A Tanqueray está lançando no Brasil o Gin Rangpur, sua versão com adição de limão cravo
A Diageo, que importa a família dos gins Tanqueray, está lançando no Brasil o Tanqueray Gin Rangpur. Trata-se de uma versão do famoso Tanqueray com forte adição de Rangpur, conhecido aqui como “limão cravo”, um híbrido de limão e tangerina.
O nome da fruta originalmente vem da cidade de Rangpur, no extremo norte de Bangladesh, que foi por muitos anos parte do território indiano do Império Britânico. “Rang-poo-r” em bengali significa “cheio de cor”.
A utilização do limão cravo na destilação adiciona ao Tanqueray Gin Rangpur um sabor forte, ácido e de aroma bem acentuado, característicos da fruta. Na verdade ele leva os quatro botânicos originais do Tanqueray padrão: raiz de angélica, coentro, bagas de zimbro e alcaçuz. Além disso, outros três botânicos são adicionados durante o processo final de destilação: folha de louro, gengibre e cravo. A combinação faz dele um gin com muita personalidade.
Apesar dos seus 41,3% de teor, ele é extremamente agradável no básico gin-tônica com uma rodela de limão, uma folhinha de hortelã (se tiver) e finalizado com um twist de laranja, lima, tangerina ou limão… Voilà!!
Como editor do Portal Mesa de Bar, conheci o Rangpur no último evento da marca, o Charles Tanquery Festival, em outubro passado, e fiquei impressionado com a bebida. Provei o GT Rangpur Citrus, um gin-tônica com xarope de mix cítricos, capim santo e folha de louro. Sensacional!
No paladar, ele se revela suave, leve, cítrico, refrescante e ligeiramente adocicado. Agrada bastante iniciantes no gin ou para aqueles que gostam de um sabor cítrico mais presente. Por outro lado, funciona muito bem em drinks cítricos clássicos e em martinis. Tente fazer um Gimlet, um Tom Collins ou um French 75, que certamente ficarão deliciosos.
Vale experimentá-lo também como coadjuvante em outros drinks, porém, por conta de seu forte perfil cítrico, não é aconselhável exagerar no limão para evitar sobrepujar totalmente o zimbro ou o perfil das demais bebidas e ingredientes do coquetel. E, finalmente, o Tanqueray Rangpur pode muito bem ser servido apenas com refrigerante de limão e gelo. Simples assim…
O Tanqueray Rangpur não é uma novidade no mercado, pois foi lançado na Europa em 2006 e já ganhou muitos prêmios por seu interessante perfil de sabor cítrico, como o World Spirits Awards em 2007. Mas a Diageo resolveu lançá-lo aqui acompanhando a forte tendência por destilados saborizados, principalmente de gins, que está invadindo as prateleiras. Inclusive, ele se junta à família Tanqueray que tem o tradicional London Dry, o excelente Tanqueray N° 10 e o também saborizado Tanqueray Sevilla. Este último fica para o próximo review.
O Tanqueray Rangpur está disponível em garrafas de 700ml no site The Bar (https://www.thebar.com.br), nas principais redes de varejo e e-commerces ao preço sugerido de R$ 174,90