Monin inaugura fábrica no Brasil fortalecendo sua presença local e inicia novo capítulo de expansão na América Latina
A Monin, multinacional francesa com mais de 100 anos de história e referência global em xaropes para gastronomia e coquetelaria, inaugura oficialmente sua primeira fábrica no Brasil, localizada na cidade de Itu (SP). Com um investimento de R$ 400 milhões, 100% autofinanciado, a nova unidade simboliza um marco estratégico na expansão da empresa na América Latina – e um gesto simbólico de enraizamento no país.
Instalada em um terreno de 132 mil m², com 28 mil m² de edificações na primeira fase, a fábrica é a sétima unidade global da Monin e foi concebida para abastecer o mercado brasileiro e latino-americano, com produção local de cerca de 100 itens do portfólio global já no primeiro ano. Em menos de seis meses, mais de 1 milhão de garrafas foram produzidas no Brasil.




“’Produzir localmente acelera nossa capacidade de criar, adaptar e entregar. Estamos mais próximos dos bartenders, baristas, chefs, produtores e consumidores – e isso nos conecta à criatividade viva que emana do Brasil”
Alexandre Boyer, diretor geral da Monin Brasil
Além da inovação e da expansão comercial, a nova sede da Monin se destaca por seu projeto arquitetônico e paisagístico, pensado como uma expressão física da cultura da marca: um espaço onde convivem técnica e sensibilidade, escala e artesanato. Esse espírito está simbolizado no mural monumental do artista Guilherme Kramer, o maior já feito em sua carreira, que cobre a fachada principal e evoca a reconciliação entre tradição e futuro.
Sustentabilidade e impacto positivo
A fábrica foi projetada com foco em eficiência hídrica e energética, com reaproveitamento de resíduos e preservação de 30 mil m² de área verde. A operação já gera mais de 200 empregos diretos e 500 indiretos e, em breve, será sede de iniciativas de responsabilidade social em temas como educação, agrofloresta, regeneração de terras e valorização da cultura local. Cerca de 95% dos insumos utilizados são adquiridos no Brasil, fortalecendo cadeias produtivas locais, desde embalagens até frutas e ingredientes.
“’Este projeto mostra que é possível crescer no mundo mantendo o espírito familiar. No Brasil, encontramos talento, biodiversidade e criatividade que enriquecem a Monin. Hoje, podemos dizer que a Monin se tornou brasileira”
Olivier Monin, CEO e neto do fundador




Perspectivas de mercado
Presente no Brasil desde 2015 e já atuando em mais de 40 mil bares, cafeterias e restaurantes, a Monin agora amplia sua presença no varejo e aposta no crescimento de novas categorias, como os mocktails (drinks sem álcool). Segundo a IWSR, esse segmento cresce 7% ao ano no mundo e vem ganhando força entre consumidores brasileiros.
Globalmente, o setor de xaropes e soluções aromáticas movimentou US$ 27,5 bilhões em 2024 e deve superar US$ 41,4 bilhões até 2032, com crescimento anual médio de 5,25%, de acordo com a consultoria Data Bridge.
A nova fábrica reforça o compromisso da Monin com a inovação, a diversidade sensorial e o respeito ao território — princípios que norteiam não apenas sua expansão global, mas também sua profunda integração com o Brasil.
Sobre a Monin
Fundada em 1912 em Bourges, na França, por Georges Monin, a Monin se tornou referência global em soluções aromáticas para bebidas artesanais e aplicações culinárias. Especialista na produção de xaropes, a marca é reconhecida no mundo inteiro pelo preparo de drinks alcoólicos e não alcoólicos de alta qualidade. Hoje, três gerações depois, a Monin está presente em 160 países, com seis unidades de produção espalhadas pelo globo e uma extensa coleção de sabores únicos que inspiram criatividade em bartenders, baristas e chefs.
No Brasil desde 2015, a Monin apoia ativamente bares, restaurantes e especialistas em mixologia. Em 2025, a marca dá mais um passo importante em sua história no país com a inauguração desta sua primeira fábrica em Itu (SP). Mais informações no site: www.monin.com.br e no Instagram: @moninbrasil
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