Considerada a “Ferrari das tequilas”, a Clase Azul comemora sua expansão nas principais capitais do Brasil

Presente em mais de 100 países e distribuída aqui com exclusividade pela Berkmann Brasil, a Clase Azul é considerada a “Ferrari das tequilas“, referência de luxo, arte e autenticidade. A Clase Azul comemora um ano no nosso mercado com presença marcante nas capitais brasileiras em estabelecimentos de alto padrão, como Copacabana Palace, Rosewood, Fasano, Tangará, D.O.M., Evvai, Tuju e Figueira Rubaiyat. Atualmente, 80% das vendas se concentram em São Paulo, mas os planos para o segundo semestre miram Rio de Janeiro, Florianópolis e Brasília.

O que mais impressiona não é só a pureza e o valor da bebida – uma garrafa pode custar de R$ 1.700 a mais de R$ 50 mil -, mas também a beleza das garrafas e tudo que envolve sua produção. A Clase Azul une a tradição da tequila mexicana ao luxo e impacto social. Cada garrafa é feita manualmente por artesãos de Jalisco, com cerâmica pintada à mão e detalhes em metais preciosos, resultado do trabalho de cerca de mil artesãos apoiados por uma fundação mantida pela marca.

O portfólio da Clase Azul inclui seis tequilas principais: Plata, Reposado, Gold (blend), Añejo, Ultra Añejo e Ultra, além de três mezcais. Enquanto a tequila é feita exclusivamente a partir do agave azul, o mezcal é um destilado tradicional mexicano produzido com diversas espécies de agave e conhecido por seu processo artesanal e sabor defumado, resultado da cocção dos corações do agave em fornos subterrâneos. A marca também planeja a chegada do mezcal ao Brasil, um movimento que depende ainda de regulamentação junto aos órgãos competentes.

A Clase Azul Ultra é a “joia da casa”: custa em torno de R$ 50 mil e pode levar até 11 anos para ser produzida, considerando o ciclo completo do agave e o envelhecimento do destilado. Além dela, as edições comemorativas, como a lançada no Día de los Muertos, também se tornaram objetos de desejo de colecionadores ao redor do mundo, atingindo valores cada vez mais altos.

Estamos vivendo um momento único. A Clase Azul já é consolidada globalmente e encontra aqui um público que valoriza experiências, exclusividade e cultura
Paulo Bruno Cordeiro, CEO da Berkmann Brasil

Mercado em evolução

Segundo a consultoria internacional IWSR, especializada em análise do mercado de bebidas, os destilados premium e super premium estão entre os principais motores de crescimento da categoria global de bebidas alcoólicas nos próximos anos. Os principais mercados mundiais deverão adicionar cerca de US$ 34 bilhões em valor até 2034, com destaque para categorias de maior valor agregado. Impulsionada por rótulos super premium e pela sofisticação de marcas, como a Clase Azul, a categoria avança e se consolida entre as preferências das classes A e B.

Aqui no Brasil o crescimento da tequila premium está apenas começando. A estratégia de marketing da Berkmann Brasil também irá contemplar ações de educação e cultura de consumo, com degustações, harmonizações gastronômicas e experiências sensoriais.

Nosso objetivo é ajudar o consumidor brasileiro a entender que tequila também é para ser degustada, harmonizada e apreciada, como um bom vinho ou charuto. A Clase Azul, inclusive, já realiza menus degustação com tequilas harmonizadas em restaurantes próprios no exterior, e essa experiência deve ser adaptada ao público brasileiro. Nosso foco não é estar em todos os lugares, mas nos lugares certos, com as pessoas certas, que compreendem o valor cultural da marca
Paulo Bruno Cordeiro, CEO da Berkmann Brasil

A expectativa da Berkmann é que os destilados ultra premium representem uma fatia cada vez maior de seu portfólio no Brasil.

Mais do que expandir em volume, a estratégia da Clase Azul é crescer com consistência, selecionando criteriosamente seus pontos de venda. É tudo muito novo, mas vemos um potencial enorme. O brasileiro valoriza marcas fortes e exclusivas. Quando posicionadas corretamente, elas encontram um mercado muito receptivo
Paulo Bruno Cordeiro, CEO da Berkmann Brasil

Mais informações nos sites: https://claseazul.com e www.berkmann.com.br e nos Instagram: @claseazulofficial @berkmann_brasil