A Zim Destilaria inova o mercado de destilados com o lançamento do gin em sachê
A JR Destilados, dona da Zim Destilaria, pioneira no mercado de destilados com o gin colorido, inova novamente com o lançamento do gin em sachê de 50 ml. Criada em 2019, em Sacramento (MG), a destilaria tem em seu DNA inovação e tecnologia para a produção de gin e aposta nesse formato inédito para abrir um novo nicho no segmento de bebidas premium. O formato permite a dose certa para a elaboração prática de drinks e se mostrou ainda uma ótima alternativa para evitar o desperdício no balcão.
“Esse lançamento é uma disruptura da maneira como as bebidas quentes são comercializadas no mundo, que será benéfica tanto para o consumidor final quanto para os estabelecimentos como bares e restaurantes”
Rafael Guimarães, sócio da JR Destilados detentora da marca Zim
A ideia de lançar uma versão em sachê surgiu de uma demanda de um vendedor, que precisava de amostras para oferecer a compradores. Como a confecção de uma garrafa miniatura tinha um custo elevado, o desafio foi pensar no desenvolvimento do produto. Os sócios Rafael Guimarães e Juliana Oliveira definiram que o melhor caminho seria a versão em sachês.
“Nós já tínhamos recebido muitos feedbacks de clientes que tinham ciúmes de suas garrafas e que ficavam pesarosos quando levavam a garrafa para alguma festa e não conseguiam levá-la de volta para casa. Quando o vendedor chegou com uma questão parecida, percebemos que o desafio era a produção de amostras em alta escala, enxergamos ali uma oportunidade de negócio”
Juliana Oliveira, sócia da JR Destilados detentora da marca Zim
Segundo Rafael, foram realizados diversos testes e pesquisas de mercado. Os primeiros testes se mostraram bem promissores e depois de pequenos ajustes, foi possível chegar ao produto final.
“Na primeira testagem de mercado, apenas compradores de empórios e lojas de conveniência foram procurados. A aceitação foi instantânea e nichos que até então não haviam sido levantados pela empresa se tornaram compradores em potencial”
Rafael Guimarães, sócio da JR Destilados detentora da marca Zim
O gin em sachê mostrou aceitação não só para o consumidor final e para o trabalho dos vendedores, como também para bares e similares.
“Um dos nossos clientes passou nosso contato para uma empresa que tem uma rede de bares e restaurantes em Minas Gerais. Não imaginávamos que esse setor seria um consumidor desse novo produto, até o diretor de compras nos explicar que hoje o grande gargalo dos bares é a dosagem das bebidas destiladas. Ele nos disse que uma garrafa deveria ser suficiente para produzir 15 drinks, mas que geralmente a perda é de dois drinks por garrafa, o que representa um grande prejuízo ao empresário
Rafael Guimarães, sócio da JR Destilados detentora da marca Zim
O gin em sachê está disponível em três versões: o Zim Magic Fusion e o Zim Rubi Red, que são os produtos mais vendidos da marca, e o HAV, nova marca da empresa, com preços mais competitivos. As embalagens são de 50 ml, a dose certa para o preparo do drink, que pode ser consumido com água tônica, outras bebidas destiladas ou frutas.
Sobre a ZIM Destilaria
A história da Zim Destilaria começou com uma samambaia, apelidada carinhosamente de “Tesouro”. Ela ficava sobre um equipamento de cobre, com suas ramas formosas, e era o “xodó da casa” do tio-avô de Rafael Guimarães.
Mal sabiam que esse equipamento velho, cheio de amassados era, na verdade, peça de um antigo alambique. Com o passar dos anos, o tio avô cumpriu sua missão e o “Tesouro” ganhou um novo lar, deixando a peça de alambique para trás. Um dia, ela foi aberta e revelou em um bloco de anotações úmido, rasgado e judiado pelo tempo um segredo: parte de uma receita de Geniévre que por anos ficou ali escondida.
Rafael descobriu a que Geniévre se tratava de uma bebida holandesa do século XVII que deu origem ao gin. Coincidentemente, foi em uma roda de amigos, regada a gin, que esta história ganhou um novo capítulo. Rafael e Juliana decidiram tentar remontar o quebra-cabeça e produzir seu próprio gin. Após anos de cursos, estudos e pesquisas, eles criaram a ZIM Destilaria transformando aquela receita que estava escrita na folha de papel surrada em uma linha completa de gins, com a versão colorida pioneira assumindo o posto de carro-chefe da marca.
Com o lançamento do gin em sachê, a Zim Destilaria se prepara para um novo capítulo da sua história, desbravando um mercado exigente e acostumado com os melhores rótulos de gins disponíveis no mercado. O tio-avô e a “Tesouro”, onde quer que estejam, certamente estão orgulhosos dos rumos dessa história.
É possível encontrar os produtos da destilaria nos principais empórios e lojas de conveniência dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais ou no e-commerce da marca (https://zimdestilaria.com.br). O preço sugerido é de R$ 7 a R$ 11 por sachê.