A Margarita, o famoso drink à base de tequila, está em alta neste verão
A Margarita, o drink mais icônico mexicano à base de tequila, tem se mostrado uma excelente opção para este final de verão. O aumento da procura do drink tem suas razões. A clássica combinação do destilado com licor de laranja e um pouco de suco de limão, com uma crosta de sal na borda da taça, é perfeita para refrescar e acompanhar bons momentos em casa.
Considerada a primeira bebida alcoólica comercializada na América do Norte, a tequila ganhou o mundo a partir da popularização da Margarita. Então, o Portal Mesa de Bar e a tequila Jose Cuervo separaram para você três fatos curiosos sobre este que é um dos mais célebres drinks de todos os tempos!
Dicas
1 – A tequila Jose Cuervo talvez se confunda com a história da bebida. A marca criou o destilado em 1795, um feito de Don Jose Antonio de Cuervo, que há mais de 200 anos adquiriu do Rei da Espanha terras enriquecidas pela lava do vulcão de Tequila, localizadas no estado de Jalisco, no México. Seu intuito era cultivar a sagrada planta indígena – o Agave Azul – naquelas terras ricas em minerais vulcânicos e criar uma bebida única no mundo: a tequila José Cuervo. Até hoje, na mesma destilaria, a 10ª geração da família Cuervo continua produzindo sua surpreendente família de tequilas.
2 – A Margarita não tem uma certidão de nascimento precisa. Existem diferentes versões sobre onde, como e quando o drink foi criado. Por isso não é possível creditar a invenção da Margarita a uma pessoa específica em uma data exata – apesar de a maioria das histórias apontarem o nascimento do coquetel nos anos 40.
Uma das versões mais difundidas da criação da Margarita envolve a grande diva de Hollywood, Rita Hayworth. Diz a lenda que o bartender Danny Negrete teria sido o criador do drink inspirado nela. Rita Hayworth, na verdade, nasceu com o nome de Margarita Carmem Cansino, em Nova York, filha de dançarinos flamencos ciganos espanhóis. Daí a homenagem…
3 – É possível facilmente enquadrar a Magarita na categoria de coquetéis clássicos. Ela faz uma combinação perfeita entre as propriedades deste incrível destilado feito de agave, com o ácido do limão e o doce do licor de laranja. Um drink que remonta a um estilo de coquetel da era vitoriana.
Se você sentiu vontade de apreciar uma bela Margarita, é possível comprar os ingredientes em separado e exercer seus dotes de bartender. Ou adquirir uma garrafa de Margarita Mix, que já oferece os ingredientes base combinados necessários para o preparo do drink. Daí não tem erro: é só combinar 150 ml do produto com 50 ml de tequila e misturar em uma coqueteleira com gelo. Salud!