Negroni é eleito pelo Drinks International Cocktail Report o coquetel mais vendido no mundo pela terceira vez consecutiva
A Drinks International, uma das principais e mais respeitadas publicações do mundo das bebidas, revelou em seu relatório anual de 2024 que o Negroni é o coquetel mais vendido no mundo pela terceira vez consecutiva. O clássico drink de cor vermelha é uma combinação em medidas iguais de gin, Campari e vermute, com sabor amargo marcante.
A publicação revelou os 50 drinks mais vendidos do mundo. A caipirinha é a campeã no Brasil, mas tem chamado a atenção dos amantes da coquetelaria e ficou em 47º lugar no ranking mundial. Confira os 10 mais vendidos:
1 – Negroni
2 – Old Fashioned
3 – Margarita
4- Expresso Martini
5 – Daiquiri
6 – Whiskey Sour
7 – Dry Martini
8 – Aperol Spritz
9 – Paloma
10 – Moscow Mule
História do Negroni
Há duas histórias da origem do Negroni. A mais aceita conta que o Negroni surgiu por volta de 1919, no bar Casoni, em Florença, na Itália, quando o conde Camillo Negroni pensou em pedir um coquetel Americano (vermute, Campari e água gaseificada), mas decidiu que era hora de mudar. Ele solicitou ao barman Fosco Scarselli que desse um toque de gin ao invés de club soda, inspirado por uma viagem a Londres, quando presenciou a cena de gin predominante na cidade na época. O barman atendeu ao pedido do conde e outros frequentadores do Casoni, hoje chamado de Caffè Cavalli (ou Giacosa), que existe até hoje no centro da cidade, começaram a pedir o “Americano do Negroni” e, finalmente, apenas Negroni.
Confira a receita do Negroni clássico:
Ingredientes:
30 ml Gin
30 ml Campari
30 ml Vermute
Gelo
Uma fatia de laranja
Modo de preparo: Verter todos os ingredientes em um copo baixo cheio com gelo. Mexer brevemente. Finalizar com uma fatia de laranja.
Versões do Negroni
A popularidade do Negroni fez com que o drink ganhasse, ao longo dos anos, várias versões com diferentes tipos de bebidas. Que tal experimentar algumas das suas variações? Confira:
Bijou: Gin, Chartreuse verde e vermute tinto
Boulevardier: Bourbon, Campari e vermute tinto
Cardinale: Gin, Campari e vermute seco
Contessa: Gin, Aperol, vermute seco.
Coffee Negroni: Gin, Campari, vermute tinto e café espresso.
Kingston: Rum jamaicano, Campari e vermute tinto
Milano-Torino: Campari e vermute tinto
Old Pal: Rye Whiskey, Campari e vermute seco
Sbagliato: Campari, vermute tinto e prosecco
White Negroni: Gin, Lillet e Suze
Mais informações no site: https://drinksint.com/