Lançada recentemente em Portugal, a nova linha de vinhos de entrada da Menin Douro Estates chega em agosto ao Brasil
A Menin Douro Estates, vinícola portuguesa de alma brasileira, por iniciativa do empresário Rubens Menin, acaba de lançar uma linha de vinhos de entrada no mercado português. O lançamento coincide com a chegada do verão no hemisfério norte e reforça o compromisso da empresa com a autenticidade e o respeito ao legado da região, oferecendo vinhos que expressam a alma do Douro. Mas a boa notícia é que os três vinhos que compõe a linha também chegam em agosto às prateleiras brasileiras.
Conhecida por seus vinhos de excelência, os rótulos da Menin são produzidos em Gouvinhas, na região do Cima Corgo, no Douro. Esta é a primeira vez que a vinícola apresenta uma linha com uma proposta mais leve e acessível, com os rótulos Menin Rosé 2024 – o primeiro rosé da marca –, além do Menin Branco 2024 e Menin Tinto 2021.

O novo trio de entrada é assinado pelos enólogos Tiago Alves de Sousa, um dos nomes mais respeitados da enologia portuguesa, e Manuel Saldanha, enólogo residente da Menin Douro Estates. Todos os rótulos foram elaborados a partir de blends de uvas a fim de combinar frescor, leveza e sofisticação.
Entre os destaques do trio está o Menin Rosé 2024, uma estreia muito aguardada, com uma cor rosada delicada e luminosa. Um vinho produzido a partir de touriga nacional e tinta roriz de diferentes parcelas localizadas em terroirs que variam dos 350 aos 400 m de altitude com um acompanhamento rigoroso da maturação. O aroma sugere morango silvestre, framboesa e romã acompanhados por sutis notas florais. Na boca, surpreende pela elegância, acidez equilibrada e final mineral e refrescante.
Já o Menin Branco 2024 é fresco, versátil e elegante, elaborado com as castas rabigato e gouveio, da Quinta do Sol, selecionadas de terroirs em altitudes que variam entre os 400 e os 480 metros. De cor citrina, apresenta um aroma vibrante, com notas de lima, toranja, damasco e toques florais e herbáceos. Na boca, revela-se mineral, persistente e extremamente refrescante.
O Menin Tinto 2021, por sua vez, representa o equilíbrio e a expressão das uvas cultivadas no Douro. Com cor rubi média, revela um aroma complexo onde se destacam frutas vermelhas e delicadas notas de especiarias provenientes da parte do lote que estagiou em barrica. Um vinho jovem, elegante e estruturado, que acompanha com distinção qualquer ocasião.
“A chegada desses novos rótulos, mais leves e acessíveis, marca uma nova etapa para a Menin Douro Estates. É uma forma de levar o melhor das nossas vinhas para um público ainda mais amplo, em especial o mercado brasileiro, onde o clima quente e ensolarado durante grande parte do ano favorece o consumo de vinhos mais frescos e versáteis”
Fásia Braga, CEO da Menin Wine Company
Atualmente, o grupo Menin Douro Estates dispõe de 37 rótulos no seu portfólio, que podem ser adquiridos no site: https://mwc.wine/br/loja/menin/ e os vinhos Horta Osório, também do Grupo, produzidos na região do Baixo Corgo, em Santa Marta de Penaguião, podem ser adquiridos no site: https://mwc.wine/br/loja/ho/. Mais informações no site: https://mwc.wine/ e nos Instagram: @meninwine.company @menindouroestates @ho.dourowines
![]() |