O Chuveirão Sprite retorna às praias brasileiras nesse verão para oferecer experiências de refrescância em três duchas gigantes

Para afastar o calor de uma das temporadas de verão mais quentes dos últimos anos, a Sprite, bebida com sabor limão da The Coca-Cola Company, anuncia uma campanha global inovadora, com abordagem multimídia e diversas ativações pelo Brasil com o lendário “Chuveirão Sprite”. São três duchas gigantes – acompanhadas de frases divertidas –, que tomam a forma de máquinas de refrigerantes de fast-food.

A iniciativa, que também acontecerá na Argentina e México, busca chamar a atenção do consumidor, principalmente da Geração Z, oferecendo experiências refrescantes durante a estação, conectando os participantes social e emocionalmente com a marca, reforçando o conceito “Clima quente, Cabeça fria” da Sprite.

No Brasil, a experiência do “Chuveirão Sprite” está sendo realizada pela agência de brand experience Plural Marketing, será aberta para o público geral e acontecerá aos fins de semana, com distribuição de produtos Sprite. A primeira aconteceu no fim de semana (13 e 14/01), na Praia do Crush, em Fortaleza (CE), e seguirá para o Rio de Janeiro (RJ), Bertioga (SP), Vila Velha (ES), Recife (PE) e Xangri-lá (RS), com conclusão prevista em fevereiro.

“Queremos proporcionar um momento de diversão, multissensorial, para levar a refrescância de Sprite a milhares de pessoas, trazendo de volta a nostalgia do primeiro chuveirão, que aconteceu no verão de 2012/2013. Teremos esteira de acessibilidade para cadeirantes, informativos em braile em totens para comunicação e atendimento bilíngue em libras. Além disso, teremos grades organizadoras para facilitar o acesso, equipe de segurança e ambulância médica para que todos os participantes possam aproveitar o melhor dessa experiência de refrescância Sprite”
Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil

A experiência também se baseia na conscientização para o uso de água, evitando o desperdício. Por isso, os banhos do chuveirão serão limitados a 12 segundos. A ducha será ativada por um botão, que imita a alavanca da máquina de refrigerante. Caminhões-pipa certificados foram contratados para fornecer a água que abastecerá as caixas d’água utilizadas no chuveirão, a água utilizada será devolvida ao solo.

A ativação seguirá ainda uma série de práticas sustentáveis, como neutralização de carbono, coleta e destinação correta de resíduos, envio de todas as lonas cenográficas para reaproveitamento e time de produção e promotores pautados na diversidade para promover inclusão, gerando oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social através do Instituto Coca-Cola Brasil.

“A maior parte das contratações de profissionais e fornecedores que atuarão durante a experiência foi feita localmente para valorizar e movimentar a economia das cidades por onde o ‘chuveirão Sprite’ passar”
Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil

A campanha

O “Chuveirão Sprite” é parte da campanha da marca para este ano, que enfatiza o bom humor como uma forma de lidar com os momentos difíceis e também para destacar a leveza diante da importância e do impacto que ele tem na vida das pessoas. A Sprite preparou frases especiais e engraçadas, que vão ilustrar a campanha, ajudando consumidores a expressarem suas emoções em situações de calor. A comunicação vai aparecer em meios digitais, redes sociais, outdoors, pôsteres, latas especiais, avisos e em lugares inesperados, como geladeiras, shows e mais.

Para gerar ainda mais identificação, as frases serão base para trilhas sonoras de TikToks e filmes de campanha de Sprite. Também foram criadas oito músicas para a campanha audiovisual que serão disponibilizadas para que os consumidores façam o download e as utilizem como trilha sonora de vídeos em suas redes sociais. Complementando a ativação, para cada um milhão de visualizações obtidas em cada música, será feita uma distribuição gratuita de Sprite em praças selecionadas.

“A nova campanha tem como lema ‘Trazer humor para as situações difíceis’, pensando em condições que enfrentamos regularmente durante o verão, e está ancorada no bom humor que nos ajuda a aproveitar a vida. Nosso objetivo é fazer com que Sprite se conecte com o consumidor, não apenas refrescando seus corpos e mentes após esses momentos de calor – com um gole de uma Sprite bem gelada – mas também os ajudando a expressarem melhor o que estão pensando de verdade, com uma seleção de frases únicas e engraçadas que representam nossa campanha”
Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil

Ainda, para reforçar esta campanha, a marca conta com a plataforma global de Sprite, “Clima quente, Cabeça fria”, que promove uma abordagem divertida sobre a importância de se manter de cabeça fria quando enfrentamos momentos de irritação, nos convidando a dar uma pausa e aproveitar um momento de refrescância com Sprite.

A campanha de verão 2024 da Sprite e seus elementos de ativação na América Latina foram criados em parceria com a WPP Open X, com a liderança criativa do hub global AKQA.

“A Geração Z cresceu com a liberdade de expressar a si mesma livremente. Os memes evoluíram em um meio distinto para essa geração interagir com e interpretar o mundo. Nós amamos o seu humor. Eles sabem que rir de situações frustrantes pode ser a melhor maneira de lidar com elas. É por isso que trouxemos este espírito à nossa campanha, usando as pequenas músicas que tiram sarro das frustrações diárias, que é algo muito popular com eles nas redes sociais, como forma de se manter com a cabeça fria em um momento de calor”
João Gandara, diretor criativo da AKQA

A campanha prevê ainda publicidade digital out-of-home, vídeo online, conteúdo de mídia social e experiências locais, com ações de sampling de Sprite para 100 lojas, espalhadas pelo território nacional, em parceria com os clientes GPA e Carrefour. A ativação acontecerá nos finais de semana de 19 e 20 de janeiro.

Datas e localidades do “Chuveirão Sprite”

A ação acontecerá sempre das 9h às 18h:

Dias 13 e 14 de janeiro, na Praia dos Crush (Avenida Beira-Mar, Fortaleza – CE)
Dias 18 a 21 de janeiro, na Praia de Copacabana (Avenida Atlântica, Rio de Janeiro – RJ)
Dias 20 e 21 de janeiro, na Praia da Enseada (Avenida Tomé de Souza, Bertioga – SP)
Dias 27 e 28 de janeiro, na Praia da Costa (Avenida Antônio Gil Veloso, Vila Velha – ES)
Dias 27 a 31 de janeiro, na Praia de Boa Viagem (Avenida Boa Viagem, Recife – PE)
Dias 2 e 3 de fevereiro, na Praia de Atlântida (Avenida Beira Mar, Xangri-lá – RS)

Mais informações no site https://www.coca-cola.com/br/pt/brands/sprite e nas mídias digitais Facebook: spritebr e Instagram: @sprite_br