A 1ª edição do Prêmio Wienbier anuncia o grande vencedor e o lançamento de sua cerveja American Pale Ale no mercado

A 1ª edição do Prêmio Wienbier acaba de anunciar seu grande vencedor: o carioca Marco Ferraz. Como prêmio, ele terá sua cerveja American Pale Ale produzida e lançada no mercado pela cervejaria NewAge, da cidade de Leme, interior de São Paulo.

Marco superou mais de 560 cervejeiros amadores de todo o País que se inscreveram no concurso. Além de ter sua receita exclusiva de American Pale Ale premiada, ele leva para casa o troféu de Cervejeiro Caseiro Wienbier 2021, uma cervejeira abastecida com todos os produtos da linha Wienbier, um cartão de  débito no valor de 10 mil reais, um curso EAD na Escola Superior de Cerveja e Malte e uma exclusiva visita à cervejaria NewAge, onde poderá acompanhar o passo-a-passo para produção da sua receita vencedora, a Wienbier nº 60, que chegará ao mercado nos próximos meses.

Morador do bairro de Vila Isabel, terra do sambista Noel Rosa, no Rio de Janeiro, aos 31 anos, Marco trabalha como assistente administrativo em um hospital. O grande vencedor fez um curso sobre cerveja artesanal em 2015 e, desde então, segue criando receitas em casa, a partir do método Brew in Bag (“Saco de Malte”), e utilizando apenas uma panela.

“Foi muito tempo para chegar até aqui, muito malte que cozinho há anos naquela panela. Agora estou ansioso para ver minha cerveja no mercado! E também para ver o envase da cerveja em lata, que acho excelente, primeiro porque conserva melhor a bebida, não deixa entrar luz e tem a questão da sustentabilidade, porque a embalagem pode ser reciclada várias vezes”
Marco Ferraz vencedor do Prêmio Wienbier

Outros premiados

O Prêmio Wienbier 2021 ainda celebrou as receitas de outros dois grandes cervejeiros amadores. O auxiliar administrativo Leonardo Tassoni, de Pirassununga, São Paulo, recebeu o segundo lugar da competição, com sua APA. Durante a pandemia de Covid-19, decidiu estudar sobre cerveja, reuniu suas panelas de feijoada em casa e construiu uma panela Single Vessel caseira, e em seis meses já estava participando do seu primeiro concurso entre cervejeiros amadores  de todo Brasil, um exemplo de dedicação e criatividade.

Leonardo ganha uma cervejeira abastecida com toda a linha Wienbier, um cartão de débito no valor de cinco mil reais, além de um curso EAD na Escola Superior de Cerveja e Malte.

“Feliz demais, um curso desse aqui vai abrir os horizontes para mim, conhecimento é o que faz a cerveja ficar boa”
Leonardo Tassoni, segundo lugar do Prêmio Wienbier

O médico anestesista Humberto Katsuji Tango, de Mogi das Cruzes, São Paulo, conquistou o terceiro lugar com sua American Pale Ale, feita somente com ingredientes brasileiros. A partir de um curso de cervejeiro caseiro, realizado em 2014, Humberto vem produzindo novas receitas na varanda de seu apartamento, em uma panela Single Vessel. Além da cervejeira , Humberto foi premiado com um cartão de débito no valor de mil reais e uma visita à cervejaria NewAge.

“Caprichei nessa cerveja, utilizei insumos frescos, o lúpulo foi colhido em 2021, em um vizinho meu
Humberto Katsuji Tango, terceiro lugar do Prêmio Wienbier

Realizado pela Cervejaria NewAge, o concurso contou com a parceria do Vadelata – movimento criado pela Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis em prol da latinha de alumínio, a embalagem mais amiga do meio ambiente –, da Agrária Malte, maior produtora de malte do Brasil e da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), a primeira instituição de ensino superior da América Latina focada exclusivamente no setor de bebidas.

Iniciada em fevereiro deste ano, a competição foi realizada nas redes sociais da Wienbier e do Vadelata, e comandada por um time de influenciadores apaixonados pelo assunto: Maria Cevada (@mariacevada), Homem Cerveja (@homemcerveja), Priscilla Colares (@pricolares_), Mau Vilela (@maubeers) e João Freitas (@joao.ryb) avaliaram as receitas junto com uma equipe técnica e selecionaram as melhores cervejas . Os rótulos dos cinco finalistas foram produzidos no Can Experience, o mais completo centro gráfico para impressão de latas do mundo, desenvolvido pela Ball, criadora do movimento Vadelata.

Como todo o portfólio de cervejas Wienbier, a embalagem da grande ganhadora é a lata de alumínio, já que é 100% e infinitamente reciclável e, no Brasil, possui uma incrível taxa de reciclagem de 97,4%. Isso significa que, ao ser descartada corretamente, a lata de alumínio retorna às prateleiras como uma nova lata em apenas 60 dias, um perfeito exemplo de economia circular. Além disso, é conveniente, prática e segura, já que é leve, gela mais rápido, não se fragmenta ao cair e protege a bebida dos raios UV, preservando o sabor do envase.

Consumidores poderão degustar a Wienbier nº 60 muito em breve: a previsão é de que o produto esteja no mercado a partir de setembro deste ano, envasado em latas de 710ml e 473ml. Já os cervejeiros amadores podem começar a testar suas receitas – devido ao sucesso do concurso, espera-se uma nova edição do Prêmio Wienbier em 2022.

Mais informações no site https://www.newagebebidas.com.br ou no https://www.cervejabox.com.br/vadelatastore e no Instagram @vadelata