Os vinhos da Famille Perrin chegam ao portfólio da Mistral, como o lendário Château de Beaucastel e o Miraval, rosé de luxo de Brad Pitt

Símbolo do Rhône e um dos maiores produtores de vinho do mundo, a Famille Perrin agora faz parte do portfólio da Mistral. A importadora de Ciro Lilla também recebe rótulos das outras propriedades do grupo francês: o icônico Château de Beaucastel – considerado o mais emblemático Châteauneuf-du-Pape – a vinícola boutique Maison Les Alexandrins; a La Vieille Ferme, com seus vinhos de excelente relação qualidade-preço para rótulos do Velho Mundo e o respeitado Miraval, que ganhou fama por seu rosé de luxo produzido na residência de verão da família do ator Brad Pitt.

Cultivo orgânico e ícones do segmento

A Famille Perrin é considerada a maior especialista em terroirs do sul do Rhône. Pioneira em cultivar uvas de maneira orgânica – desde 1953 –  foi também uma das primeiras a aderir às técnicas biodinâmicas, ainda em 1970.

Este tipo de abordagem, aliada a um meticuloso trabalho de seleção das melhores parcelas de terreno, permite que os vinhos da propriedade sejam uma expressão fiel e elegante de suas denominações, mostrando as diferenças e particularidades de cada AOC desta região, sempre em versões suculenta, com muita finesse e complexidade.

Com uma história que remonta ao século XVI e herdada pela família Perrin em 1909, o Château de Beaucastel é um ícone do mundo do vinho. É responsável pelo mais emblemático Châteauneuf-du-Pape, um tinto muito potente, longevo e elegante, que reflete o terroir desta famosa denominação, sendo comparado com os melhores vinhos de Bordeaux, Borgonha, Itália e Espanha.

Olhando os solos repletos de “galets” – as famosas pedras redondas que cobrem esta parte do sul do Rhône – é fácil perceber como o terroir da propriedade é especial, dando origem a outros grandes rótulos, complexos e cheios de finesse, com destaque para seus brancos, que são elaborados em minúsculas quantidades e estão entre os vinhos mais disputados da França.

Boutiques X Custo/benefício

Formada pela união de três forças do mundo do vinho, Nicolas Jaboulet (da família originalmente proprietária da Paul Jaboulet Aîné), Guillaume Sorrel, (filho de Marc Sorrel) e Alexandre Caso (expert em terroir do norte do Rhône), a vinícola Domaine et Maison Les Alexandrins tem a Famille Perrin como sócia majoritária.

Esta “vinícola boutique” combina a tradição familiar do norte do Rhône com uma abordagem moderna e contemporânea. Mostrando a pureza da fruta com identidade regional, seus vinhos são clássicos revisitados desenvolvidos em terroirs de altíssima qualidade especialmente selecionados por Caso: Crozes-Hermitage, Saint Joseph, Hermitage, Côte-Rôti e Cornas.

Já na vinícola La Vieille Ferme, a proposta da Famille Perrin foi criar vinhos de excelente relação qualidade-preço para se ter sempre na adega. São produzidos com as castas do icônico Château de Beaucastel, sem intervencionismos e direto da “velha fazenda” (La Vieille Ferme) para a mesa do consumidor.

Suculentos, cheios de fruta, equilibrados e elegantes, são vinhos versáteis e fáceis de gostar que expressam a essência do sul do Rhône, com um inegável caráter regional.

Outra grande vinícola da Famille Perrin é a Château Miraval. Com 600 hectares no coração da Provence e vinhas de cultivo orgânico e biodinâmico plantadas em antigos terraços a 350 metros de altitude, Miraval se tornou o produtor do rosé de luxo mais admirado do mundo: o Miraval Rosé Côtes de Provence.

Já a linha Studio Miraval traz vinhos mais acessíveis que prestam homenagem ao antigo estúdio de gravação que foi construído nos anos 1970 na propriedade pelo pianista e compositor de jazz Jacques Loussier, e que recebeu nomes como Pink Floyd, Sting e The Cranberries.

Frescos, delicados, aromáticos e profundos, os vinhos da Miraval são elaborados com perfeccionismo, em uma parceria entre a Famille Perrin e Brad Pitt. O ator adquiriu a histórica propriedade em 2012, transformando-a em residência de verão para sua família e um espaço dedicado às artes, comida local e vinhos finos.

A entrada do casal no mundo dos vinhos foi notícia no mundo todo. Já em 2013, o Miraval rosé se tornou um sucesso instantâneo, chegando a vender 150 mil caixas só no mercado dos EUA. Entretanto, com a separação de Pitt e Angelina Jolie em 2016, a participação dela na vinícola foi parar na justiça e acabou sendo vendida em 2021 para a Tenute del Mondo, uma subsidiária do Grupo Stoli, que virou parceira de Pitt e Perrin na vinícola.

Para saber mais sobre os vinhos da família Perrin acesse o site: www.mistral.com.br