A Concha Y Toro sugere como celebração do Chardonnay Day, neste 27 de maio, rótulos excepcionais desta uva, inclusive um em menu do restaurante japonês Aizomê
Hoje, 27 de maio, se celebra o Chardonnay Day. Originária da Borgonha, mas com presença expressiva no Chile, esta uva é extremamente apreciada por dar origem a vinhos elegantes, leves e saborosos. A Viña Concha Y Toro preparou uma série de homenagens que incluem sugestões de rótulos e uma parceria de um deles com o restaurante paulistano Aizomê.
A vinícola lançou recentemente a coleção The Cellar Collection e uma de suas estrelas é o vinho Amelia, 100% produzido com esta cepa emblemática. Desde a safra 2018, Marcelo Papa, enólogo-chefe e diretor técnico da vinícola, mudou a história do rótulo ao transferir sua origem para o Vale do Limarí, um terroir localizado na região de Coquimbo, cerca de 420 km ao norte de Santiago, muito próximo do Oceano Pacífico e do Deserto do Atacama. O clima e o solo da região fazem deste terroir um lugar único para a produção do Chardonnay.
“O Vale do Limarí é verdadeiramente único. Depois de descobrir seu potencial e como este lugar molda os vinhos, decidimos que era sem dúvida a melhor origem para o Amelia. Com este Chardonnay procuro expressar o máximo potencial do Quebrada Seca, ou seja, vinhos com austeridade de fruta e salinidade própria de seus solos e que tenham um importante potencial de guarda. Ou seja, que possam competir com os melhores vinhos do mundo”
Marcelo Papa, enólogo-chefe e diretor técnico da Viña Concha Y Toro
Este premiado Chardonnay, recebeu 97 pontos do famoso critico Tim Atkin e o título de Melhor Branco e Melhor Chardonnay do Chile pelo guia Descorchados. Harmoniza bem com receitas como atum selado com gergelim, bisque de lagosta, vieiras gratinadas, paella de frutos do mar, assim como codorna, creme de milho ou de abóbora, raviólis recheados com salmão e massas com molhos levemente cremosos.
Marques de Casa Concha & restaurante Aizomê
A segunda sugestão de rótulo envolve o Marques de Casa Concha Chardonnay, safra 2017, em uma parceria com o restaurante Aizomê, da Chef Telma Shiraishi, com unidades no Jardins e Japan House em São Paulo.
Telma está à frente da cozinha do Consulado do Japão, em São Paulo, e é Embaixadora para Difusão da Cultura e Culinária Japonesa, título concedido pelo governo japonês. Ela é a primeira profissional brasileira e uma das raras mulheres no mundo a receber a honraria. Sob seu comando, o Aizomê foi eleito, por três anos consecutivos, o melhor restaurante japonês pelo jornal Folha de S. Paulo e a própria Telma escolhida como chef do ano de 2019 pelo mesmo júri, sendo a primeira mulher da história do veículo a carregar o título.
Telma preparou um menu que revela a perfeita combinação entre a alta gastronomia japonesa harmonizada com o vinho, que fica disponível apenas no delivery da casa, de 27 de maio até o dia 05 de junho.
Fotos Leo Martins
O prato traz sashimis e sushis Moriawase (em porção generosa), um Black Cod grelhado (peixe de águas geladas do pacífico) acompanhado de cogumelos, um Magret defumado em cerejeira japonesa com vegetais da estação, e, para adoçar, a clássica Choux Cream.
Já o Marques de Casa Concha Chardonnay é sedoso e rico em notas minerais, um vinho complexo, elegante e vibrante, que proporciona sabores de pera branca e notas de avelãs torradas. Profundamente concentrado, com uma textura sedosa e camadas de pera e figo maduro, final longo e vibrante, harmoniza bem com Mariscos e peixes em molhos com manteiga, queijo ou creme.
Desde sua criação, Marques de Casa Concha tem sido amplamente reconhecido pela imprensa internacional e conquistado menções por 5 vezes na lista dos 100 melhores vinhos do mundo pela Wine Spectator. Um vinho que representa a diversidade de terroirs do Chile e o espírito inovador da marca, somando-se à habilidade de dar aos vinhos personalidade e sentido de origem, é o que move o enólogo Marcelo Papa a criar rótulos excepcionais, e o que faz dele um dos profissionais mais reconhecidos e respeitados do Chile.
O Amelia Chardonnay pode ser adquirido ao preço sugerido de R$ 399,90 na www.encontrevinhos.com.br. Mais informações no www.conchaytoro.com. Já o menu Chardonnay Day, do restaurante Aizomê, custa R$ 365. Os pedidos podem ser feitos pelo site www.aizome.com.br/delivery, whatsapp (11) 97247-3862 ou telefone (11) 2222-1176.