A Fabenne, startup de vinho em caixa, chega a 10 mil lares atingindo mais de 800 mil taças degustadas e 315% de crescimento no faturamento

A Fabenne , primeira startup de vinhos do Brasil, comemora o aumento de 315% do consumo de seus vinhos em caixa. As embalagens bag-in-box trazem uma camada resinada própria para a bebida, junto a um dispenser hermético que impede a entrada de ar quando se serve, evitando a oxidação. Assim, elas oferecem ao consumidor a possibilidade de consumir um vinho em taças por até 30 dias após aberto, sem que ele perca a qualidade. Permitem também a compra de uma maior capacidade (3 litros) e após o uso as embalagens são recicláveis, um perfil muito mais econômico do que as garrafas tradicionais.

As embalagens bag-in-box são amplamente utilizadas em países em que o mercado é mais maduro, como EUA, França e Austrália. Mas tudo leva a crer que a quarentena incentivou os amantes do vinho a abastecerem mais suas adegas e, consequentemente, optarem por este tipo de embalagem.

Segundo levantamento recente realizado pela Ideal Consulting, empresa especializada em bebidas, o consumo de vinho em 2020 chegou a alcançar crescimento de 72% em relação a 2019, atingindo um patamar histórico de 2,7 litros por pessoa. Inclusive, novos consumidores passaram a consumir vinho de forma mais regular.

“Desde o seu lançamento, em 2017, as embalagens bag-in-box da Fabenne vem conquistando maior espaço e as mudanças de hábitos que quarentena trouxe impactaram em resultados expressivos: 40 mil bags vendidas, que se traduzem em 800 mil taças, ou seja, o dobro do resultado obtido pela marca em 2019”
Adriano Santucci, sócio da Fabenne

Os acessos no site da empresa cresceram três vezes, alcançando aproximadamente três mil visitantes diários. Ganhando escala e presente em mais de 10 mil lares, a empresa atingiu um faturamento de R$ 4 milhões em 2020. O salto corresponde a um crescimento de 315%. Para 2021, os planos da Fabenne são ainda mais ambiciosos e buscam um crescimento de 500% para atingir um faturamento de R$ 16 milhões.

A startup conta hoje com quatro varietais fixos em seu portfólio, com opções no Cabernet Sauvignon e Cabernet Sauvignon Seleção Especial (tintos), Moscato Giallo (branco) e Rosé. Elaborados em parceria com a cooperativa Vinícola São João, de Farroupilha, na Serra Gaúcha.

As bebidas da Fabenne estão disponíveis para compras individuais ou em kits montados pelo próprio consumidor, no e-commerce da marca (fabenne.com) e também na Amazon (https://www.amazon.com.br/).