Maguary produz suco de caju em lata para enaltecer o samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel na Sapucaí
No carnaval carioca deste ano, a Mocidade Independente de Padre Miguel terá como tema do seu samba-enredo o caju, fruto nativo brasileiro. A tradicional marca de sucos Maguary, do portfólio da Britvic, resolveu patrocinar e estabelecer uma parceria inédita com a Ball Corporation que tornou possível levar o suco de caju em lata exclusiva e em edição limitada para o Sambódromo. A escola desfila na Sapucaí na segunda 12/02. Uma forma divertida e refrescante de celebrar o enredo “Pede caju que dou… Pé de caju que dá”, assinado pelo ator e humorista Marcelo Adnet e pelo veterano Paulinho Mocidade entre outros compositores.
A latinha personalizada contou com a tecnologia de qualidade fotográfica da Ball Corporation, que resultou em uma explosão de cores. Foram produzidas 65 mil latas personalizadas. Vale lembrar que a latinha é 100% reciclável e contribui para a renda de cerca de um milhão de famílias de catadores, segundo a Abralatas, sobretudo em eventos como o carnaval, em que o consumo é elevado.
A edição limitada será distribuída nas praias e ruas do Rio do Janeiro nos finais de semana que antecedem o carnaval, e no camarote Novex Rio Praia, na Sapucaí, na segunda-feira de carnaval, dia 12, quando ocorre o desfile da escola Mocidade Independente de Padre Miguel. Essa versão da lata não será comercializada em pontos de venda e foi produzida especialmente para o carnaval.
O caju
A Maguary foi a segunda empresa brasileira a produzir o suco de caju. Com 30 anos nesse segmento, hoje a empresa compra de 13 a 18 mil toneladas de frutos de caju por ano, sendo 75% da demanda atendida pelo Ceará, 10% pelo Rio Grande do Norte e 5% pelo Piauí. É a empresa que mais compra o fruto.
Os cajus são adquiridos de pequenos produtores rurais, o que gera um impacto direto no sustento de diversas famílias, ajuda a movimentar a economia da região e motiva a comunidade a ter seus próprios negócios de forma sustentável. Todos os produtores são orientados por um time de técnicos agrícolas da Maguary para que sigam as boas práticas da companhia, desde a produção das sementes ao desenvolvimento da produção.
Além de utilizar parte da carnuda da fruta para produção dos sucos da Maguary, a Britvic usa o caju para a produção de outros produtos de origem vegetal, como hambúrguer de fibra de caju. Da fruta também é extraído o aroma, utilizado em outras bebidas (de outras marcas, inclusive). Já a castanha do caju coletada segue para o setor alimentício e a casca da castanha vira combustível para o funcionamento das caldeiras de biomassa das fábricas. Desta forma, toda a matéria prima é utilizada, evitando descarte de resíduos e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Outra curiosidade é que a Maguary vende 545 toneladas do fruto no mercado externo. Em questões de faturamento, o caju corresponde a 13% da renda da empresa.
Mais informações sobre a Maguary no site: https://www.lojabritvic.com.br/maguary e no Instagram: @sucosmaguary. E sobre a embalagem em lata no site: www.ball.com e no Instagram: @vadelata que enfoca o movimento em prol da lata de alumínio.