Lohn Bier reafirma sua disposição em inovar e lança a sua premiada cerveja Carvoeira em lata com nitrogênio
Inaugurada em 2014, a Lohn Bier fica aos pés de um dos mais belos cartões postais do Brasil, a Serra do Rio do Rastro, na divisa das cidades de Orleans e Lauro Müller, ao sul de Santa Catarina. Desde o início, a cervejaria optou por apostar no binômio qualidade superior e inovação. Foi responsável por democratizar a Catharina Sour, o primeiro estilo brasileiro de cerveja, e por produzir uma das primeiras cervejas com lúpulo nacional.
Agora, para comemorar os seus nove anos, a Lohn acaba de lançar uma versão da Carvoeira, uma das cervejas artesanais mais premiadas do Brasil, com mais de 30 medalhas, em lata com nitrogênio. A inclusão do Nitro atribui para a cerveja mais licorosidade e a formação de espuma mais cremosa, enquanto produz o efeito chamado de “cascata invertida”. Uma forma de reafirmar o quanto essa cerveja é especial, pois este efeito é um hit em cervejas de categoria mundial como a renomada cerveja irlandesa Guinness.
Nesses nove anos de atividades, foram muitos rótulos lançados e prêmios conquistados, que tornaram a Lohn uma das principais cervejarias artesanais do Brasil. Destaque também para iniciativas pioneiras, como a parcerias com os times de futebol catarinenses Criciúma e Marcílio Dias, que gerou cervejas customizadas distribuídas dentro e fora dos estádios. Outra parceria foi com o parque temático Beto Carrero World, que permitiu que uma Kombi da marca comercializasse cervejas dentro do parque. Além disso, a Lohn apostou forte na produção para terceiros. A cerveja Layback, por exemplo, produz suas receitas na fábrica da Lohn para atender seus mais de dez bares espalhados por todo o Brasil.
Outro marco importante foi a parceria com a Ambev para incentivar o uso do lúpulo brasileiro na produção de cervejas. O insumo foi cultivado pelo Projeto Fazenda Santa Catarina, da Ambev, em Lages (SC), e em 2020 a Lohn lançou o primeiro rótulo, a Hop Lager Green Belly inaugurando uma nova era. Menos de um ano depois, as cervejarias retomaram a parceria para produzirem a cerveja Toda Nossa, uma Brazilian Pale Ale feita com ingredientes e lúpulos 100% brasileiros, contribuindo para a percepção da Lohn Bier como criativa e inovadora pelo público cervejeiro.
Hoje a Lohn conta com uma moderna fábrica de 2.000 m², com capacidade de produção de 5 milhões de litros anuais, e inclui até uma loja com torneiras de autoatendimento e uma parede de vidro que permite acompanhar o processo de fabricação das cervejas. E continuou fazendo o dever de casa. Ampliou o atendimento aos supermercados em todo o Sudeste, lançou um clube de assinaturas e um e-commerce para a venda direta ao consumidor final em todo o Brasil. Resultado: houve um crescimento de 40% no volume de vendas das marcas distribuídas só no primeiro semestre de 2023.
A curiosidade maior foi o lançamento neste ano do chope envasado em garrafas pet de 1 litro, que reafirmou a parceria com clubes de futebol de Santa Catarina e propiciou o maior crescimento em escala de produto da sua ampla linha de cervejas.
A Cervejaria Lohn foi fundada pelo Sr. Francisco Felisbino e esposa e atualmente é administrada pelos seus três filhos, Tatiani Felisbino Brighenti (Diretora de Marketing), Ricardo Felisbino (Diretor Financeiro) e Eduardo Felisbino (Diretor Geral), e por Richard Westphal Brighenti (sócio e Cervejeiro).
“A trajetória não foi fácil, o mercado exigiu constantes mudanças, mas aprendemos como é fundamental trabalhar por propósitos verdadeiramente autênticos com os consumidores como o nosso foco. Os resultados que atingimos foram muito animadores, nos permitindo sonhar grande. Temos muito ainda para contribuir com o mercado cervejeiro. Os próximos passos sempre serão em busca de expansão, mas sem nunca abrir mão de produzir cervejas inovadoras e exclusivas, que sempre foi nosso DNA”
Eduardo Felisbino, Diretor Geral da Lohn Bier
As cervejas
A Lohn Bier já acumula mais de uma centena de premiações, nacionais e internacionais com méritos. O Portal Mesa de Bar recebeu gentilmente algumas cervejas da Lohn e pode comprovar que a cervejaria realmente “entrega o que promete”. As cervejas são muito bem feitas, equilibradas, dentro dos estilos e muito saborosas.
No nosso pack vieram a Pilsen, bem leve e refrescante (4,6% de teor e 11 IBU), a Viena Lager, avermelhada, aveludada, com um baixo amargor e um leve dulçor (4,6% de teor e 11 IBU), a Catharina Sour Bergamota, mais conhecida como tangerina, que tem a característica leve, frisante, levemente ácida e fácil de beber do estilo (4% de teor e 5 IBU) e a surpreendente Lager Pinhão, que combina amêndoas do pinhão com malte defumado e a refrescância de uma lager (4,6% de teor e 11 IBU).
Por último, duas cervejas que merecem destaque. A Criciúma Dark Lager é uma aposta certeira da cervejaria. Ela produz a Dark Lager desde 2020 com muito sucesso e resolveu lançar uma versão desse rótulo para os torcedores do Criciúma, que já tinham a sua disposição uma Pilsen tradicional com sucesso absoluto. Ela é uma cerveja escura fermentada em baixa temperatura, tipo Schwarzbier, bem leve, com malte torrado que dá a ela notas sutis de pão, café e chocolate, com 26 de IBU de amargor e 4,6% de teor alcoólico. Uma cerveja bacana para tomar assistindo um jogo, não?!
E o que dizer da sensacional Carvoeira? É uma cerveja batizada em homenagem à atividade carbonífera de Lauro Müller. É uma RIS (Russian Imperial Stout) escura como o carvão, complexa, densa, licorosa, com muita personalidade, feita com nove grãos, três especiarias e adição de candy sugar. Você sente aromas e sabores de baunilha, cacau, amêndoas e chocolate amargo. Tem incríveis 9,5% de teor alcoólico e alto amargor de 60 IBU. Ela merece todos os elogios e prêmios. Simplesmente foi escolhida a melhor do mundo na categoria Flavoured Herb & Spice pelo World Beer Awards 2020. E a versão com Nitro trouxe ainda aquela viagem descrita acima. É preciso agitar a lata antes, colocar no copo com calma e esperar a espuma se transformar em cerveja de baixo para cima. Daí… é só alegria!
Parabéns Lohn pelos nove anos e vida longa e próspera! Mais informações no site: www.lohnbier.com.br ou no Instagram: @lohnbier