abralatas, reconhece os rótulos mais bonitos e criativos de latas de bebidas comercializadas no país. Neste ano, a premiação chegou à quarta edição e ganhou uma novidade com a ampliação de categorias: além de cervejarias, puderam concorrer empresas que atuam com água, vinho, energéticos, sucos e refrigerantes, entre outros produtos.

Cada categoria premia três rótulos, com troféus de ouro, prata e bronze. Os vencedores também receberão um selo oficial de reconhecimento e participarão de ativações da Abralatas e seus parceiros.

O Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil celebra o talento e a criatividade de todo o setor. Mais do que reconhecer a estética das embalagens, ele valoriza a inteligência criativa e a força de um setor que é referência mundial em economia circular. Ao destacar projetos que unem design, sustentabilidade e inovação, o prêmio reforça o papel da lata de alumínio como símbolo de uma indústria moderna, eficiente e conectada com o consumidor
Cátilo Cândido, presidente-executivo da Abralatas

VENCEDORES

Cervejarias

1º Lugar: Massala RedGo Brew Cervejaria Artesanal

2º Lugar: Super Kunk IPA – Fumaçônica Brewery

3º Lugar: Mango Sour Dream – Fumaçônica Brewery

Outros Produtos

1º Lugar: 51 Ouro São João com J. Borges – Companhia Müller de Bebidas

2º Lugar: Energético Legacy Tangerina – Legacy Energy Drink

3º Lugar: Seagers Gin Tonic Morango e Hibisco – Stock do Brasil

Nas redes sociais, a Go Brew agradeceu efusivamente o prêmio. “GoBrew levando mais um prêmio importantíssimo, trazendo para o Estado de Goiás esse troféu!! Em agradecimento especial a nossa família Gobrew, que todos os dias fazem a magia acontecer, time da cervejaria, time do pub, time de vendas, aos clientes e parceiros que acreditam e compartilham da nossa paixão em fazer cerveja e à parceria com o designer Henrique West pelas artes lindíssimas para as nossas latas”.

A Fumaçônica, de Curitiba, não poderia estar mais feliz. Arrebatou a de prata e a de bronze na disputa. “Nesta edição da Lata Mais Bonita do Brasil, a criatividade foi além das cervejarias, abrimos espaço para novos produtos que mostraram todo o poder do design e da inovação”, comemoraram.

Já a 51 destacou a união da bebida com a arte regional, que fez a lata sagrar-se vencedora.

É um orgulho enorme para a Cachaça 51 receber esse reconhecimento. As latas comemorativas representam a união de dois ícones do Brasil: nossa cachaça e a arte de J. Borges. Vencer o Lata Mais Bonita reforça nosso compromisso em surpreender os consumidores e, ao mesmo tempo, celebrar nossas tradições
Marina Flávia da Silva, head de marketing e trade marketing da Cia. Müller de Bebidas

Mais informações sobre a Brasil Brau no site: www.brasilbrau.com.br. Sobre a Copa Cerveja Brasil no site www.abracerva.com.br e sobre o Concurso da Lata Mais Bonita no site: https://latamaisbonita.com.br/ E nos Instagram: @brasil_brau @abracervaoficial @abralatas