O Kahlúa, licor de café à base de rum, aposta na paixão do brasileiro pela bebida para incrementar o seu uso na coquetelaria.
Nascido na cidade de Vera Cruz, no México, em 1936, o Kahlúa é o licor de café mais vendido do mundo. Ele passa por um cuidadoso processo de produção. Os grãos de café do tipo Arábica especial são colhidos, vão para secagem, descansam e seguem para a destilação. O café é torrado e fica em infusão com o rum e favas de baunilha por quatro semanas antes de ser filtrado e engarrafado.
A palavra Kahlúa tem origem árabe e é uma gíria para café. Com um aroma marcante de grãos agridoces e sabor único de café e castanhas torradas, com 20º de teor alcoólico, o licor Kahlúa é uma bebida versátil. Ele pode ser bebido puro, com gelo, participar da elaboração de diversos drinks clássicos, como Espresso Martini, White Russian e Mind Eraser, ou como ingrediente de novas experiências.
Desde 2019, quando chegou oficialmente ao Brasil pela Brand Factory, da Pernod Ricard, a marca investe em ações e campanhas para conquistar os consumidores do segundo maior mercado cafeeiro do mundo.
“O consumidor brasileiro se interessa cada vez mais por métodos de preparos, tipos de café e por receitas diferentes. Queremos incentivar a experimentação de novas alternativas do café em drinks clássicos e outras possibilidades de consumo”
Camilla Junqueira, diretora da Brand Factory
O Kahlúa participou de três importantes eventos do segmento cafeeiro no ano passado em formato virtual: a Rio Coffee Nation, o Global Coffee Fest, em que a marca lançou um desafio internacional chamado Beyond Espresso Martini para criar o “sucessor” do Espresso Martini (drink clássico com o licor de café e vodka), e foi um dos patrocinadores premium da Semana Internacional do Café, o principal evento nacional do setor e um dos cinco maiores do mundo em novembro último.
Outra ação da marca em outubro passado foi a Espresso Martini Week, em parceria com a vodka Absolut, em que bares e restaurantes selecionados de São Paulo e Curitiba tiveram descontos especiais para esse drink, além de promoções no varejo virtual próprio e de parceiros.
Que tal um Espresso Martini?
Ficou curioso? O Portal Mesa de Bar te dá a receita desse drink. O Espresso Martini foi criado em Londres, nos anos 1980, quando uma modelo internacional (diz a lenda ter sido Kate Moss ou Naomi Campbell) pediu ao bartender um drink que a “acordasse”. Confira:
Mais informações sobre o licor de café Kahluá você encontra no site https://www.kahlua.com/ ou no Instagram @kahlua_br onde, inclusive, há conteúdos inéditos e didáticos sobre como unir café e coquetelaria.
O licor de café Kahluá pode ser encontrado em empórios e supermercados e no e-commerce https://www.drinksandclubs.com.br/licor-creme-de-cafe-kahlua/pt.