Startup paulista vai fornecer leveduras para indústrias de cerveja e reduzir a dependência de matéria-prima importada

Reduzir a dependência que a indústria brasileira de cerveja tem de insumos importados. É com esse objetivo que a Biosab Leveduras, startup de biotecnologia localizada em Ribeirão Preto, no interior paulista, anunciou a implantação de seu primeiro laboratório para desenvolvimento e fabricação de leveduras, insumos usados na fermentação de bebidas alcoólicas.

As leveduras são um dos principais ingredientes da indústria cervejeira. Elas são organismos unicelulares, uns tipos de fungos que se multiplicam rapidamente e para sobreviverem se alimentam dos açúcares dos ingredientes da mistura básica da cerveja (malte, água e lúpulo) e realizam a fermentação, produzindo o gás carbônico e o álcool. Ou seja, influenciam diretamente no sabor, na aparência, na carbonatação, no teor alcóolico e no aroma da bebida.

Atualmente, a maior parte dessa substância usada pela indústria nacional vem de outros países. Inicialmente, a Biosab produzirá em pequenas quantidades, além de fornecer matrizes para as indústrias, mas a ideia é expandir a estrutura no futuro.

“Nosso objetivo é democratizar o acesso à matéria-prima no Brasil, com redução de custos e aumento da competitividade da indústria nacional de bebidas e etanol. Além de oferecer leveduras de baixo custo, nutritivas e exclusivas, que permitam a produção de cervejas diferenciadas e de maior valor agregado”
Sabrina Ciane, uma das fundadoras da Biosab Leveduras

O projeto do laboratório contou com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) em duas frentes: a InvestSP, agência de promoção de investimentos, assessorou a empresa no processo de licenciamento ambiental, enquanto a Desenvolve SP, agência de apoio ao empreendedor, auxiliou na busca do financiamento. O laboratório, que acaba de ser inaugurado, fica dentro do Supera Parque, espaço de inovação e tecnologia gerido por SDE, Universidade de São Paulo (USP) e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

“É mais um projeto que traz inovação para o Estado e está alinhado à missão da InvestSP de aumentar a competitividade das empresas paulistas, além de fortalecer a cadeia produtiva”
Thiago Camargo, diretor de Projetos e Inovação da InvestSP

A empresa tem localização estratégica, uma vez que a região de Ribeirão Preto aparece como a 10ª cidade brasileira com mais cervejarias: são 17, como indica a última edição do Anuário da Cerveja, do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Mais informações nos sites: https://www.investe.sp.gov.br/ e https://www.biosableveduras.com/