Heineken entrega sua segunda microfloresta no país com mais de mil mudas de 96 espécies nativas na Marginal Tietê de São Paulo
Em parceria com o botânico e paisagista Ricardo Cardim, a Heineken acaba de entregar sua segunda microfloresta, com mais de mil mudas de 96 espécies nativas na Marginal Tietê da cidade de São Paulo. A iniciativa integra a plataforma Green Your City, criada em 2021, que promove ações que visam ressignificar espaços urbanos e colaborar na construção de cidades cada vez mais sustentáveis. Entre outras iniciativas estão a utilização de copos reutilizáveis em festivais, incentivo à circularidade de vidro e abastecimento de casas, restaurantes e ativações com energia renovável.
O novo bolsão verde está localizado na Marginal Tietê, no encontro do rio Tietê com o rio Tamanduateí, onde a cidade começou há 500 anos, mas, com o passar do tempo, sofreu com a degradação de sua vegetação natural. A plantação conta com mais de 1.020 mudas de 96 espécies nativas da Mata Atlântica e ganhou ainda mais simbolismo pois seu plantio foi feito por um mutirão de 60 voluntários.
“Essa restauração da Mata Atlântica original da cidade de São Paulo junto a Heineken ocorre em um lugar emblemático para a metrópole de 22 milhões de habitantes, entre um dos seus maiores fluxos de veículos, no canteiro central da pista local e expressa da marginal Tietê, na altura do Jardim Andaraí, zona Nordeste. A nova Floresta de Bolso vai proporcionar muitos benefícios ambientais por séculos e é parte certamente da cidade verde que sonhamos”
Ricardo Cardim, botânico e paisagista
Cerveja e sustentabilidade
A Heineken possui a meta de implantar 19 microflorestas urbanas pelo país até 2030. As microflorestas são bolsões verdes de alta densidade vegetal que prestam diversos serviços ambientais e contribuem para uma melhor qualidade de vida da população como diminuição da temperatura, aumento da umidade do ar, filtragem de gases tóxicos e poluição.
A primeira microfloresta foi plantada no Rio de Janeiro, em 2022, como compromisso de entrega do Rock in Rio, onde 100% da cenografia da ativação da marca no festival era composta por vegetação do bioma da Mata Atlântica. Após o festival, as plantas foram todas replantadas em uma área de 1.500m², se tornando a primeira microfloresta entregue do compromisso da marca.
“Temos uma missão como marca de deixar um legado por onde passamos e trabalhamos. Com a plataforma Green Your City, mantemos o compromisso em ser uma marca sustentável ao longo dos próximos anos. É o nosso propósito construir um mundo mais verde e equilibrado. Sustentabilidade para nós é uma construção conjunta e, por isso, olhamos tanto para os nossos processos internos, como também para os nossos parceiros e consumidores. Mostrar ao mundo que podemos ter uma cabeça mais aberta para olharmos o tema sustentabilidade com leveza e entretenimento. E, com isso, fazemos esse convite para uma jornada mais verde”
Beatrice Jordão, gerente sênior de marketing da Heineken no Brasil
Mais informações no site https://www.heinekenbrasil.com.br/ esobre a plataforma Green Your City no site: https://energiaverde.heineken.com.br/green-your-city