A Cachaçaria Nacional é a maior loja online de cachaças do mundo e quer encerrar o ano com crescimento de 70% e faturamento de oito milhões
Fundada em 2010 pelos empreendedores Rafael Araújo e Marcos Paolinelli, a Cachaçaria Nacional é a maior loja online de cachaças do mundo. Oferece mais de 2.000 rótulos de cachaças artesanais de alambiques dos principais produtores do Brasil, além de acessórios para degustação, barris/dornas, linha gourmet, entre outros, e quer encerrar o ano com crescimento de 70% e faturamento de oito milhões de Reais.
De acordo com uma pesquisa feita pelo E-commerce Brasil, somente no primeiro semestre de 2021, o varejo online faturou R$ 53,4 bilhões em vendas. Desde o ano passado, por conta da pandemia, muitos setores tiveram de se adaptar e migrar para o e-commerce, como é o caso do setor de bebidas. Por conta das restrições impostas durante esse período, os bares e restaurantes tiveram queda nas vendas, e as marcas de bebidas, que até então nunca tinham tido qualquer tipo de experiência com lojas virtuais, se viram obrigadas a se adaptarem ao comércio online.
“A cachaça é uma bebida bastante tradicional, que é vendida em mercados e lojas especializadas e por isso muitos produtores nunca tinham pensado na possibilidade de vende-las pela internet, seja por falta de conhecimento ou por receio. Foi então que eu pensei na ideia de criar um e-commerce confiável, onde as pessoas poderiam encontrar diferentes tipos da bebida e os produtores poderiam expor os seus produtos de forma segura. Em 2019, nosso faturamento foi de 4.860 milhões, e em 2020, 9.331 milhões, ou seja, quase dobramos o nosso faturamento“
Rafael Araújo, criador da Cachaçaria Nacional
O e-commerce logo alcançou um sucesso e o número de novos clientes registrou crescimento de 144% em 2020. Em 2019, foram 1.166.254 usuários únicos na loja virtual, e em 2020, 2.509.216. Já o número total de garrafas vendidas no ano de 2019 foi de 66.546, e no ano de 2020, 125.627. Outra novidade é que no ano passado, o número de clientes mulheres aumentou 190%.
“A cachaça está perdendo aquela conotação antiga de bebida forte ou de qualidade questionável e que é apenas para homens. As pessoas estão entendendo que bebida boa é aquela produzida com qualidade, independentemente se for champagne ou aguardente“
Rafael Araújo, criador da Cachaçaria Nacional
Rafael Araújo Cachaça Do Chefe Extra Premium
O aumento no consumo de cachaça não fica restrito apenas ao Brasil. Em 2020, o site da loja foi acessado por 152 países, sendo que desses, 44 compraram na Cachaçaria Nacional. A cachaça mais vendida no ano passado foi a Cachaça Do Chefe Extra Premium, produzida no Alambique do Engenho da Cana, em Ouro Branco, Minas Gerais. A bebida é bem complexa e possui nuances de castanhas, café e notas de especiarias. Mesmo com a vacinação em andamento e flexibilização das restrições, a expectativa é que a loja continue crescendo e encerre este ano com faturamento de oito milhões e 70% de crescimento em comparação ao ano de 2020.
“A tendência de comprar bebidas pela internet veio para ficar, e, mesmo que a pandemia esteja mais controlada, acredito que o consumidor vai continuar comprando pelo e-commerce, pois percebeu que é mais cômodo, onde ele consegue comparar os preços com mais facilidade sem precisar sair de casa“
Rafael Araújo, criador da Cachaçaria Nacional
Mais informações em https://www.cachacarianacional.com.br/