Emma Walker é a nova master blender da Johnnie Walker, a primeira mulher nesse cargo na empresa em 200 anos

O whisky Johnnie Walker, pertencente ao portfólio da Diageo, acaba de anunciar que, a partir de janeiro de 2022, Emma Walker assumirá como a nova master blender da marca. Ou seja, toda produção da marca passa a ser de sua responsabilidade. Ela irá substituir Jim Beveridge, um dos nomes mais respeitados da indústria que, em 2019, foi nomeado oficial da Excelentíssima Ordem do Império Britânico (OBE) por seus serviços à indústria de whisky escocês e que, após 40 anos na empresa e vinte como master blender, vai se aposentar.

“É com prazer e confiança que transmito esse privilégio a Emma. Sei que ela fará um trabalho maravilhoso, pois possui o conhecimento, a experiência e a dedicação para ser uma incrível master blender
Jim Beveridge, ex-master blender da Johnnie Walker

Emma Walker será a primeira mulher a assumir o papel de master blender para Johnnie Walker. Há 13 anos na Diageo, ela passou vários anos atuando com Jim para desenvolver conhecimento e compreensão do whisky. Nos últimos seis anos trabalhou com Johnnie Walker e entre os projetos de inovação que participou estão a série Johnnie Walker Blue Label Ghost e Rare e o engarrafamento de Jane Walker.

“Estou muito honrada em receber o título de master blender de Johnnie Walker, e em um momento emocionante para a marca, pois embarcamos em uma nova etapa de nossa jornada olhando para os próximos 200 anos. Seguiremos trabalhando duro não só para oferecer a qualidade pela qual somos conhecidos, mas também para introduzir misturas e atrair uma nova geração de fãs de whisky escocês
Emma Walker, master blender da Johnnie Walker

“Graças ao trabalho incansável de Jim, sua incrível experiência e dedicação à qualidade, que os sabores icônicos do portfólio de Johnnie Walker são tão populares hoje e nós o agradecemos por sua excelente contribuição nas últimas quatro décadas. Emma assume em um grande momento, que o scotch está sendo apreciado de muitas maneiras diferentes por pessoas de todo o mundo, e eu sei que Emma e sua equipe continuarão a desenvolver os sabores, texturas e sabores excepcionais pelos quais somos conhecidos
Julie Bramham, diretora de marca global de Johnnie Walker

Apesar do mesmo sobrenome, Emma não tem nenhum parentesco com a família Walker. Ela cresceu na Escócia e no nordeste da Inglaterra e seu interesse pela ciência se desenvolveu desde muito jovem. Ela conta que o apelido de seu pai na Marinha Real era “whisky” e que ela se lembra de ter visitado uma fábrica de produtos químicos com sua classe na escola e ficou fascinada, despertando seu interesse pela profissão.

Após concluir seu doutorado em oxidação de enxofre no departamento de química orgânica da Sheffield University, ela fez uma passagem pela farmacêutica GlaxoSmithKline Plc desenvolvendo esteroides antes de ingressar na Diageo em 2008 como cientista na equipe de especialistas em whisky. Agora como master Blender ela vai liderar uma equipe de 12 fabricantes de whisky especializados para criar todas as variantes de Johnnie Walker que são vendidas em mais de 180 países ao redor do mundo.

O Portal Mesa de Bar sente-se feliz em dar uma notícia como essa que é um exemplo de como mulheres capacitadas podem ocupar altos cargos de imensa responsabilidade naturalmente. Parabéns à empresa e à Emma. Cheers!