Após oito anos maturando nas caves da Maison Veuve Clicquot, a nova edição de La Grande Dame chega ao mercado brasileiro

Ansiosamente aguardada pelos amantes de champagne, após oito anos maturando nas caves da Maison Veuve Clicquot, a safra de La Grande Dame 2015 chega ao mercado brasileiro. O rótulo é uma continuação da assinatura da excelência e do savoir-faire da Maison Veuve Clicquot, com a precisão e a elegância de um grand vintage.

Madame Clicquot gostava particularmente de pinot noir. Ela costumava dizer: “Nossas uvas tintas dão origem aos melhores vinhos brancos.” Esta variedade de uva se expressa diferentemente de acordo com seu terroir e o ano em que é colhida, exigindo o melhor da experiência do cellar master e suas equipes.

Portanto, La Grande Dame 2015 é um vintage solar fiel à visão de Madame Clicquot. O pinot noir encontra sua maior expressão nesta mistura (mais de 90%), realçada por um toque de chardonnay (10%). Esta cuvée tem ainda um imenso potencial de envelhecimento de mais de 15 anos. Polido e elegante, revela sua excepcional verticalidade graças aos pinot noirs dos históricos crus de seu terroir, que estão entre os mais prestigiosos de Champagne: Verzenay, Verzy, Ambonnay, Bouzy e Ay.

2015 foi um ano excepcional para o champagne. Depois de um inverno muito ameno, a primavera começou com um período particularmente frio, seguido de altas temperaturas. No mês de junho, muito sol e pouca chuva produziram uma floração homogênea. As uvas colhidas em meados de setembro, no frescor do outono, deram origem a uma grande safra.

“La Grande Dame 2015 revela o espírito de verticalidade e precisão dos pinot noirs do nossos históricos crus”
Didier Mariotti, Cellar Master da Veuve Clicquot

La Grande Dame 2015 exibe um corpo lindo, brilhante e dourado. Oferece frescura e mineralidade no nariz, com notas florais leves de jasmim e acácia que evoluem para notas frutadas de pera e tangerina. Na boca, a sua textura é sutil e sedosa.

Um pouco de história

A história de 250 anos da maison Veuve Clicquot é de constante reinvenção, e ainda está intimamente ligada ao destino de uma mulher excepcional: Madame Clicquot. “A grande dama da Champagne”, como ela ficou conhecida, criou o primeiro champagne de safra (1810), o processo de remuage (1816), ainda utilizado na região de Champagne hoje em dia, e o primeiro champagne rosé blended conhecido (1818). Em homenagem a essa grande dama, a Maison Veuve Clicquot criou sua prestigiosa cuvée que leva seu nome.

Em 2020, a garrafa comemorativa a safra 2012 da La Grande Dame homenageou o amarelo, a cor icônica da Maison pela visão particular da artista japonesa Yayoi Kusama. Para a nova cuvée La Grande Dame 2015, a artista escolhida foi a designer italiana Paola Paronetto. Mestre das cores, ela criou uma coleção de seis caixas de presente que já nascem icônicas e colecionáveis.

“Estamos felizes em continuar a história da La Grande Dame, nosso excepcional vinho, que personifica a excelência da Maison, assim como nosso amor pelo Pinot Noir. Para esta nova safra, estamos honrados em colaborar com a artista italiana Paola Paronetto. Seu trabalho mais uma vez transmite uma profunda mensagem de otimismo”
Jean-Marc Gallot, Presidente e CEO da Veuve Clicquot

Paola Paronetto é uma artista internacionalmente renomada que se inspira na natureza para criar obras que trazem inovação estilística às tradições da cerâmica. Com o tempo, ela aperfeiçoou uma técnica inovadora que chamou de Paper Clay, combinando argila, fibra de celulose e água. Suas criações, que evocam a textura do papelão ondulado, são perfeitas ‘trompe l’oeils’. Cada peça é feita à mão e assinada, o que lhes confere um caráter único.

A coleção de seis gift boxes em cores criadas e escolhidas pela artista Paola Paronetto aposta na reciclagem de materiais e o uso pioneiro do cânhamo. Elas são feitas de forma sustentável na França e possuem 60% de cânhamo, 20% de algodão e 20% de outras plantas em sua composição. As caixas são certificadas pelo FSC e o papel que o envolve é certificado como neutro em carbono.

As novas caixas de presente reduzem em três vezes o impacto de CO2 em comparação com a anterior, significando 230 toneladas de CO2 por ano. Por meio desta criação, a artista e a Maison Veuve Clicquot compartilham sua visão inovadora e o compromisso de criar produtos mais responsáveis. Já o amarelo, presente nos rótulos desde 1877, é uma referência à cor do sol nascente. Uma ode à alegria e ao otimismo, que expressa uma das convicções da Maison de que cada novo dia oferece a promessa de novas possibilidades para construir um futuro mais radiante.

La Grande Dame 2015 chega ao mercado nacional ao preço sugerido de R$ 1.390. Mais informações no site www.veuveclicquot.com